PublicidadeIcone publicidade
Reclamação resolvidaResolvido

Tirar meu nome do registrato

Nubank
São Paulo - SP
17/04/2024 às 09:40
ID: 186944035
Status da reclamação:
Reclamação resolvidaResolvido

Eu quitei todas minhas dividas infelizmente perdi emprego e nessa caso fiz um acordo com vocês para que eu conseguisse pagar meu cartão então quero que tirem meu nome agora do registrato .

Compartilhe

Resposta da empresa

19/04/2024 às 12:07

Olá, Jackeline.

Verificamos a sua manifestação, e estamos prontos para te oferecer um retorno.

Compreendemos as questões levantadas e, com base nisso, enfatizamos que estamos constantemente empenhados em proporcionar experiências positivas aos nossos clientes.

Esclarecemos que o Sistema de Informações de Crédito (SCR) é a plataforma utilizada pelo Banco Central para avaliar o crédito dos clientes e para que outras instituições possam consultar essas informações. Em essência, o SCR é um banco de dados mantido pelo Banco Central para supervisionar as carteiras de crédito das instituições financeiras.

É importante salientar que o SCR não é uma lista restritiva, pois contém tanto informações positivas quanto negativas - o sistema apresenta os valores das dívidas a vencer (sem atraso), valores das dívidas vencidas (com atraso) e valores em prejuízo que são operações com atraso superior a 6 meses.

Em outras palavras, o SCR funciona como um currículo ou histórico de pagamentos. Portanto, se não houver informações nos campos vencido e/ou prejuízo, significa que não existem dívidas vencidas no período consultado.

Isto posto, após analisar os dados da sua conta, verificamos que não constam apontamentos de prejuízos em seu nome no Nubank junto ao SCR na data atual, estando a sua conta regular e ativa, sem nenhuma inclusão em listas restritivas.

Cabe ainda pontuar que os valores reportados ao SCR não são apontamentos ou algum tipo de negativação, pois o SCR não é um órgão de proteção ao crédito (como o Serasa e o Boa Vista / SCPC), pelo contrário: o SCR é um banco de dados de informações de crédito (acima de R$ 200) de clientes das instituições financeiras reguladas pelo Banco Central do Brasil.

Todavia, aproveitamos a oportunidade para esclarecer às nomenclaturas dos reportes:

**A vencer:** é o valor (presente) resultante da soma das parcelas cujas datas de pagamento ainda não venceram, ou vencidas em até 14 dias, transcorridos até o último dia da data-base informada;

**Vencido: **é o valor resultante da soma das parcelas cujas datas de pagamento venceram há mais de 14 dias (transcorridos até o último dia da data-base informada);

**Prejuízo: **quando parte de uma operação está vencida, o Banco Central exige que a instituição financeira reconheça uma pequena probabilidade de que toda a operação não seja paga. Se o tempo vai passando e as parcelas atrasadas não são quitadas, a instituição tem que reconhecer que essa probabilidade está aumentando. Ao fim de no mínimo 6 meses e no máximo 1 ano de atraso de alguma parte da operação, a instituição tem que reconhecer todo o valor da operação como prejuízo.

É fundamental também destacar que não é possível excluir ou modificar dados passados, isto é, somente é possível atualizar os dados futuros conforme os pagamentos são efetuados, ou seja, mesmo após o pagamento, o sistema não limpa o histórico e as suas informações continuam aparecendo nas datas em que houve o respectivo reporte. (Para mais informações clique AQUI).

Em outras palavras, destacamos que apontamentos anteriores ainda constaram durante consulta ao SCR, mas estes apareceram somente nas datas em que houve atraso.

Contando com sua compreensão, reiteramos o compromisso com a qualidade dos serviços prestados e nos colocamos à disposição através dos nossos diversos canais de atendimento oficiais.

Atenciosamente,

Leonardo M. - Ouvidoria Nubank

Consideração final do consumidor

24/05/2024 às 10:13

.

O problema foi resolvido?
Reclamação resolvidaResolvido
Voltaria a fazer negócio?
Sim
Nota do atendimento
9
PublicidadeIcone publicidade

Reputação da empresa:

RA1000
RA1000
8.4/ 10
Ver página da empresa

Está com problemas com Nubank?

Reclamar
Melhores
Bancos Tradicionais e Digitais
Tire todas as suas dúvidas e confira o ranking das melhores empresas na página exclusiva do Reclame AQUI.
Acesse o ranking
PublicidadeIcone publicidade
PublicidadeIcone publicidade