PublicidadeIcone publicidade
Reclamação respondidaRespondida

Foi cobrado um juros indevido

Nubank
Macaúbas - BA
20/05/2024 às 12:04
ID: 189128335
Status da reclamação:
Reclamação respondidaRespondida

A fatura venceu dia 27 paguei dia 30 e foi cobrado 22,49 de juros, um absurdo isso.

Compartilhe

Resposta da empresa

27/05/2024 às 11:09

Olá, Railda.

Recebemos sua manifestação através do Reclame Aqui e estamos prontos para te dar uma resposta assertiva sobre a situação.

**Para essa análise, como tratamos de dados sensíveis e respeitamos as leis de sigilo bancário, enviamos uma resposta com todos os detalhes aqui na plataforma mesmo, em uma resposta privada no Reclame Aqui.**

**O e-mail chega da seguinte forma: A empresa Nubank enviou uma mensagem privada em resposta a sua reclamação publicada no Reclame Aqui, através da plataforma de atendimento Hugme.**

Verificamos que o pagamento da fatura referente ao mês de abril foi realizado após a data de vencimento, resultando na aplicação dos encargos devido ao atraso. Então entendemos que a insatisfação gerada não foi devido a uma instabilidade dos serviços prestados, mas sim por conta do pagamento posterior à data de vencimento.

O Nubank mantém seu compromisso de transparência com seus clientes e, como toda instituição financeira, segue parâmetros legais estabelecidos pelo Banco Central (BACEN) e conforme as diretrizes do código de defesa do consumidor.

Como é possível verificar através do Relatório de Taxa de Juros portal do BACEN, o Nubank se encontra entre as 25 instituições com a menor média de taxa de juros, e com taxas anuais e mensais abaixo da média entre todas as instituições financeiras. O relatório completo pode ser acessado através do link abaixo:

https://l1nk.dev/Relatoriotaxadejuros

É importante reforçar que as taxas variam de um cliente para outro, dependendo da situação cadastral do cliente, considerando, dados de pagamento e informações de crédito atreladas ao cliente, entre outros critérios. Esse ponto também está alinhado com as diretrizes do BACEN e podem ser verificadas neste link:

https://www.bcb.gov.br/estatisticas/txjuros

Sobre a aplicação dos juros, caso você faça um pagamento parcial da sua fatura, entre o mínimo e o total, essa opção estará disponível, o que restar será financiado pelo rotativo, sendo cobrados juros e IOF fixo e diário. Caso você não realize o pagamento ao menos do mínimo da sua fatura até o vencimento, você entrará em atraso. Nesse caso, serão cobrados juros mensais a partir do vencimento, mais mora e multa. O IOF é cobrado da mesma forma que o rotativo.

Todos os valores de encargos são previamente informados no ato da contratação de qualquer serviço e pode ser consultado em nosso contrato a qualquer momento. Para agilizar sua pesquisa deixaremos abaixo as cláusulas contratuais onde informamos sobre a cobrança das taxas:

4.9 Pagamento da Fatura (Função Crédito)

4.9.1.2 Crédito Rotativo. Pagar, até a data de vencimento da Fatura, qualquer quantia relacionada aos lançamentos de seu Cartão na Função Crédito efetuados entre a data de abertura e a data de fechamento da Fatura, que esteja entre o valor do Pagamento Mínimo e o valor total da Fatura. Optando pelo Pagamento Mínimo, Você financiará o saldo restante de sua Fatura junto a instituição financeira autorizada a operar, na modalidade de crédito rotativo, e haverá incidência de juros e tributos/impostos sobre o saldo financiado. Nesse caso, serão cobrados na próxima Fatura os seguintes valores: (1) saldo financiado na modalidade crédito rotativo + (2) juros correspondentes a esta modalidade sobre o saldo financiado proporcional, e conforme o período aplicável + (3) IOF + (4) valor dos novos lançamentos realizados com o Cartão na Função Crédito;

4.11 Atraso ou falta de pagamento (Função Crédito)

4.11.1 Caso, em qualquer mês, você não efetue a quitação de, pelo menos, o Pagamento Mínimo, até a data de vencimento da Fatura, Você estará em atraso. Para realizar o pagamento da Fatura em atraso, você deve consultar, via aplicativo ou nos canais de atendimento do Emissor, qual o valor atualizado do seu saldo devedor na data do pagamento. Este valor será composto por: (i) valor total dos lançamentos em aberto; (ii) juros remuneratórios correspondentes aos juros da modalidade rotativo e/ou parcelamento, conforme saldo aplicável; (iii) juros moratórios de 1%; (iv) tributos/impostos; e (v) multa de 2%. Se Você optar por pagar valor inferior ao saldo devedor atualizado e acima do Pagamento Mínimo, a diferença será financiada pelo Emissor nos termos descritos na cláusula acima.

Essas mesmas cláusulas e contrato completo podem ser acessados através desse link:
https://nubank.com.br/contrato/cartao/

Ressaltamos que o Nubank se mantém com o compromisso de acabar com a complexidade do sistema financeiro e o seu feedback é parte importante deste objetivo.

Abraços,


Arthur M. - Ouvidoria Nubank

PublicidadeIcone publicidade

Reputação da empresa:

Ótimo
ÓTIMO
8.4/ 10
Ver página da empresa

Está com problemas com Nubank?

Reclamar
Melhores
Bancos Tradicionais e Digitais
Tire todas as suas dúvidas e confira o ranking das melhores empresas na página exclusiva do Reclame AQUI.
Acesse o ranking
PublicidadeIcone publicidade
PublicidadeIcone publicidade