Devolução Diferença cotação peso argentino

Nubank
Porto Alegre - RS
17/11/2023 às 09:18

Fiz uma viagem para Argentina recentemente .
fiz algumas compras no cartão de crédito print anexo . compras com ARS
foi me debitado no cartão crédito pela cotação do dólar oficial
quero devolução da diferença pela cotação do dólar Blue

27/11/2023 às 15:45

Olá, Marcelo,

Recebemos a sua reclamação através do Reclame Aqui e estamos escrevendo para te oferecer uma resposta.

Primeiramente, gostaríamos de reforçar que no momento em que o cliente realiza uma compra em moeda estrangeira, mostramos no aplicativo uma projeção do valor a ser pago. Como é uma projeção, recomendamos aguardar o processamento da compra, que pode levar até 7 dias úteis, para que o valor seja atualizado.

Para definirmos o valor final da compra, utilizamos a taxa PTAX Venda do Banco Central acrescida de 4% de Spread, além dos 5.38% de IOF, que são lançados separadamente na sua fatura. O IOF é lançado apenas após o processamento da compra.

_É importante reforçar que, quando a compra internacional é realizada em alguma moeda diferente do dólar americano, essa transação vai passar primeiro por uma conversão da moeda de origem para o dólar americano, e essa conversão é realizada pela bandeira de nosso cartão, Mastercard. Assim que a bandeira realiza a conversão, ela nos repassa o valor em dólar para que possamos realizar a conversão para real de acordo com as taxas explicadas acima._

Como não fazemos ajustes de variação cambial, o valor final da sua compra internacional é definido de modo a garantir maior previsibilidade e transparência sobre seus gastos.

Tal prática está de acordo com a determinação do Banco Central, que diz que as instituições reguladas devem cobrar o valor de compras internacionais convertido em reais em sua fatura considerando a taxa de conversão do dia da compra.

No entanto, nosso entendimento é de que a circular não trata especificamente de estornos.

Por isso, no Nubank, para o estorno final do estabelecimento, utilizamos a taxa de conversão referente ao dia da compra original, pois entendemos que, assim, não haverá prejuízo ao cliente, visto que a razão do próprio processo de estorno seria justamente abater o valor inicial desta mesma compra.

Referente ao valor cobrado de IOF sobre o lançamento, como se trata de um tributo sobre operações financeiras (como as compras internacionais com cartão de crédito), nós apenas recolhemos e repassamos no dia de processamento da compra internacional.

Mesmo que a compra seja cancelada, a transação ocorreu, portanto, o IOF não é passível de estorno por nossa parte, dada nossa condição de meio de pagamento, sem autonomia para estornar/cancelar qualquer cobrança.

De qualquer forma, existe a possibilidade do estabelecimento decidir estornar esse valor de IOF. Quando isso acontece, o repassamos integralmente assim que ele chegar, respeitando também a taxa de conversão do dia em que foi feita a cobrança para garantir que o valor total cobrado seja devolvido.

_Verificamos que recebeu alguns estornos em sua fatura de Dezembro, e enviamos os valores na mensagem privada que te enviamos._

Aguardamos o seu retorno!

Desde já, agradecemos a sua manifestação e a compreensão.

Até logo!

Equipe Nubank

Equipe Nubank

Consideração final

27/05/2024 às 15:45

Está com problemas com Nubank?

Bancos Tradicionais e Digitais