Compra não reconhecida em meu cartão virtual

Nubank
29/05/2024 às 13:42

No dia 16/05/2024, recebi uma notificação de compra no valor aproximado de $9,99 dólares (55,60 reais) de uma empresa identificada como Paypal* Resumakersl Re. Gostaria de informar que não realizei essa compra e, portanto, solicito o estorno imediato desse valor.

Realizando uma pesquisa na internet, descobri diversos relatos de outras pessoas que também foram cobradas indevidamente por essa mesma empresa. Conforme apurei, essa cobrança se originou do site https://*******, onde no dia 02/05/2024, realizei uma compra única de aproximadamente $0,99 dólares para adquirir um modelo de currículo.

Gostaria de enfatizar que já realizei a contestação desta cobrança pelo App Nubank (2 dias após a cobrança [Editado pelo Reclame Aqui]) e estou no aguardo do estorno e de uma explicação para este incidente. Ressalto que todas as minhas compras online são realizadas com o cartão virtual, aumentando a segurança contra [Editado pelo Reclame Aqui].

Além disso, gostaria de invocar o meu direito de arrependimento, conforme previsto no artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor (CDC) brasileiro, que me concede um prazo de 7 dias para desistir de compras realizadas fora do estabelecimento comercial, como no caso de compras online, com a devolução dos valores pagos. Caso a cobrança de $9,99 dólares tenha ocorrido implícita ou erroneamente, solicito a aplicação desse direito para o cancelamento e estorno da compra.

É importante destacar que, segundo o Código de Defesa do Consumidor, no artigo 42, o consumidor não pode ser cobrado por valores indevidos e, em caso de cobrança [Editado pelo Reclame Aqui], tem direito à devolução em dobro do valor pago, salvo engano justificável. Além disso, a Resolução n 4.282/2013 do Banco Central do Brasil estabelece que as instituições financeiras devem responder rapidamente às solicitações de contestação de compras feitas pelos consumidores.

Diante disso, solicito a análise e a resolução imediata do problema, com o reembolso do valor cobrado indevidamente, em conformidade com a legislação vigente.

Aguardo um retorno urgente sobre este assunto.

04/06/2024 às 19:07

Olá, Ariane.

Recebemos a sua manifestação através do Reclame Aqui e estamos escrevendo para te oferecer uma resposta.

Em resumo, gostaríamos de informar que já inserimos um crédito em sua fatura de Junho.

Temos como prioridade uma comunicação empática e clara com todos os clientes, assim que recebemos sua solicitação, fomos prontamente buscar mais informações a respeito e podemos garantir que todas as medidas necessárias foram tomadas a fim de corrigirmos o cenário.

Apesar do meio de pagamento (cartão de crédito) não possuir autonomia para realizar o cancelamento e estorno de uma compra, se um determinado acordo não é cumprido, entre o cliente e o estabelecimento, ou os dados do cartão forem utilizados de forma [Editado pelo Reclame Aqui], a bandeira oferece a todos os usuários a possibilidade de iniciar uma disputa (processo de contestação) pela transação para que o valor cobrado seja devolvido.

Uma contestação funciona assim: enviamos para o adquirente (maquininha) todas as evidências possíveis sobre o problema que ocorreu com a compra. Dentro desse processo, nosso papel é representar você e, por conta disso, buscamos reunir os melhores argumentos e documentações possíveis para que tenhamos um resultado positivo. Por isso, para entendermos melhor o que houve e termos sucesso no final da contestação, são realizadas algumas perguntas importantes.

Após verificarmos por aqui, utilizamos o seu relato e as documentações que nos foram enviadas para iniciarmos uma disputa e informar ao adquirente sobre os detalhes que você nos relatou acerca dessa compra. O adquirente entrará em contato com o estabelecimento e, caso este não tenha contraprovas (informações que indiquem que essa cobrança é devida), a disputa terminará com um resultado positivo.

Toda essa comunicação pode levar em média 100 dias e, para que durante o período de contestação você não tenha que arcar com esse valor, colocamos um crédito de confiança no valor total da compra reportada.

Você pode verificar o crédito assim:

- Na tela inicial do aplicativo, acesse o painel de Cartão;
- Clique na opção Resumo de Fatura;
- Selecione a fatura de Junho;
- Veja o crédito da seguinte maneira:

**29 mai Crédito de Confiança de Paypal *Resumakersl Re -R$ XX,XX**
**29 mai Depósito de Confiança de IOF de Paypal *Resumakersl Re -R$X,XX**

**Analisando os pontos apresentados e visando sua melhor experiência conosco, informamos que esse crédito a seu favor é permanente e não será mais revertido.**

Agradecemos o seu contato e informamos que estamos à disposição em todos os nossos canais oficiais de atendimento, sempre que precisar.

Também aproveitamos para pedir que você deixe a sua avaliação em sua manifestação, pois sua opinião é fundamental para que possamos melhorar nossos processos, produtos e nosso atendimento cada dia mais.

Abraços,

Equipe Nubank

04/06/2024 às 19:36

A empresa resolveu o problema e efetuou o ressarcimento do valor no cartão de crédito.

Está com problemas com Nubank?

Bancos Tradicionais e Digitais