Cobrança indevida de estacionamento no Norte Shopping por tempo excedido

Não resolvido
Blumenau - SC
06/01/2026 às 20:51
ID: 236857307
Cobrança desproporcional de estacionamento 2 horas por 3 minutos
No dia 02/01/2026 estive no Norte Shopping, em Blumenau, e utilizei o estacionamento interno com minha moto
O tempo gratuito informado é de 10 minutos, prazo no qual realizei uma compra no valor de R$ 119,98, conforme cupom fiscal
Ao sair, ao validar o cartão no totem, fui surpreendido com uma cobrança de R$ 18,00, referente a 2 horas de estacionamento, pois ultrapassei o tempo gratuito em apenas 3 minutos
Efetuei o pagamento e procurei o guichê para esclarecimentos, onde a atendente informou que a cobrança estava correta e que não havia possibilidade de ajuste
Entendo que regras existam, porém considero desproporcional e abusiva a cobrança de duas horas cheias por poucos minutos excedentes, especialmente após consumo no shopping
Trata-se de uma prática que gera vantagem manifestamente excessiva, contrariando os princípios do Código de Defesa do Consumidor
Não me recusei a pagar, apenas esperava uma cobrança justa e proporcional ao tempo excedente, ainda mais considerando que se tratava de uma moto, ocupando espaço mínimo
Solicito a revisão da cobrança e o reembolso do valor pago, além de uma reavaliação dessa política de estacionamento
Compartilhe
Resposta da empresa
07/01/2026 às 09:10
Oi André. Bom dia, tudo bem?
Entendemos totalmente a sua indignação e sentimos muito pelo transtorno vivido durante a sua visita ao Norte Shopping. Sabemos como situações como essa geram frustração, principalmente quando a permanência foi breve e houve consumo nas lojas.
Conforme conversamos anteriormente, gostaríamos de esclarecer que, em feriados prolongados, quando o feriado emenda com o fim de semana, o estacionamento passa a operar automaticamente com a tarifa vigente de feriado, independentemente do tempo excedente após a tolerância. Por esse motivo, ao ultrapassar os minutos livres, o sistema aplica o valor integral correspondente ao período, o que acabou resultando na cobrança informada.
Reforçamos que não há qualquer intenção de cobrança abusiva, e sim a aplicação das regras vigentes do estacionamento, que são padronizadas para esses dias específicos. Ainda assim, reconhecemos que a situação causa desconforto e lamentamos que a experiência não tenha sido positiva.
Sua manifestação é importante, foi registrada e será considerada internamente para avaliarmos a clareza da comunicação dessas regras, justamente para evitar que situações semelhantes gerem esse tipo de insatisfação.
Permanecemos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais.
Réplica do consumidor
07/01/2026 às 09:33
Agradeço o retorno.
No entanto, a resposta limita-se a reafirmar regras internas e funcionamento do sistema, sem enfrentar o ponto central da reclamação, que é a desproporcionalidade da cobrança.
A cobrança integral de duas horas por um excedente de três minutos configura, ao meu ver, vantagem manifestamente excessiva, vedada pelo art. 39, V, do CDC, independentemente de feriado ou automatização do sistema.
Reforço que não me recusei a pagar, mas questionei a ausência de cobrança fracionada ou alternativa razoável.
Diante da ausência de solução concreta (reembolso, crédito ou revisão da cobrança), considero a reclamação não resolvida.
Sem contar que como consta aqui em outra reclamação de pouco mais de 2 meses atrás, na resposta do shopping para outro cliente, dizem que o tempo mínimo é de 15 minutos, daqui 2 meses vai diminuir pra 5 e assim sucessivamente?
Consideração final do consumidor
08/01/2026 às 10:19
Se agarram em regras internas e mantém as mesmas respostas corporativas, não fui o primeiro a mostrar insatisfação por cobrança abusiva ou desproporcional e pelo que pude ver a empresa diminui o tempo gratuito a pouco mais de 2 meses
O problema foi resolvido?

Não resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
0