Empresa não responde contatos e permite conta ser usada para possíveis ilícitos

Netshoes
Recife - PE
20/01/2022 às 14:37

A empresa Netshoes não oferece em seu site uma forma de contato direto, seja telefone, formulário de contato ou e-mail (ou, se oferece, essa informação encontra-se oculta/em localização não óbvia). Portanto, no dia 19/12/2021 precisei entrar em contato com a loja e tive que fazê-lo através do Facebook, e até o momento não obtive resposta. Naquele momento escrevi o seguinte:

"Recebi hoje, em meu e-mail, nota fiscal eletrônica relativa a uma compra na Netshoes que nunca realizei. Observei a nota fiscal e vi que ela utilizava um CPF que não é o meu. Entrei no site da Netshoes, com minha conta, e vi que o CPF da nota fiscal, que não é meu, estava registrado na minha conta e que nela havia ainda diversas outras movimentações que não fiz.
Acredito que a conta esteja comprometida e que há algum tempo está sendo utilizada para auxiliar o cometimento de ilícitos.
Troquei a senha da conta, mas desejo ir além, gostaria de solicitar a completa exclusão dessa conta, para prevenir usos indevidos futuros, mas não encontro essa opção no site, por isso estou entrando em contato através deste canal."

Hoje recebi um outro email, referente a um pedido outro pedido, com emissão de nota fiscal, que também nada tem a ver comigo. Isso me alertou para o fato de que minha conta continua ativa na Netshoes e continua sendo utilizada (possivelmente) para o cometimento de ilícitos. A Netshoes não apenas não me respondeu sobre meu questionamento, como manteve a conta ativa, possivelmente facilitando a ação de [Editado pelo Reclame Aqui]s.

Após ter meu contato ignorado pelas redes sociais da empresa e não encontrar forma de contato, recorro a este meio como forma da empresa assumir sua responsabilidade perante a mim, como consumidor, respeitando a LGPD e excluir minha conta.

Solicito que a empresa siga os princípios da boa fé nas relações de consumo e os princípios da LGPD e exclua minha conta e minhas informações de seus registros e bancos de dados, para, entre outras coisas, que minha conta, endereço de e-mail e dados não sejam mais atrelados a ações de outrem.

08/02/2022 às 14:16

Olá, Nilson!

Me chamo João e fiquei responsável pelo seu caso.

Conforme informei no e-mail, devido a essa possível invasão de cadastro segui atendendo sua solicitação de exclusão do mesmo e todo os seus dados serão apagados no sistema em até 30 dias, ok?

Enfim espero ter ajudado e lhe atendido bem.

Ah, a avaliação que você faz na publicação, é referente o meu atendimento individual, ou seja, impacta diretamente no meu desempenho. Espero ter atendido suas expectativas. E que eu possa contar com sua nota 10 ❤

Um abraço!
João Paulo

15/02/2022 às 00:24

Até o momento a situação não foi resolvida.
A empresa prometeu a exclusão da conta, mas isso ainda não aconteceu. A empresa tomou a decisão paliativa de modificar o e-mail vinculado a mim na conta, mas a conta em si ainda existe (bem como seu histórico de compras possivelmente suspeito) e ainda está vinculada ao meu telefone, ao meu endereço antigo e à minha data de aniversário. Aparentemente a solução da Netshoes foi apenas trocar o e-mail e informar que a conta seria excluída sem realmente efetuar tal ação. Continuo aguardando para que a ação correta e definitiva, a de exclusão da conta, seja tomada.

23/02/2022 às 13:30

Já completamos um mês desde minha reclamação original, que solicita algo extremamente simples: que minha conta, que foi vinculada ao CPF de terceiros e tem usos que eu não reconheço, seja excluída permanentemente. Também já faz mais de dois meses que fiz esta simples solicitação diretamente ao atendimento da empresa e fui ignorado.
A situação continua sem solução.

06/03/2022 às 12:04

Total descaso da Netshoes para a resolução desta questão. A promessa de exclusão da conta não foi cumprida. Minha solicitação original completou 45 dias, minha última réplica foi há mais de 10 dias e estamos quase completando um mês desde o último contato da empresa. Atentem, inclusive, ao fato do atendente fazer certa chantagem emocional quando solicita que a avaliação seja 10 para não prejudicá-lo pessoalmente, no que parece uma tática para inflar artificialmente a pontuação que a empresa realmente merece. Destaco que a questão é de mera exclusão de uma conta e seus dados - uma solicitação simples que, inclusive, é protegida pela lei brasileira.

Está com problemas com Netshoes?