JUROS ABUSIVOS, VALOR IMPAGÁVEL MESMO COM DESCONTO OFERTADO

Nubank
Palhoça - SC
18/06/2024 às 14:44
ID: 191083413

No mês de julho de 2022 acumulei dividas de cartão de crédito com alguns bancos, imprevistos financeiros que pode vir acontecer com qualquer pessoa, venho aqui retalatar sobre o NUBANK, que foi o pior banco com atendimento para negociar, os demais bancos após alguns meses e até anos, eu consegui fazer acordos que foram viáveis para pagamento á vista. No ano de 2023 vendo que o valor da divída estava subindo absurdamente entrei em conato com escritório de advocacia especializado nesse tipo de assunto. Entrei com processo na justiça, mas até o momento o NUBANK não se pronunciou, sendo que a dívida está chegando há 2 anos e vejo que não é da vontade do banco entender a situação que ficou impagável ao devedor. Meu relato aqui é para alertar as pessoas para que pensem duas ou mais vezes antes de querer abrir uma conta com o NUBANK, pensem bastante antes de aceitar crédito seja de cartão ou empréstimo, pois se acontecer imprevisto financeiro se prepare para ver sua divída subir absurdamente, receber uma chuva de ligações de empresas de cobrança e ter paciência duranre 5 anos para caducar a divída.

02/07/2024 às 12:27

Olá, Josué.

Aqui temos todo o interesse em ajudar com esta questão e nos colocamos à disposição para negociar os valores em aberto!

Primeiramente, referente a questão do processo levantada, informamos que para tratar desse assunto é necessário aguardar o retorno por parte do escritório, tudo bem? Nesse momento, não há nenhum pedido de obrigação.

De todo modo, diante de seu relato, enviamos propostas no ambiente privado para negociar os valores em atraso com condições especiais.

Mas antes gostaríamos de contextualizar que não reconhecemos o pagamento de pelo menos o mínimo desde a fatura Agosto/2022. Lembramos que quando uma instituição concede um valor de crédito a um cidadão, a condição comum em todas as linhas de crédito do mercado é que haja o ressarcimento por parte do titular dentro da data de vencimento combinada, quando isso não ocorre e o produto fica em atraso, os encargos são atualizados diariamente até que o pagamento seja regularizado.

Por isso, após o 3° dia de atraso enviamos diversas comunicações para orientar sobre os próximos passos e recomendamos o pagamento de, pelo menos, o mínimo de sua fatura. Além disso, há possibilidade de parcelar o valor restante, com uma taxa de juros menor que a de atraso.

Reafirmamos o nosso total compromisso em tentar te ajudar com a questão do saldo em atraso, com uma solução que fique boa para ambos os lados.

Preservando sua privacidade e cumprindo com as exigências de sigilo bancário, te enviamos lembretes no whatsapp e e-mail com as propostas no desde o dia 24/06/2024, com condições especiais e adequadas para a situação relatada por você, como também, pedimos para que você nos trouxesse uma proposta confortável para você, a fim de analisarmos e enviarmos novas propostas próximas ao solicitado.

Aguardamos o seu retorno e, para haver uma negociação bem sucedida, é fundamental que você responda nosso e-mail, ok?

Aplicamos algumas exceções, como o aumento de desconto no plano à vista e parcelado.

As respostas são enviadas somente para a caixa do e-mail cadastrado no Reclame Aqui, na mensagem desse e-mail e veja se você encontra o seguinte texto: “Responder mensagem privada do Nubank” ou você também pode conferir através deste mesmo site na Área do Consumidor em Contatos Privados.

Mas lembramos que a simulação é apenas um exemplo para chegarmos a uma resolução. Caso tenha uma proposta diferente ou que fique mais confortável para regularizar a sua situação, por favor, nos envie como resposta deste e-mail.

Contamos com sua colaboração para encontrarmos uma boa solução juntos.

Agradecemos seu feedback e compreensão.

Sophia M. - Ouvidoria Nubank

03/07/2024 às 13:17

A empresa reconheceu que existe uma dívida em aberto, explicando que não houve pagamento mínimo da fatura desde agosto de 2022, sendo assim, é direito do banco cobrar o crédito com juros e encargos. O título da reclamação fala sobre a cobrança de juros abusivos, valor absurdo e impagável. A dívida real seria de R$ 3.900,00 em agosto de 2022 e hoje já passa de 110 mil. Os juros e encargos aplicados ultrapassam 400% ao ano, agora se fosse ao contrário, eu colocando 3.900,00 na conta N.U em dois anos eu teria valor atualizado de 110 mil ?!? O desconto ofertado apenas mascará o valor que talvez seria justo cobrar de juros e encargos pelo valor devido, sendo assim aumentar a dívida para todavia querer dizer que oferecem descontos é uma maneira de enganar o cliente.

Att. Josué S. Oliveira

04/07/2024 às 10:17

Olá, Josué!

Recebemos seu retorno em ambiente público e gostaríamos de contextualizar alguns pontos trazidos.

Entendemos o seu posicionamento e estamos aqui para prestar todo o suporte necessário para resolução da manifestação.

Ressaltamos que nossos times reavaliam constantemente nossas taxas a fim de proporcionar uma melhor experiência aos nossos clientes.

Demos uma olhadinha nas suas faturas e vimos que o vencimento acontece todos os meses no dia escolhido no momento da contratação, ou seja, é a data onde o pagamento mínimo ou total do valor deve acontecer.

Quando não ocorre o pagamento total da sua fatura até o vencimento, nós ainda precisamos honrar com o pagamento aos estabelecimentos onde as compras foram efetuadas, no prazo combinado. Para continuarmos a manter nosso cartão sem tarifas e taxas de administração, a cobrança dos encargos de atraso são necessárias conforme termos e condições do seu cartão.

Para mantermos a transparência, também, as taxas de juros cobradas estão sempre disponíveis para consulta no seu aplicativo.

A composição deste valor se deu a partir da fatura de Agosto/2022 que ficou sem pagamento de pelo menos o mínimo do valor total, foram incluídos juros de atraso, IOF de atraso e multa de atraso, respectivamente. Como não identificamos pagamento acima do mínimo o mesmo ocorreu nos meses subsequentes até a presente data, reforçamos que os valores de encargos sempre vão ser proporcionais ao tempo e valor que ficou em aberto.

Hoje, te ofertamos uma proposta à vista com 94% de desconto. Mas, em exceção, reenviamos uma proposta de acordo à vista, em ambiente privado, no valor de seu limite utilizado. Dê uma olhadinha em ambiente privado.

Caso deseje seguir com a proposta enviada basta responder o e-mail, se neste momento ainda não conseguir seguir, logo que tiver um respiro financeiro, volte o contato conosco que iremos te ajudar da melhor forma possível.

Sophia M. - Ouvidoria Nubank

04/07/2024 às 17:05

Definitivamente o pior banco digital que existe neste país, respondem a reclamação dando fuga ao tema, querendo explicar que a dívida é corrigida diariamente com juros, taxas, multa, etc. Jogando a dívida nas alturas para aplicar descontos enganosos, oferecem parcelamento que aumenta ainda mais a dívida, mas como não sou nenhum leigo ingressei na justiça para que seja analisado o contrato e juros cobrados. Nenhuma proposta foi plausível de acordo amigável, dito isso porque fizeram de conta que minha contra proposta não é aceitável. Agora vou aguardar o banco se pronunciar no processo quando chegar a obrigação, e pode ter certeza que não vai demorar!

Está com problemas com Nubank?

Bancos Tradicionais e Digitais