Cobrança indevida após cancelamento e prejuízos com falha operacional não comunicada

Reclamação resolvida

Resolvido

Reclamar dessa empresa

Belo Horizonte - MG

10/05/2026 às 11:16

ID: 248219621

Pedi cancelamento da empresa Nuv porque estava insatisfeito com o serviço. Fiquei alguns meses sem a economia de energia devido a problemas operacionais da própria Nuv. Após diversos contatos pelo canal de atendimento no ***** da Nuv, me informaram que estavam fazendo troca de fazenda solar e deixaram de gerar energia de compensação para mim nesse período. Essa situação se arrastou por meses entre Setembro/25 a Dezembro/25.
Em nenhum momento fui avisado. Não recebi nenhum retorno quanto as datas corretas para solução do problema. Fui prejudicado sem aviso e sem compensação. Decidi pelo cancelamento e contratei uma nova empresa. Aguardamos o prazo de 60 dias para a outra empresa começar a operar.

Dia 0*****


*****- PROTOCOLO. protocolo *****

Agora em Abril recebi novamente boleto da Nuv. O meu pedido de cancelamento já tem mais de 90 dias. Não fui ressarcido dos prejuízos decorrentes dos problemas operacionais da Nuv nos meses de Set a Dez/25. Meus contatos no Whatzapp da Nuv provam que tentei resolver a situação sem uma resposta efetiva. Ao questionar novamente a Nuv sobre o fato de não ter encerrado meu contrato até hoje, me falaram que ainda tem 10000kWh de reserva e que tenho que pagar esse valor para encerrar o contrato. Esse valor de reserva equivale a 1 ano do meu consumo e é abusivo. Baseando-me nos fatos que:
A Nuv teve problemas operacionais gerando-me prejuízo durante 3 meses.
A total ausência de comunicação quanto ao tempo para a solução do problema.
A demora para cancelamento do contrato.
A reserva de energia absurda após o pedido de cancelamento.
Para que isso não se torne uma demanda jurídica peço o encerramento imediato do contrato sem nenhum tipo de compensação para ambas as partes.
( Número de protocolo: ***** *****)

*****

Conta *****

Compartilhe

Resposta da empresa

12/05/2026 às 17:51

Boa tarde, Alfredo Rodrigues Dos Santos. Tudo bem?

Nosso time de Qualidade entrou em contato justamente para compreender toda a situação apresentada e buscar uma solução transparente e viável para o encerramento do caso.

Entendemos e respeitamos sua decisão de seguir com outra empresa após os transtornos enfrentados. Durante a análise realizada, levantamos detalhadamente o saldo de créditos de energia disponibilizados à sua unidade consumidora ao longo da vigência contratual, para que houvesse total clareza sobre os valores e compensações vinculadas ao contrato.

Também esclarecemos que, após a solicitação de cancelamento, não há novas alocações de energia pela NUV. No entanto, os créditos previamente disponibilizados e ainda não faturados permanecem vinculados à unidade consumidora conforme as regras do setor de geração distribuída.

Com base nessa análise, nosso time apresentou uma proposta de negociação buscando justamente um encerramento mais equilibrado para ambas as partes, a qual ficou sob sua avaliação.

Reforçamos que seguimos totalmente à disposição para continuar essa tratativa com transparência, esclarecer qualquer ponto necessário e buscar a melhor solução possível para conclusão do seu caso.

Nosso atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h, através do WhatsApp: (11) 99770-0187.


Atenciosamente,
Equipe NUV Energia

Consideração final do consumidor

14/05/2026 às 13:30

Lucas entrou em contato no dia seguinte e foi muito educado. Conseguimos fazer uma negociação para encerrar a conta, mas de qualquer maneira não concordo com a politica da empresa. Após o pedido de cancelamento, eles nos informam o prazo de 60 dias e nesse período ainda são feitas injeções de energia. Essa injeção foi extremamente alta referente a mais de 8 meses de consumo. Isso acaba gerando um valor alto a pagar ou a ser compensado. Como já estou com outra empresa, não vou conseguir consumir agora. Me informaram que posso usar em até 5 anos e por isso aceitei a negociação. Mas fica um alerta para quem tem ou pretende adquirir.
O atendimento foi rápido e Lucas muito prestativo.

O problema foi resolvido?

Reclamação resolvida

Resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

10

Consideração final da empresa

14/05/2026 às 15:07

Olá, Alfredo!

Agradecemos pelo seu retorno e pela oportunidade de conduzir a tratativa do seu caso de forma transparente e respeitosa. Ficamos satisfeitos em saber que o atendimento prestado pelo Lucas contribuiu para que chegássemos a uma negociação positiva para ambas as partes.

Também agradecemos por compartilhar sua percepção sobre o processo de cancelamento e compensação de créditos de energia. Seu feedback é importante e nos ajuda a aprimorar cada vez mais nossa comunicação e experiência com os clientes.

Seguimos à disposição sempre que precisar!

Equipe NUV Energia