Clínica Odontológica: Atendimento Inadequado a Paciente Autista, Falha no Tratamento e Recusa de Nota Fiscal

Reclamação respondida

Respondida

Reclamar dessa empresa

São Paulo - SP

07/04/2026 às 17:52

ID: 245418501

Atendimento inadequado, falha no tratamento e recusa de nota fiscal

Venho por meio desta registrar minha insatisfação com o atendimento recebido na clínica odontológica para meu filho, que é autista, não verbal, nível de suporte 2.

Inicialmente, tive uma boa impressão da clínica, com um ambiente aparentemente acolhedor e estruturado para crianças. No entanto, ao longo do processo, percebi que o foco parecia estar mais voltado à venda de um aparelho do que ao real bem-estar do paciente. Após optar por não adquirir o aparelho e seguir apenas com o tratamento, o atendimento mudou significativamente.

No dia do procedimento, houve falha grave de comunicação: fui informada inicialmente que a sedação seria via oral, porém descobri, por outra paciente, que seria injetável. Essa falta de transparência gerou insegurança, principalmente considerando o perfil do meu filho. Além disso, não houve preparo adequado da equipe para lidar com uma criança com TEA, sendo necessário que eu mesma o imobilizasse para aplicação da sedação.

Durante o procedimento, ele não respondeu à primeira dose e precisou de nova aplicação. Em nenhum momento houve explicação clara sobre o que estava acontecendo, tampouco sobre a segurança da sedação. Após o término, o profissional se retirou sem fornecer orientações pós-operatórias.

Também foi descumprida a informação inicial de que haveria recuperação na clínica. Fui orientada a levar meu filho imediatamente para casa, onde ele levou cerca de três horas para recobrar os sentidos, passando por um período extremamente angustiante, sem qualquer suporte ou orientação adequada.

Outro ponto extremamente grave é que, após aproximadamente 6 meses, a cárie que havia sido tratada reapareceu em estado avançado, atingindo a raiz e formando uma fístula na gengiva. Isso indica possível falha no tratamento realizado, sugerindo que a cárie não foi totalmente removida.**

Para agravar a situação, solicitei a nota fiscal do serviço prestado e fui informada que não poderia ser emitida devido às diferentes datas de pagamento e realização do procedimento, o que é uma justificativa totalmente inadequada e contrária aos direitos do consumidor.

Diante de tudo isso, questiono:

* Por que não houve transparência sobre o tipo de sedação?
* Por que não houve acompanhamento adequado no pós-procedimento?
* Como justificar a recorrência da cárie em estado agravado em tão pouco tempo?
* Por que a clínica se recusa a emitir nota fiscal?

Apesar da boa estrutura física, a clínica demonstrou falta de preparo, empatia e responsabilidade, especialmente no atendimento a pacientes com necessidades especiais.

**Não recomendo esta clínica.**

Compartilhe

Resposta da empresa

24/04/2026 às 09:48

Olá, Ana Paula

Sentimos muito pelo seu relato e pela forma como você se sentiu durante todo o processo. Nosso compromisso é sempre oferecer um atendimento seguro, acolhedor e transparente, especialmente em casos que envolvem crianças e pacientes com necessidades especiais.

Gostaríamos de esclarecer alguns pontos importantes:

Antes do procedimento, as orientações relacionadas à sedação foram enviadas previamente via WhatsApp, incluindo o preparo necessário. Ainda assim, reconhecemos que, em situações como essa, a comunicação precisa ser reforçada presencialmente para garantir total segurança e tranquilidade da família.

Durante o atendimento, nossa equipe seguiu os protocolos clínicos indicados para o caso, incluindo a necessidade de adaptação da técnica de sedação conforme a resposta do paciente. Entendemos, no entanto, que a experiência pode ter sido difícil e lamentamos que você não tenha se sentido devidamente amparada.

Após o procedimento, também houve tentativa de contato e orientação por parte da equipe, e nos colocamos à disposição para reavaliação clínica sempre que necessário. Reforçamos que, em odontologia, a evolução de um quadro pode estar relacionada a diversos fatores, sendo fundamental a avaliação presencial para um diagnóstico adequado.

Sobre a nota fiscal, a emissão é um direito do paciente e pode ser realizada normalmente. Pedimos, por gentileza, que entre em contato conosco para regularizarmos essa questão o quanto antes.

Nosso interesse é sempre resolver e esclarecer qualquer situação da melhor forma possível. Permanecemos à disposição para que possamos conversar diretamente e oferecer todo o suporte necessário.

Atenciosamente,

Odontoká Kids