Reclamação formal sobre ausência de retorno e impossibilidade de obtenção de certificado de conclusão do curso de Pós-Graduação em UTI Pediátrica e Neonatal pela Nobre Educação.

Em réplica
Carapicuíba - SP
14/05/2026 às 14:25
ID: 248656065
À Nobre Educação
Curso de Pós-Graduação em UTI Pediátrica e Neonatal
Assunto: Reclamação formal ausência de retorno institucional e impossibilidade de obtenção de certificado de conclusão
Data: *****
Eu, *****, portador(a) do CPF n. *****, aluno(a) regularmente matriculado(a) no curso de Pós-Graduação em UTI Pediátrica e Neonatal, ofertado pela Nobre Educação, venho, por meio desta reclamação formal, comunicar a situação de completo abandono institucional que venho enfrentando há mais de 3 (três) meses, sem qualquer resolução.
DOS FATOS
1. Concluí integralmente o curso de Pós-Graduação em UTI Pediátrica e Neonatal, cumprindo todas as atividades, provas e requisitos exigidos pela instituição;
2. Efetuei o pagamento integral do curso, conforme contratado, sem inadimplência;
3. Desde a conclusão do curso, há mais de 3 (três) meses, venho tentando contato com a instituição por todos os meios disponíveis e-mail, telefone, WhatsApp e demais canais institucionais sem obter qualquer retorno;
4. Até a presente data, não obtive acesso à revisão da minha grade curricular e tampouco recebi o certificado de conclusão do curso, documento ao qual tenho pleno direito;
5. A ausência do certificado me causa prejuízo profissional direto, uma vez que o documento é necessário para comprovação de capacitação perante empregadores, concursos públicos, processos seletivos e órgãos reguladores da área de saúde.
DO EMBASAMENTO LEGAL
A conduta da instituição viola expressamente os seguintes dispositivos legais e normativos:
Código de Defesa do Consumidor Lei Federal n. 8.078/1990:
Art. 6., III É direito básico do consumidor a informação adequada e clara sobre os serviços;
Art. 14 O fornecedor de serviços responde pela reparação dos danos causados pela defeituosa prestação do serviço;
Art. 20 São considerados defeituosos os serviços que não correspondam à qualidade contratada;
Art. 35 Na hipótese de descumprimento contratual, o consumidor pode exigir o cumprimento forçado da obrigação.
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDB (Lei Federal n. 9.394/1996):
Art. 44 As instituições de ensino têm obrigação de emitir os diplomas e certificados aos concluintes que cumpriram os requisitos legais;
Art. 48 Os diplomas de cursos superiores e de pós-graduação têm validade nacional e sua emissão é obrigatória após a conclusão.
Decreto n. 9.235/2017 Regulamenta a educação superior:
Art. 36 As instituições de ensino superior são obrigadas a emitir os certificados e diplomas no prazo regulamentar após a conclusão do curso.
Portaria MEC n. 2.051/2004 e normativas do MEC sobre cursos lato sensu:
Os cursos de pós-graduação lato sensu devem emitir certificados de conclusão aos alunos que cumprirem todos os requisitos, sendo essa obrigação irrenunciável pela instituição.
Resolução CNE/CES n. 1/2018 Diretrizes para cursos de pós-graduação lato sensu:
Art. 12 A instituição é obrigada a emitir o certificado ao aluno que cumpriu as exigências do curso.
PROCON e SENACON O descumprimento das obrigações contratuais por instituições de ensino configura prática abusiva passível de autuação e sanção administrativa.
DO PEDIDO
Diante do exposto, solicito formalmente e com caráter de urgência:
1. Resposta formal e por escrito a esta reclamação no prazo máximo de 5 (cinco) dias úteis;
2. Regularização imediata da minha grade curricular, com revisão e confirmação de todas as disciplinas cursadas;
3. Emissão e entrega do certificado de conclusão do curso de Pós-Graduação em UTI Pediátrica e Neonatal no prazo máximo de 15 (quinze) dias corridos, contados da data desta notificação;
4. Esclarecimento formal sobre os motivos da demora e os procedimentos adotados para a resolução.
DA ADVERTÊNCIA
Informo que, caso não haja resposta e resolução dentro dos prazos acima estabelecidos, registrarei a reclamação formalmente nos seguintes órgãos:
PROCON do estado denúncia por prática abusiva (CDC, Art. 39);
Portal consumidor.gov.br plataforma oficial do Governo Federal;
MEC Ministério da Educação pelo descumprimento das normas educacionais;
e-MEC pelo não cumprimento das obrigações institucionais;
Órgão de defesa do consumidor municipal;
Juizado Especial Cível para reparação de danos materiais e morais decorrentes do atraso.
Reservo-me ainda ao direito de buscar reparação por danos morais causados pelo prejuízo profissional e pelo estresse decorrente de mais de 3 meses de omissão institucional, conforme autoriza o Art. 186 do Código Civil Brasileiro.
Atenciosamente,
Renata Nascimento Cunha Dos Santos
Número de matrícula:
Data: *****
Base legal: CDC Lei 8.078/1990 LDB Lei 9.394/1996 Decreto 9.235/2017 Resolução CNE/CES 1/2018 Código Civil Art. 18
Compartilhe
Resposta da empresa
15/05/2026 às 18:05
Prezada Renata,
Como é de seu total conhecimento, este canal não é um meio oficial da empresa. Por este motivo, não serão resolvidas questões acadêmicas por aqui, tampouco responderemos a notificações geradas por Inteligência Artificial sem o devido respaldo legal e documental.
Sobre a sua reclamação que carece de qualquer fundamento, gostaria de lembrar que seu curso foi concluído em janeiro de 2026. Conforme já conversado e esclarecido naquele mesmo mês, você ficou em regime de Dependência (DP). Sugiro que releia o histórico de suas conversas por e-mail e WhatsApp com a secretaria acadêmica, pois a situação foi explicada de forma clara e objetiva, inclusive com a sua confirmação na época.
Após esse último contato, você não abriu nenhum novo protocolo no SAC, não realizou a matrícula na dependência e nem sequer solicitou ou efetuou o pagamento da mesma.
Espero que os pontos estejam esclarecidos. Caso ainda deseje atendimento, favor entrar em contato pelos canais oficiais da empresa. Da mesma forma, se a sua intenção é tratar do assunto judicialmente, orientamos que seu advogado contate diretamente o nosso departamento jurídico por meio dos canais institucionais, onde ele será devidamente atendido.
Atenciosamente,
Ouvidoria
Réplica do consumidor
15/05/2026 às 19:46
Recebi a resposta da Ouvidoria e venho, respeitosamente, contestar os pontos apresentados, pois eles não condizem com os fatos e com as tentativas que venho realizando junto à instituição.
1. Sobre os canais oficiais: ao contrário do que foi afirmado, abri diversos protocolos no SAC solicitando a revisão da minha pendência (DP), todos devidamente registrados. Até a presente data, não obtive resposta efetiva por nenhum desses canais oficiais, com a única exceção do colaborador Israel, que tem sido o único a tentar me ajudar de fato. Solicito que sejam localizados e analisados TODOS os protocolos abertos em meu nome.
2. Sobre a matrícula e pagamento da DP: não realizei a matrícula nem o pagamento justamente porque estou aguardando a resposta da instituição sobre a revisão da pendência, conforme solicitei formalmente via protocolo. Não é razoável afirmar que eu deveria ter pago algo cuja revisão eu mesma solicitei e ainda está pendente de análise.
3. Sobre o acesso à minha conta: atualmente não consigo sequer acessar o portal do aluno para verificar minha situação acadêmica, o que inviabiliza qualquer providência da minha parte. Já reportei isso anteriormente e até hoje não foi solucionado.
4. Sobre a quitação financeira: minha pós-graduação está integralmente quitada, e o valor pago não foi baixo. Não é aceitável que, após cumprir minha obrigação financeira, eu fique sem retorno da instituição sobre uma pendência acadêmica que solicitei revisar.
Diante disso, solicito formalmente:
- O levantamento e resposta de todos os protocolos abertos em meu nome no SAC;
- A reativação do meu acesso ao portal do aluno;
- A análise efetiva do pedido de revisão da minha pendência (DP);
- Um canal de retorno que realmente responda, e não apenas registre.
Reforço que minha intenção é resolver a situação administrativamente. Esgotadas as vias internas sem solução, reservo-me o direito de buscar os meios cabíveis, incluindo órgãos de defesa do consumidor (Procon) e via judicial, se necessário.
Fico no aguardo de um retorno objetivo.
Réplica da empresa
16/05/2026 às 19:54
Prezada,
Conforme informado anteriormente, esse canal não é oficial da empresa, todos os protocolos abertos estão respondidos no devido canal e, caso tenha qualquer dúvida, tem que utilizar o mesmo canal oficial da empresa conforme LGPD.
Aqui não será considerado atendimento e finalizamos sua resposta aqui. Caso venha novamente enviar dúvidas, será considerado como respondido e orientado o canal correto da empresa.
Atenciosamente
Ouvidoria