Negativa de reembolso e cobrança abusiva para conversão online.

Resolvido
Manaus - AM
01/07/2025 às 11:12
ID: 220977061
No dia 17/03/2025, adquiri ingresso para o evento Expo Direito 2025, realizado nos dias 23 e 24 de maio de 2025, que aconteceu em Fortaleza/CE. No entanto, por motivos pessoais, estive impossibilitado de comparecer.
No dia 10/05/2025, ou seja, com 13 dias de antecedência, solicitei formalmente, via e-mail, o cancelamento da inscrição presencial, ou ao menos a conversão gratuita para a modalidade online. A organização, no entanto, negou o reembolso com base em cláusula contratual que proíbe cancelamentos a menos de 15 dias do evento. Como alternativa, ofereceram a conversão para o modo online mediante pagamento adicional de R$ 120,99, o que considerei indevido e desproporcional.
O evento já ocorreu, mas reforço que minha solicitação foi feita antes da sua realização, dentro de prazo suficiente para a organização reorganizar sua logística e sem gerar prejuízo evidente.
Entendo que há termos contratuais, mas considero abusiva a negativa de reembolso ou de qualquer compensação, uma vez que a cláusula em questão impõe ônus excessivo ao consumidor (art. 51, IV do CDC). Outrossim, houve a tentativa de solução prévia, com tempo razoável.
Além disso, a cobrança para assistir remotamente ao mesmo conteúdo pago anteriormente configura prática desequilibrada e potencial enriquecimento sem causa.
Diante disso, requeiro a devolução do valor pago (R$ 180,00) ou, alternativamente, a emissão de um voucher para uso em evento futuro, como forma de compensação.
Agradeço a compreensão.
Compartilhe
Resposta da empresa
01/07/2025 às 13:24
Olá Evandro,
Vimos sua manifestação no Reclame Aqui e agradecemos por nos procurar para esclarecer a situação.
Queremos te informar que já estamos entrando em contato com você via e-mail, em seu endereço "*******" para resolver isso da melhor forma possível. Como forma de compensação, você receberá um voucher de crédito no valor da inscrição, com validade de 1 ano para qualquer evento do Grupo Notorium, e ainda um desconto exclusivo na sua próxima participação.
Fique atento ao seu e-mail vamos conversar por lá!
Atenciosamente,
Equipe Grupo Notorium
Consideração final do consumidor
01/07/2025 às 15:17
Devo parabenizar a empresa pela agilidade e atenção à minha reclamação. Me propôs uma solução adequada, o que demonstra respeito ao consumidor. Agradeço à equipe pelo atendimento e presteza. Caso resolvido.
O problema foi resolvido?

Resolvido
Voltaria a fazer negócio
Sim
Nota do atendimento
10