Frustração com o atendimento da Nostrali: Falta de comunicação, abandono e atrasos no processo de cidadania italiana

Não respondida
São Paulo - SP
15/06/2026 às 12:05
ID: 251411785
Contratei a Nostrali em 2024 para conduzir meu processo de cidadania italiana, porém estou enfrentando uma experiência extremamente frustrante com o atendimento prestado pela empresa.
O principal problema é a falta de comunicação e o abandono no acompanhamento do cliente. Em diversos momentos precisei enviar vários e-mails cobrando retorno, passando semanas (e em alguns casos meses) sem qualquer resposta objetiva sobre o andamento do processo.
Após a audiência e principalmente após a publicação da sentença, a situação piorou. Mesmo existindo movimentação no processo, a empresa demorou excessivamente para me atualizar, me deixando totalmente no escuro sobre uma etapa extremamente importante do caso.
Dado a sentença, surgiu a necessidade de entrar com recurso. Mas estou muito preocupado com os prazos processuais. Já solicitei diversas vezes uma posição da empresa e ,ainda assim, continuo enfrentando demora nos retornos, informações vagas e ausência de acompanhamento adequado.
Além disso, promessas feitas pela equipe simplesmente não foram cumpridas. Em uma ligação realizada em abril de 2026, fui informado de que receberia atualizações semanais e uma formalização por e-mail sobre a estratégia jurídica adotada. Nenhuma dessas promessas foi cumprida.
Após uma primeira reclamação no Reclame Aqui, fui contatado por uma ouvidoria externa que prometeu me ajudar e pediu para tirar o post da página do Reclame Aqui, fiz isso.
Mas de nada adiantou, até a ouvidoria externa parou de me atualizar. Até agora, não tive uma prova de que os trâmites necessários estão sendo realizados para que eu possa entrar com recurso a tempo.
Me preocupo muito com o prazo do recurso, da forma como está se encaminhando, vamos perder o prazo.
E dado tamanha ineficiência e descaso, penso se na ação inicial, tudo foi feito de forma correta.