Reclamação respondida

Respondida

Reclamar dessa empresa

Manaus - AM

21/02/2026 às 14:34

ID: 241295257

Pousei no aeroporto de Belém em 07/02/26 para uma conexão internacional, fui completamente surpreendida pelo imenso calor em todo aeroporto devido ao não funcionamento do ar condicionado. Passei 4 horas no aeroporto aguardando meu voo, e tive que embarcar para um voo de 6 horas literalmente pingando de suor. Não creio que seja difícil de imaginar o meu desconforto e de todos os outros passageiros em tal situação.

Para minha infelicidade a minha viagem de volta também era pelo aeroporto de Belém. 12 dias depois, em 19/02/26, meros segundos após desembarcar pude perceber que os ares condicionados continuavam sem funcionar. Assim, mais uma vez passei horas no aeroporto até estar com minha roupa visivelmente molhada de suor - uma condição extremamente desfavorável para pessoas que estão prestes a se encontrar em proximidade forçada com ar reciclado em um ambiente pequeno e fechado por horas.

Imprevistos acontecem, mas é difícil de entender como um aeroporto desse porte pode ficar tanto tempo sem climatização, levando em consideração o clima tropical da região e a imperatividade de refrigeração para o conforto e até segurança das pessoas que circulam pelo espaço.

Só me dei o trabalho de vir fazer uma reclamação pois eu já havia comprado outra viagem com conexão em Belém com data para março. Sinceramente espero que até lá tenham tomado as providências necessárias para o conforto básico dos passageiros e funcionários do aeroporto.

Compartilhe

Resposta da empresa

23/02/2026 às 11:13

Prezada Sra. Mariah,

Agradecemos por entrar em contato com a Norte da Amazônia Airports (NOA), concessionária do Aeroporto Internacional de Belém, e lamentamos pelo transtorno.

Em atenção ao seu relato, informamos que a concessionária está realizando etapa de revisão técnica com foco em garantir o pleno funcionamento do novo sistema de climatização implantado no aeroporto.

Enquanto essas intervenções são concluídas, a NOA adotou medidas adicionais para ampliar o conforto térmico dos ambientes, com a instalação de 80 climatizadores e mais 7 equipamentos do tipo self contained, distribuídos por todas as áreas do terminal.

A previsão é de que as ações sejam finalizadas até o dia 15 de março.

Para viabilizar o avanço dos serviços, também estão sendo realizados desligamentos programados de energia, que serão comunicados oportunamente com a devida antecedência.

Agradecemos sua compreensão e reforçamos nosso compromisso com a melhoria contínua da infraestrutura e com o conforto de quem circula diariamente pelo aeroporto.

Cordialmente,

Atendimento NOA