Taxa abusiva sem aviso prévio para cantina escolar superfaturada

Em réplica
Rio de Janeiro - RJ
08/04/2026 às 15:05
ID: 245512797
Taxa abusiva, cobrada de 26% do valor que coloquei de saldo, sem aviso prévio !
Não foi informado pela escola que seria cobrado uma taxa pro meu filho comprar em uma cantina que por si só já é superfaturada.
Não sou cliente da nutrebem, sou obrigado a usar. Estou fazendo a reclamação via reclame aqui pois a empresa não tem nenhum tipo de suporte/atendimento.
Sou cliente do colégio, não da nutrebem. Em outras reclamações tem inclusive reclamações de dinheiros que foram embolsados pela nutrebem sem devolver aos clientes após o termino de contrato com a cantina !
Compartilhe
Resposta da empresa
10/04/2026 às 09:40
Sr. Ricardo, me chamo Henrique Mendes e sou diretor geral da Nutrebem, empresa com 15 anos no mercado, auditada externamente e presente em 450 escolas brasileiras.
Resolvi responder pessoalmente dada a sua reclamação conter uma grave acusação sobre a minha empresa "embolsar dinheiro" de terceiros. Afinal, devemos pensar 2 vezes antes de afetar a reputação alheia!
Inicialmente gostaria de esclarecer que é impossível minha empresa cobrar uma taxa de 26% em um depósito de um responsável na conta de um aluno. Então, com certeza, há algum mal entendido que não consegui esclarecer, pois o Sr. não possui um cadastro de responsável na nossa plataforma.
Caso queira entender o que possa ter acontecido (e nós queremos), necessito do nome completo do(a) responsável do aluno cadastrado(a) na Nutrebem assim como email e/ou celular.
Reforço que não há maneira da Nutrebem ter cobrado 26% de taxa de serviço em um depósito de responsável.
Sobre a grave acusação feita pelo Sr., peço que prove o que escreveu ou se retrate. Caso não faça, receberá uma comunicação dos nossos advogados para que o faça de maneira oficial.
Aguardo seu retorno de forma urgente para que tenhamos os 2 pontos mencionados na sua reclamação resolvidos.
Réplica da empresa
10/04/2026 às 10:47
Sr. Ricardo, depois de muita pesquisa aqui dentro, encontramos um caso em uma escola do RJ que deve ser o que o Sr. está se referindo com 2 depósitos de R$ 20,00 por cartão de crédito feitos pela Sra. Graziely, responsável de aluno. Como consequência, detectamos um teste (depósito mínimo pelo aplicativo de R$ 20,00) que estamos avaliando para ago/26 entrou no ar e não deveria (há anos o depósito mínimo pelo aplicativo é de R$ 50,00). Consertaremos o depósito mínimo ao longo do dia de hoje.
Caso queria depositar menos, somente na cantina escolar, mas é possível depositar gratuitamente no aplicativo através de boleto! Por Pix e cartão de crédito, há diferentes taxas de serviço que são mostradas ANTES da confirmação do depósito.
Erramos, pedimos desculpas e, como forma de resolver, reembolsaremos 100% das 2 taxas de serviço cobradas de R$ 5,20 cada, no total de R$ 10,40.
Essa tem sido a cultura da nossa empresa! Nossos clientes e nossa reputação são o nosso maior patrimônio!
Aguardo a retratação da grave acusação de embolsar dinheiro de terceiros.
Atenciosamente,
Henrique Mendes.