Cobrança Indevida e Descumprimento de Acordo na Venda de Veículo Honda

Reclamação não respondida

Não respondida

Reclamar dessa empresa

Boa Vista - RR

04/02/2026 às 17:54

ID: 239791245

Relato de descumprimento de acordo comercial e cobrança indevida Honda Boa Vista

Venho por meio deste registrar minha insatisfação e indignação com a conduta adotada pela concessionária Honda Boa Vista após a conclusão da venda de um veículo adquirido por minha empresa.

Durante a negociação, foi-me oferecido como cortesia o serviço de insulfilm, o qual recusei, optando em comum acordo com o gerente da concessionária pelo emplacamento gratuito do veículo. Tal condição foi acertada verbalmente entre as partes, sem qualquer ressalva, ônus adicional ou condicionante futura.

Fui informado, ainda, que o veículo poderia levar até 60 dias para chegar, sendo o mesmo faturado em 18 de dezembro de 2025. O carro chegou à concessionária em janeiro de 2026, e realizei a retirada no dia 16 de janeiro de 2026, já devidamente emplacado, exatamente conforme o acordado.

Em 02 de fevereiro de 2026, para minha surpresa, fui contactado pela vendedora informando que existiria uma suposta dívida no valor de R$ 3.700,00, referente ao IPVA do veículo, sugerindo inclusive o parcelamento em até 10 vezes, com acréscimo de juros da maquineta.

Ressalto que em nenhum momento, seja em dezembro de 2025 ou em janeiro de 2026, fui informado de qualquer cobrança adicional, tampouco de que o custo do emplacamento ou do IPVA seria de minha responsabilidade. Pelo contrário, o acordo foi claro quanto à entrega do veículo emplacado, o que efetivamente ocorreu. Ademais, o veículo encontra-se regularizado e quitado junto ao DETRAN do meu estado, não havendo qualquer pendência documental.

O carro foi integralmente pago à vista pela minha empresa, demonstrando boa-fé e confiança na concessionária. No entanto, após a entrega do veículo e dias depois da finalização da compra, recebo uma cobrança inesperada, sem respaldo contratual formal ou comunicação prévia, o que configura falha grave na prestação do serviço, além de quebra de confiança e descumprimento do acordo comercial.

Apesar da satisfação com o veículo adquirido, registro meu profundo desgosto com o atendimento pós-venda, que em nada condiz com o padrão esperado de uma concessionária de marca reconhecida como a Honda.

Diante do exposto, solicito o cancelamento imediato da cobrança indevida, bem como um posicionamento formal da concessionária, preservando os direitos do consumidor e a boa-fé que deve reger as relações comerciais.

Compartilhe