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Reclamação respondidaRespondida

Inscrição [Editado pelo Reclame Aqui] no registro

Nubank
Brumadinho - MG
17/06/2024 às 13:51
ID: 190983013
Status da reclamação:
Reclamação respondidaRespondida

Paguei o acordo com o banco. Ao entrar no registrato deparei esse acordo com prejuízo me impossibilitando de conseguir crédito novamente. Solicito a imediata retirada do meu nome

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Resposta da empresa

19/06/2024 às 18:07

Olá, Yuri.

Recebemos a sua manifestação e gostaríamos de trazer mais informações sobre o registro de prejuízo no SCR.

Caso queira verificar os pontos que explicaremos abaixo, todas as informações podem ser encontradas no site do Banco Central do Brasil, em https://www.bcb.gov.br/meubc/relatorioemprestimofinanciamento

Item: “Período de consulta de dívidas em atraso”

Consta a seguinte informação:

“O prazo de 5 anos, previsto no Código de Defesa do Consumidor, é o prazo máximo em que uma informação de caráter restritivo, como uma dívida não paga, pode estar disponível em cadastros. Assim, quando uma dívida completa 5 anos em atraso, o banco marca aquela operação no sistema com um símbolo especial. A partir daí, a dívida deixa de aparecer no relatório.”

O Nubank, assim como outras instituições financeiras, envia mensalmente os dados de todos os clientes (CPF/CNPJ) para o SCR quando os saldos contábeis são iguais ou maiores do que R$ 200.00, desde compras parceladas a perdas financeiras.Nos casos de quitação de dívidas vencidas, o SCR irá mostrar, no mês seguinte ao pagamento, que não há mais pendências a partir do mês do pagamento, ou seja, o cliente está “em dia”. Entretanto, por regras do Bacen, pelos próximos 4 anos não haverá alteração nas informações dos meses em que constava o prejuízo na anotação de SCR, uma vez que naquele período as dívidas estavam ‘’vencidas’’.

No seu caso, vimos que no dia 15/03/2024 fizemos um Acordo para pagamento à vista, com o reconhecimento do pagamento conforme combinado, na data base Abril/2024 não há mais valores reportados. Entretanto, não há alteração nas informações dos meses anteriores ao pagamento, ou seja, seus dados estão atualizados corretamente.

Outro ponto muito importante é que as instituições só podem consultar o relatório do SCR com a devida autorização do titular do CPF, por isso é essencial se atentar aos termos e condições apresentados a você.

Importante: as pessoas físicas e jurídicas com registro no Sistema de Informações de Crédito não ficam impedidas de contrair novos empréstimos e financiamentos. Prevalecerá sempre o entendimento entre o cliente e a instituição financeira.

‌Agradecemos o seu contato e informamos que estamos à disposição em todos os nossos canais oficiais de atendimento, sempre que precisar.

Atenciosamente,

Adriana R. - Ouvidoria Nubank

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