Dificuldade e falta de transparência no processo de adoção de cães, altos custos e comunicação restrita.

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Reclamar dessa empresa

Embu - SP

08/02/2026 às 09:43

ID: 240108481

Vi uma reclamação dessa empresa, e achei que o reclamante foi bem explícito ao citar valores e dificuldades para adotar cães, uma vez que aparentemente é feito para pessoas que podem arcar com custos altos, e não somente para quem tem interesse em adotar um pet para amar e cuidar. Me senti atraída por uma reportagem no Google falando de alguns cães anteriormente usados como matriz, e me encantei com uma maltês, que tem exatamente a aparência da minha cachorrinha (adotei como poodle, mas pode não ser), mesmo tamanho, cor etc, e até gostaria de ter adotado para fazer companhia para a minha. Mas pelo jeito é tudo dificultado, a pessoa tem que ir até o local, e eu moro distante, apesar de ser na grande São Paulo.. não tenho condução própria, mas isso não impediria de adotar outro pet e ter cuidado com ele. O problema maior foi a falta de comunicação, essa pessoa que reclamou também reparou isso, eu quis deixar mensagem no Instagram, mas primeiramente tenho que seguir o perfil para aí eles me seguirem e depois poder trocar mensagens. Ou seja falta transparência mesmo e é posto dificuldade ao querer se comunicar. Assim se alguma vez eu tive interesse em adotar um cachorro da instituição, essa oportunidade é perdida, porque uma pessoa como eu não tenho alcance imediato a alguém que me possa atender. E depois, se os custos são tão altos assim..por que não deixam o próprio adotante procurar o seu veterinário de confiança e provar que todo o procedimento foi feito? Errado fazer o adotante pagar o que a instituição pede, sendo que há vários meios de se fazer isso de maneira bem mais branda.. senão o que realmente acaba parecendo é um tipo de venda dos animais e não de caso de adoção. Arcar com os custos é uma coisa, mas impor onde ou como fazer é outra. Adotar é ser voluntário, e poder arcar à sua maneira. Não são flexíveis, já vi. Por estar localizado em lugar mais nobre, é para ricos e não somente para pessoas que tem vontade de ajudar os animais. Decepção total.

Compartilhe

Resposta da empresa

09/02/2026 às 16:29

Olá Celina, agradecemos por compartilhar sua percepção e entendemos a frustração relatada.

A Adote Vi.Ca reconhece que o processo de adoção envolve expectativa, planejamento e, acima de tudo, o desejo genuíno de oferecer um lar com cuidado e responsabilidade. Por isso, relatos como o seu são importantes para avaliarmos continuamente nossa comunicação e a experiência de quem busca adotar.

A Adote Vi.Ca não é uma ONG e não comercializa animais. Atuamos como empresa privada que conecta cães resgatados por ONGs e protetores parceiros a lares responsáveis, oferecendo estrutura clínica, acompanhamento veterinário e suporte administrativo, com foco na segurança sanitária, no bem-estar animal e na responsabilidade jurídica do processo.

As taxas cobradas estão relacionadas aos custos veterinários e operacionais exames, vacinas, microchipagem, manejo clínico, castração e manutenção da estrutura física e não à venda do animal. Ainda assim, compreendemos que a forma como essas informações chegam ao público precisa ser mais clara desde o primeiro contato, especialmente nos canais digitais. Esse é um ponto legítimo do seu relato e está sendo considerado internamente.

Em relação à comunicação, informamos que nossos canais oficiais (Instagram, telefone, WhatsApp e e-mail) seguem políticas de atendimento e moderação, mas reconhecemos que dificuldades de contato podem gerar frustração, principalmente para pessoas que residem mais distantes ou dependem exclusivamente de atendimento remoto. Esse feedback é importante para aprimorarmos nossos fluxos de atendimento.

Sobre a castração, esclarecemos que ela faz parte do protocolo sanitário e de controle populacional adotado pela instituição, sendo realizada dentro da nossa estrutura para garantir padronização clínica, rastreabilidade e cumprimento contratual. Entendemos, porém, que a percepção de falta de flexibilidade pode gerar desconforto, e seu apontamento contribui para reflexões internas sobre comunicação e expectativas do adotante.

Reafirmamos que o propósito da Adote Vi.Ca é atuar com ética, responsabilidade e bem-estar animal, e que a adoção responsável deve ser acessível, transparente e respeitosa com diferentes realidades.

Agradecemos novamente pelo relato e permanecemos à disposição para esclarecimentos adicionais pelos canais oficiais.

Equipe Adote Vi.Ca

Consideração final do consumidor

26/02/2026 às 18:06

Já tinha visto outras reclamações e fui conferir realmente como trabalham. Existe mesmo uma dificuldade para quem quer adotar algum animal. No caso, até me interessei por uma cachorrinha que vi pelas fotos, mas percebi ser impossível de adotar. Uma pena.

O problema foi resolvido?

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

6