Crédito Estagnado

Nubank
Belo Horizonte - MG
16/04/2024 às 11:02

Prezado time do Nubank,

Espero que estejam bem. Venho novamente para compartilhar minha preocupação em relação ao limite de crédito em minha conta. Desde que me tornei cliente em janeiro de 2021, tenho mantido todos os pagamentos em dia e até mesmo anexei o comprovante de renda para garantir transparência em minha situação financeira.

Além disso, também já realizei o OPEN-FINANCE com outros bancos, nos quais JÁ POSSUO UM LIMITE DE CRÉDITO CONSIDERÁVEL.

Gostaria de entender melhor os critérios utilizados pelo Nubank para determinar a concessão de limite de crédito e á que desde a abertura de minha conta meu valor de crédito é de 400,00 reais, se possível, solicitar uma revisão em minha situação. Estou confiante de que, com sua análise cuidadosa, poderemos chegar a uma solução que seja justa e benéfica para ambas as partes.

Agradeço mais uma vez pela atenção e espero ansiosamente por uma resposta positiva.

Rômulo,
*******

17/04/2024 às 10:07

Olá, Rômulo

Analisamos sua manifestação aberta conosco e estamos te escrevendo para formalizar a tratativa do seu caso e deixar registrada a nossa resolução.

Consideramos importante destacar que nossa análise de crédito atual não sofre interferência humana.

Escolhemos essa estratégia para que possamos analisar um número cada vez maior de clientes por vez, fazendo uma análise periódica e em massa. Por esse motivo, hoje dentro do Nubank, também não possuímos hierarquia de gerência para esse tipo de análise, nossas políticas são definidas com base em diversos estudos que fazemos usando as nossas tecnologias.

Nesse sentido, visando um crescimento sustentável para nós como empresa e por decisão de negócio, optamos por ter um modelo de crédito automático sem interferência hierárquica, pois no Nubank não trabalhamos dessa forma em relação às políticas de crédito.

Nosso modelo automático avalia os fatores pré-determinados para verificar a possibilidade de um aumento de limite ou não, e está passando constantemente por melhorias, visando conceder cada vez mais aumentos para um maior número de pessoas.

Nós realmente entendemos a sua necessidade de um limite maior e reforçamos que os pedidos de aumento podem ser feitos ou sugeridos diretamente em nosso app, pois a partir disso, nosso sistema consegue fazer uma análise de alguns fatores que te explicamos com mais detalhes abaixo:

Analisamos que uma fatura recente não foi paga por completo, restando com isso um valor que ficou em aberto, sendo encaminhado para a fatura seguinte, entrando como Saldo Rotativo e também gerando encargos de rotativo.

Quando isso acontece, os resultados dos seus pedidos de aumento de limite são impactados diretamente.

Explicando um pouco mais, um dos principais critérios analisados pelo nosso modelo de crédito são os pagamentos de fatura, ou seja, se estão sendo realizados em dia antes do vencimento e de forma integral.

Quando uma fatura não é paga integralmente e um saldo fica no rotativo, isso repercute em suas análises até que esse saldo seja quitado e ainda por mais alguns ciclos de fatura, desde que o esse cenário não se repita.

Para os próximos meses recomendamos que as faturas sejam pagas de forma integral, a fim de evitar que este cenário se repita e volte a impactar em suas análises.

A renda informada por você, no momento do cadastro ou até depois, quando atualiza diretamente pelo nosso aplicativo, não é o fator que determina a concessão ou não a concessão de um aumento de limite. Além deste, são analisados muitos outros fatores, em conjunto com uma análise de risco tal como é feita em todos os bancos, para determinar o resultado da avaliação do seu pedido de aumento de limite.

Sendo assim, é de fato muito importante manter a renda atualizada no seu cadastro, mas também entender que esse não será o fator determinante para um aumento. Utilizamos essa estratégia visando ter um modelo de crédito que possa ser o mais igualitário possível para todos.

Ficamos felizes em esclarecer isso para você! Se tiver ficado com alguma dúvida em relação a nossa resposta, é só nos escrever um e-mail para o meajuda@nubank.com.br ou entre em contato com nossa central de atendimento no número 08005912117.

Abraços,

Suzana C. - Ouvidoria Nubank

17/04/2024 às 10:33

Olá, Suzana C.

Agradeço por sua resposta em relação ao meu caso.

O saldo rotativo se deve ao fato de eu realizar pagamentos parciais da fatura duas vezes por mês, o que gerou impacto em minhas análises de crédito. Peço desculpas pela falta de conhecimento sobre esse processo e as políticas de crédito automáticas adotadas pelo Nubank.

Quanto à minha renda, agradeço por esclarecer que, embora seja importante mantê-la atualizada, outros fatores também são considerados em minhas avaliações de limite de crédito.

Devido a essas circunstâncias e à minha necessidade de um limite de crédito mais condizente com minha situação financeira, tomei a decisão de encerrar minha conta no Nubank.

Rômulo,

17/04/2024 às 10:34

Bom, rápido e claro.

Está com problemas com Nubank?

Bancos Tradicionais e Digitais