Interrupção prolongada no fornecimento de água e cobrança indevida pela concessionária

Reclamação respondida

Respondida

Reclamar dessa empresa

Cajueiro - AL

02/06/2026 às 06:56

ID: 250303763

Venho por meio desta registrar uma reclamação contra a concessionária de água devido à interrupção total do fornecimento do serviço na minha residência desde o dia 31/05/2026.
Ao entrar em contato com o atendimento da empresa, fui informado de que a previsão para o retorno do abastecimento é apenas para o dia 04/06/2026, totalizando 5 dias consecutivos sem acesso a um serviço essencial. O protocolo de atendimento gerado nesta ocasião foi o de número *****.
Além do grave transtorno gerado pela falta de água para as necessidades básicas e de higiene da minha família, a empresa informou que não haverá nenhum tipo de desconto proporcional na fatura referente aos dias em que o serviço não foi prestado, o que configura cobrança abusiva e enriquecimento ilícito por parte da concessionária.
De acordo com o Artigo 22 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), os órgãos públicos ou suas concessionárias são obrigados a fornecer serviços adequados, eficientes, seguros e, quanto aos essenciais, contínuos.
Pedidos:
O restabelecimento imediato e regular do fornecimento de água no meu endereço.
O abatimento proporcional na próxima fatura, com o desconto integral correspondente a todos os dias em que fiquei desabastecido.

Compartilhe

Resposta da empresa

03/06/2026 às 09:26

Olá, Carla!
Me chamo, Letícia e sou aqui da equipe BRK.

Esclarecemos que a interrupção no fornecimento nos bairros Tabuleiro dos Martins e Santa Lúcia ocorreu devido a uma manutenção emergencial de responsabilidade da CASAL (Companhia de Saneamento de Alagoas).

Como concessionária responsável pela distribuição, a BRK está acompanhando de perto todo o processo e trabalhando junto à CASAL para que o abastecimento seja normalizado gradativamente até o final do dia 04/06/2026, com a possibilidade de ocorrer antes desse prazo.

Queremos te tranquilizar quanto à cobrança. Como o seu consumo é medido pelo hidrômetro, a sua fatura registrará apenas o volume de água que efetivamente passou pelo medidor. Portanto, os dias em que o fornecimento esteve interrompido não serão contabilizados no seu consumo final.

Para acompanhar essa e outras ocorrências em tempo real, recomendamos o uso do nosso aplicativo ou da agência virtual Minha BRK. Por lá, publicamos avisos sempre que há qualquer paralisação programada ou emergencial no fornecimento de água.

Este atendimento gerou um protocolo: *****

Estamos à disposição para o que você precisar em nossos canais:
Agência Virtual: minhabrk.com.br
SAC: 0800 771 0001
WhatsApp: 11 99988-0001

Obrigada!
Equipe BRK.