Falha na Prestação de Serviços - Manutenção e Diagnóstico Incompletos

Não resolvido
Porto Velho - RO
13/12/2024 às 18:43
ID: 203962075
Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano
Ver todas ReclamaçõesPor meados de novembro procurei a concessionária pois o veículo (Etios) apresentou infiltração no carpete. A princípio fui informado que o valor do diagnóstico era de R$ *******,00, momento em que a atendente indagou quais apontamentos deseja realizar para averiguação da equipe técnica.
Apontei o ponto principal, a infiltração de água, e outros pontos menores como a presença de trepidação no vidro. Em seguida, recebi a confirmação do agendamento via WhatsApp, momento a partir do qual, por minha iniciativa de perguntar, tomei conhecimento que haveria um diagnóstico separado de cada um dos pontos que indiquei, ou seja, o valor giraria em torno de R$ 1.*******. Logo solicitei o cancelamento dos demais pontos e continuação apenas em relação a infiltração no veículo.
Na data do diagnóstico levei o veículo até a concessionária, momento em que fui informado que seria necessário um reparo e compra de algumas peças, em decorrência de um suposto acidente que o veículo teria sofrido (veículo foi adquirido semi-novo). Confirmei com a vendedora e agendamos a data para realizar o serviço.
Na data do serviço, levei o veículo e no momento da retirada a vendedora informou que ainda havia uma pendência em relação a tampa e um pequeno furo que não havia sido tampado, e que "na parte interna onde estava infiltrando água, ZEROU. Mas que pode ser que entre um pouquinho por aqui", fazendo referência ao furo mencionado.
Em seguida, indaguei quanto ficaria para resolver essa questão do furo e da tampa, valor que ainda não havia sido me passado, momento em que, em vez de elaborar orçamento e me encaminhar, a própria vendedora me encaminhou para outro setor da loja. Após alguns minutos na loja, já atrasado para o trabalho, optei por deixar para verificar o valor para consertar o pequeno "furo" outro dia, já que o problema da infiltração havia sido encerrado.
Na primeira chuva após a manutenção o veículo ALAGOU todo o carpete, parece inclusive que a infiltração de água piorou em relação a primeira vez que estive com ele na concessionária, pois até o momento apenas havia umidade no carpete, e desta vez realmente ficou água empoçada dentro do veículo.
No mesmo dia entrei em contato com a vendedora pelo whatsapp, onde a vendedora informou que teria avisado na entrega do veículo que caso não resolvesse o problema na tampa continuaria infiltrando água, em contradição ao informado no dia da entrega do veículo, onde mencionou a possibilidade de entrar "um pouquinho de água" e que a infiltração na parte interna estaria zerada.
Enviei vídeos apontando que o veículo estava empossado na parte interna, e que no porta malas estava seco, ou seja, provavelmente há outra fonte de infiltração não identificada no diagnóstico da concessionária. Quando indaguei a vendedora que dia poderia retornar com o veículo, me enviou o whatsapp de outro setor, informando que seria necessário recomeçar todo o processo novamente, o que é um verdadeiro absurdo, pois não pagarei pelo diagnóstico sendo que já foi feito anteriormente e de forma incompleta, devendo a concessionária refazer o diagnóstico e verificar se há outro problema, e enviar o respectivo orçamento para resolução, sem qualquer cobrança adicional, visto que a falha no primeiro diagnóstico foi da concessionária.
Não bastasse, solicitei o contato do gerente do setor para a vendedora, que inicialmente não respondeu, quando cobrada novamente reafirmou que deveria entrar em contato com o número geral, pois lá conseguiria falar com o gerente.
Entrei em contato o número informado (**************), a princípio fui atendido e informado que encaminhariam para o gerente, em que pese eu tenha cobrado, não houve resposta do gerente. Na data desta reclamação fazem dias 3 sem resposta, sendo que enviei mensagem nos 3 dias seguidos cobrando retorno.
Sem retorno neste contato, solicitei a outro funcionário da loja o contato do gerente, tendo me informado o número 9 **************, ocorre que também neste número enviei mensagem e realizei ligações, e há 2 dias permaneço sem qualquer resposta.
Em síntese, apenas quero que me indiquem onde realmente está o problema de infiltração e qual o valor para a manutenção, SEM QUE SEJA COBRADO o diagnóstico, pois no primeiro claramente houve erro da concessionária, seja em não verificar corretamente o local de infiltração de água ou nas informações repassadas pela vendedora.
Compartilhe
Resposta da empresa
23/12/2024 às 11:40
Prezado Senhor Marcos,
Lamentamos o ocorrido com seu veículo contudo vamos aos fatos.
1 O veículo apresentava infiltração de água pelas portas, borrachas do vão e pela tampa traseira e pelos dutos de alívio de pressão interna.
2 Orçamento apresentado foram 2;
2.1 Mecânica Orçamento de infiltração de água pelas portas e pela borracha e pelo duto de pressão interna localizado no porta-malas.
2.2 Funilaria Orçamento para troca da Tampa traseira e Painel traseiro, pois ambos estavam recuperados de forma inadequada e com muita massa inviabilizando qualquer tipo de reparo, este último, foi demonstrado na recepção de serviço que havia uma brecha entre tampa e painel e que água continuaria entrando no veículo.
3 Após conversa com Gerente de Serviços foi realizado novo agendamento e confirmado sintoma com o cliente juntamento com chefe de oficina, todo o diagnostico sem custo, no dia 12/12/******* ás 08:00 e foi apresentado o orçamento da parte de funilaria da região traseira do veículo para poder resolver a infiltração de água originária da tampa com o painel traseiro, onde também foi demonstrado os serviços executados anteriormente e demonstrado as evidências de serviço de recuperação mal executado por terceiros.
4 Ficamos a total disposição para qualquer dúvida e esclarecimentos e negociação para realização do serviço de funilaria apresentado.
Atenciosamente,
Réplica do consumidor
22/01/2025 às 10:47
Após a reclamação, tentei novamente contato, obtive êxito no contato com o gerente, tendo sido marcado novo diagnóstico sem custo adicional. A concessionária retornou com orçamento no valor de R$ 7.*******,49.
Diante o alto valor, optei por retornar com o veículo no local no qual adquiri, solicitei que analisassem a infiltração pois se trata de um vício oculto. Para minha surpresa a outra concessionária na qual adquiri o veículo diagnosticou que havia uma borracha ligada a barra de suporte do capô desgastada, sendo essa a origem da infiltração permanente.
Trocada a borracha, que custa cerca de R$ 30,00, a infiltração se encerrou.
A origem da infiltração era na frente do veículo. O serviço já feito e orçamento que não fiz, ambos da Toyota foi para troca e manutenção da parte traseira. Caso tivesse feito todo o serviço, teria gastado aproximadamente R$ 10.*******,00 (entre o já feito e o orçamento enviado) e não teria solucionado a infiltração.
Em resumo, o setor de diagnósticos falhou em identificar o problema de infiltração e me passaram orçamento para troca de peças que não estavam diretamente relacionadas com o foco de infiltração do veículo.
Consideração final do consumidor
22/01/2025 às 10:49
O gerente me atendeu bem, mas muito difícil entrar em contato com ele. A gerente de vendas proporcionou um péssimo pós-venda. Após o problema não ter sido solucionado, caso não tivesse feito a reclamação e ido atrás de entrar em contato com o gerente, o serviço teria ficado por ali mesmo, sem sequer realizar uma nova análise do veículo.
O problema foi resolvido?

Não resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
2