Cobrança de terceiros sem autorização

Nubank
Uberlândia - MG
14/06/2024 às 10:20
ID: 190806649

A nubank, está enviando mensagens de cobrança e fazendo ligações para meus familiares cobrando uma divida minha, sendo que vocês possuem o meu número pessoal que está no cadastro de abertura da conta, e é o ÚNICO número que eu autorizo entrar em contato, mas vocês estão infringindo o artigo 42 do Código de defesa do consumidor que é bem claro:

Art. 42. Na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça.

Reconheço a divida mas no momento não tenho condições de pagar.

Além de receber várias ligações durante o dia e fora do horário comercial.

Caso continuem a enviar mensagens para meus familiares e fazendo ligações para eles, me colocando em situação vexatória e constrangedora, eu irei imediatamente ingressar com uma ação judicial por danos morais.

17/06/2024 às 13:47

Olá, Ana Paula.

Somos o time especialista em Reclame Aqui do Nubank e estamos aqui para oferecer uma resposta para a sua manifestação.

Nós lemos a sua mensagem e sentimos muito pelo incômodo gerado e estamos à disposição para solucionar essa situação da melhor maneira possível.

Já solicitamos o bloqueio de contatos para outros números e que os acionamentos sejam feitos somente em seu telefone cadastrado.

Contextualizando o caso, diferentemente de nós, essas agências têm acesso a bases de dados comuns ao comércio em geral, que são de uso comum e público a todas as instituições. Nestas bases, quaisquer telefones que estejam vinculados ao seu CPF podem ser localizados.

Também é importante mencionar que, uma vez que as agências de cobrança prestam serviços para diversas empresas e entram em contato com os telefones que estão cadastrados no mercado, havendo outras chamadas após o prazo mencionado, as mesmas podem ser originadas de outras instituições e buscando até mesmo outras pessoas, sem ter nenhuma relação com o Nubank.

Por isso, levando em consideração o seu relato e no intuito de melhorar a experiência conosco, solicitamos uma interrupção temporária nestes contatos.

O prazo para efetivação desta interrupção é de até 5 dias úteis.

Como há um valor em atraso, entendemos que as ligações servem para renegociar o valor e informar as possíveis consequências de permanecer com a dívida em aberto.

Há uma quantidade máxima de contatos que podem ser efetuados por nossas agências parceiras e fazemos um acompanhamento rigoroso para que tudo permaneça dentro do esperado.

Agradecemos o seu contato e informamos que estamos à disposição em todos os nossos canais oficiais de atendimento, sempre que precisar.

Adriana R. - Ouvidoria Nubank

Está com problemas com Nubank?

Bancos Tradicionais e Digitais