[Editado pelo Reclame Aqui] meu cartão

Nubank
Santa Filomena - PI
29/05/2024 às 13:34

Em 4 de abril de 2024, as 18:05 foi realizada uma compra no meu cartão em São Paulo, eu moro em Santa Filomena Piaui, não há como meu cartão físico ter sido usado em uma compra em São Paulo, então deve ter sido clonado, assim que a notificação da compra chegou no meu app do Nubank eu informei que não fui eu e ainda assim até hoje não foi resolvido essa questão

04/06/2024 às 18:47

Olá, Guthierry.

Recebemos a sua manifestação através do Reclame Aqui e estamos escrevendo para te oferecer uma resposta.

Primeiro, gostaríamos de dizer que lamentamos o ocorrido e informamos que já realizamos todos os procedimentos necessários. Afim de esclarecer todos os pontos trazidos, estamos aqui para te ofertar uma resolução.

Em resumo, inserimos um crédito na sua fatura de Junho.

O Nubank é um meio de pagamento e não conseguimos cancelar, bloquear ou estornar o valor de uma compra. Sendo assim, nós atuamos em toda operação como intermediário de pagamento e todas as regras e termos de compra estão na relação entre consumidor e estabelecimento, assim como os termos de cancelamento que são acordados no momento da compra.

Entretanto, quando uma compra é cancelada, o cliente não reconhece um lançamento ou quando o lojista não se dispõe a resolver seu problema, existe uma alternativa: podemos abrir uma disputa (contestação) pelo valor, chamada de Chargeback, junto à bandeira, que é a entidade que regula as disputas (contestações) entre vendedores e os emissores do cartão.

Essa compra se trata de uma compra online que foi realizada em seu cartão físico. Como você não reconhece essa compra, foi necessário cancelar e reemitir o seu cartão. Isso é importante para que não haja novas compras não autorizadas por você, pois é possível que tenha ocorrido algum comprometimento no seu cartão.

É importante informar que o cartão Nubank é um meio de pagamento (assim como o dinheiro físico, por exemplo), portanto, afirmamos que não temos autonomia e poder de reverter uma cobrança ou cancelar uma compra. Quem é responsável por fazer isso é o próprio estabelecimento.

Mesmo assim, analisando os pontos apresentados e visando sua melhor experiência conosco, solicitamos um ajuste no valor apresentado.

Caso queira, você pode verificar o ajuste assim:

- Na tela inicial do aplicativo, acesse o painel de cartão;
- Clique no botão Resumo de Faturas;
- Selecione a fatura de Junho;
- Veja os ajustes da seguinte maneira:

**05 abr Ajuste a crédito -R$ XXX,XX**

Verificamos que a compra foi parcelada e o crédito disponibilizado à vista, e para que não tenha que se preocupar com parcelas futuras nós antecipamos os próximos lançamentos para o crédito abater essa compra e não comprometer seu limite.

**Informamos também que este crédito passa a ser o seu estorno, ou seja, não será revertido.**

Esclarecendo alguns pontos sobre a segurança do seu cartão, nós nos comprometemos muito com a segurança de seus dados e nosso sistema não abre brechas para que os dados do seu cartão sejam expostos.

Os dados podem ser violados por fatores externos em situações que fogem ao nosso controle: alguém pode ter visto e anotado os dados do seu cartão, um site em que você se cadastrou não é de confiança, ou até mesmo vazamento de informações em seu próprio computador. Mas não se preocupe: estamos preparados para te auxiliar caso qualquer situação dessas aconteça.

Algumas precauções podem ajudar:

- Não deixe os dados do seu cartão salvo em sites ou apps;
- Tome cuidado para evitar que os dados do seu cartão sejam expostos;
- Evite acessar redes Wi-Fi desprotegidas, pois seu aparelho celular pode estar vulnerável;
- Tente manter o seu computador protegido, mantenha seu antivírus atualizado.
- Certifique-se que está comprando no site oficial do estabelecimento. Confira o endereço do site antes de colocar seus dados.
- Confira se o site do estabelecimento é confiável. Sites como Reclame Aqui ou do Procon, costumam ser bons lugares para encontrar referências.
- Desconfie de ofertas muito abaixo do mercado.
- Cuidado ao receber telefonemas que pedem para você confirmar dados.
- Tome cuidado com pedidos de boleto bancário por e-mail. Antes de pagar, confira se o boleto recebido é o do varejista com o qual você fez compras.

Lembre-se que até mesmo os sites e apps mais seguros e confiáveis podem sofrer invasão em algum momento.

Verificamos que o Atualizador Automático estava ativo.

O atualizador automático é uma funcionalidade gratuita que atualiza o número do seu cartão automaticamente em mais de 13 mil sites e aplicativos em que o cliente já tenha um cadastro preenchido com o cartão antigo. Esse é um benefício oferecido pela MasterCard e que agora está disponível no Cartão Nubank.

Quando você cancelar o cartão e emitir um novo, a numeração que será gerada é enviada para a MasterCard.

Informamos também que desativamos essa função para que não aconteçam novas compras desconhecidas a partir da atualização automática dos seus dados do cartão comprometido.

Agradecemos o seu contato e informamos que estamos à disposição em todos os nossos canais oficiais de atendimento, sempre que precisar.

Abraços,

Equipe Nubank

Está com problemas com Nubank?

Bancos Tradicionais e Digitais