***** e Rio: Falta de suporte financeiro e de saúde, cobrança indevida e negação de aptidão para advogar

Não respondida
Niterói - RJ
12/06/2026 às 10:47
ID: 251211183
Sou advogado a mais de 36 anos, até um determinado ano pagava as minhas anuidades. Quando precisei da OAB ( motivo), sou diabético EXTREMO , tomando insulina ( na época custava 170 cada, usava 5 por mês) fora seringas, fitas para a glicose ( 3 a 5 por dia), fui na OAB saber do programa de ajuda aos advogados ( financeira) ao chegar lá ( *****) fui atendido e tendo como resposta que era MUITO difícil conseguir a ajuda para medicamento, deixei para lá. Mais a frente o plano de saúde da CAARJ foi trocado para um plano da Amil. Vários advogados tiveram problema pois a Amil deixava de enviar boletos. ( no meu caso mês de outubro) Mas enviaram de novembro, dezembro, janeiro e paguei todos. Do nada cortou o plano alegando falta de pagamento. Novamente fui na ***** e entreguei vários boletos e me foi informado que isso havia acontecido com vários advogados. Espero até hoje uma solução, nada foi feito e isso já tem mais de 15 anos. Fiquei muito chateado, desvalorizado, me sentindo um nada. ASSIM resolvi não pagar mais a anuidade, pois a OAB RJ não fazia nada de nada por seus advogados. Tive a anos atrás uma ação de cobrança na justiça federal, fui muito bem atendido pelo Procurador ( parte contrária tentando resolver da melhor forma possível. Mas sem sucesso)) que la estava. ( não paguei) . Fui na ***** para fazer uma avaliação (mostrar que não tinha como advogar) de um perito DELES, ao final achou que estava apto para continuar a trabalhar (já não advogava para outros a vários anos) Como pode alguém que normalmente tem a pressão toda manhã perto de 18, no decorrer do dia cai para 9 e outros dias se mantém por volta de 17. A minha taxa de açúcar normalmente fica em torno de 250 ( mesmo tomando 150 unidades por dia de insulina), rins danificados, perna esquerda completamente prejudicada devido um problema ocorrido em 2017 ( ficando internado 25 dias, sendo 10 no CTI) Nunca mais me recuperei da perna. Fora todos os outros problemas, colesterol, triglicerídeos, outras taxas sempre altas, como também glaucoma e catarata nas duas vistas. Alegar que estou apto para trabalhar é um TOTAL ABSURDO. fora dores de coluna, cabeça DIARIAMENTE. Agora ...hoje acabei de receber um oficial de justiça me entregando mandato para pagamento em 3 dias.....Resumindo, se você precisar da OAB , não conte jamais, não te ajuda, não está nem aí, só quer saber de colocar SEUS ADVOGADOS NA JUSTIÇA, só para eles , nada para os advogados. UMA VERGONHA. ME SINTO UM NADA DIANTE DOS FATOS. Resolver com eles é IMPOSSIVEL parei de tentar. Não tenho renda, não estou trabalhando, sobrevindo de um imóvel vendido ( obrigado a vender para sobreviver) com a renda mensal que é muito pouco ( não tenho plano de saúde, não posso pagar. Agora , poderei ter minha conta bancária travada( já tive anteriormente). Já passo muito sufoco, problemas DIARIOS DE SAUDE, O que fazer, como continuar nessa roda sempre retornando e dificultando. UMA PENA QUE CASOS ASSIM ACONTEÇAM. NÃO TENHO ENERGIA E FORÇA PARA BRIGAR, PRECISO EXCLUSIVAMENTE CUIDAR FA SAUDE QUE JA É MUITO PRECARIA E TORCER PARA NÃO TER ALGO SERIO E PRECISAR DE ATENDIMENTO URGENTE SEM TER PLANO DE SAUDE. OAB.. FAÇA A COISA CERTA, DIGNA, PARA QUE POSSAMOS TER ORGULHO DE SER ADVOGADOS.