Demora na entrega de peças de reposição da Nissan desde dezembro. Risco de acidente devido à falta de encaixe do capô.

Em réplica
Goiânia - GO
20/02/2026 às 11:14
ID: 241183817
Desde dezembro/25 estou aguardando peças da Nissan. Meu carro está rodando com risco de o capô se levantar pois com o sinistro o encaixe que prende o mesmo não está funcionando. Ligo no SAC e informam que vão verificar no CD ou em algum outro país. Como assim não tem peças de reposição no Brasil??? Caso o meu o capô se solte e um acidente maior aconteça, quem vai arcar com o prejuízo e as consequências?
Nissan? Uma verdadeira peça dramática quando o assunto são peças.
Desde dezembro/25 aguardo peças de reposição dessa montadora e sigo utilizando o veículo com risco de acidente. Sabe por quê? Porque não há peças disponíveis.
Fico me perguntando: estão me pregando uma peça?
Como uma montadora vende veículos no Brasil e não consegue fornecer o básico aos seus clientes?
Não peça peças na Nissan. Você pode acabar fazendo parte de uma peça nesse teatro de espera e descaso.
Relato aqui minha experiência como consumidor, aguardando solução.
Compartilhe
Resposta da empresa
20/03/2026 às 09:49
Olá, Vitor!
Espero que esteja bem.
Estamos acompanhando seu caso junto à concessionária Nissan Saga AV.85, sobre o pedido de peças para seu veículo Nissan Kicks 2024/2024, considerando todas as informações que você nos forneceu. Nosso compromisso é garantir que sua solicitação seja analisada com a máxima atenção e prioridade.
Conforme o Manual de Garantia Nissan, a ausência de manutenção periódica, o descumprimento dos prazos ou a realização de serviços em rede não autorizada podem caracterizar o veículo como fora de garantia.
Solicitamos, por gentileza, que avalie nosso atendimento apenas após a conclusão das tratativas, garantindo uma análise completa do serviço prestado.
Agradecemos a compreensão.
Atenciosamente,
Ligia | Reclame AQUI | Nissan do Brasil
Réplica do consumidor
20/03/2026 às 20:10
Prezada Ligia,
Discordo do posicionamento apresentado pela Nissan, especialmente no trecho que menciona possíveis condições de perda de garantia.
Meu veículo sempre realizou todas as revisões na própria concessionária Nissan, não havendo qualquer histórico de manutenção fora da rede autorizada ou uso de peças não originais.
O ocorrido trata-se de um sinistro, no qual foi acionada a Bradesco Seguros. No momento do acionamento, não havia opção de reparo diretamente na concessionária. Ainda assim, deixo claro que não há qualquer objeção de minha parte caso o reparo possa ser realizado na rede autorizada via seguradora. Além disso, gostaria de um esclarecimento objetivo por parte da Nissan:
caso eu tivesse levado o veículo diretamente à concessionária em dezembro/2025 para realização do reparo, vocês garantem que o carro já estaria consertado, mesmo diante da informação de que a própria concessionária não possuía as peças?
O ponto central do problema não é garantia, mas sim a falta de peças originais fornecidas pela própria Nissan, o que está impedindo o reparo do veículo.
A oficina credenciada pela seguradora está aguardando peças originais que dependem da concessionária, que por sua vez depende da fábrica. Inclusive, duas das últimas peças pendentes
- Base do emblema da grade
- Reservatório de água do para-brisa
foram canceladas em 10/03 pela seguradora, justamente porque a concessionária não possui disponibilidade.
Ou seja, o próprio fluxo de reparo foi interrompido por ausência de peças da Nissan, não por qualquer falha do consumidor ou da seguradora.
Além disso, reforço que, conforme o artigo 32 do Código de Defesa do Consumidor (Lei n 8.078/1990), os fabricantes são obrigados a garantir a oferta de peças de reposição. No entanto, no meu caso, a Nissan não consegue fornecer itens básicos, deixando o cliente sem solução por meses.
Da mesma forma, o artigo 20 do CDC estabelece que o fornecedor deve garantir a adequada prestação do serviço. A indisponibilidade prolongada de peças, sem prazo ou solução, caracteriza falha evidente na prestação de serviço.
Portanto, a questão não é garantia, mas sim incapacidade de fornecimento de peças, o que vem causando atraso, transtornos e exposição a risco.
Reforço que aguardo:
- Disponibilização das peças pendentes
- Prazo concreto para solução
- Posicionamento efetivo da Nissan sobre a regularização do fornecimento
Peço que a tratativa seja conduzida com foco na solução real do problema, e não em hipóteses que não se aplicam ao meu caso.