Abuso contra idosa, coação financeira e recusa de documentos Odontologia Dr. Rogério Mangarda

Não resolvido
Porto Alegre - RS
28/04/2026 às 11:02
ID: 247157891
Aqui está sua reclamação já personalizada e pronta para postar no Reclame Aqui:
Título:
Abuso contra idosa, coação financeira e recusa de documentos Odontologia Dr. Rogério Mangarda
Reclamação:
Venho por meio desta registrar uma grave denúncia contra a clínica Odontologia Dr. Rogério Mangarda, em Porto Alegre, pelo atendimento prestado a uma senhora de 76 anos de idade no dia 14 de abril de 2026.
A paciente compareceu à clínica para uma simples avaliação de próteses dentárias, mediante pagamento de consulta. No entanto, durante o atendimento, foi submetida a uma situação extremamente abusiva, desrespeitosa e claramente direcionada à sua condição de pessoa idosa.
Sem apresentação prévia clara dos custos, o dentista praticamente obrigou a paciente a realizar dois exames (raio-X e tomografia da arcada dentária), sendo posteriormente informado um valor exorbitante de R$ 6.645,00 apenas pelos exames.
Além disso, a paciente foi submetida a constrangimentos inadmissíveis, com perguntas invasivas sobre sua vida financeira, tais como:
* Se morava de aluguel ou em imóvel próprio;
* Se possuía restrições no nome;
* Se tinha crédito em instituições financeiras.
Na sequência, foi orientada a ir até o banco para obter empréstimo consignado ou folhas de cheque, com o objetivo de viabilizar um suposto tratamento estimado em cerca de R$ 100.000,00 valor completamente incompatível com sua realidade, já que a paciente recebe pouco mais de um salário mínimo mensal.
Após o ocorrido, ao tomar conhecimento da situação por meio de familiares, a paciente solicitou:
* Nota fiscal;
* Recibos;
* Cópia dos documentos assinados na clínica.
Todos os pedidos foram reiteradamente negados.
Para agravar ainda mais a situação, a resposta dada pela clínica foi de que:
* Não forneceriam qualquer comprovante;
* Não devolveriam qualquer valor pago;
* E que a paciente ainda deveria agradecer por não estarem executando a suposta dívida assinada.
Tal conduta é absolutamente inaceitável e pode configurar prática abusiva, violação de direitos do consumidor e exploração de pessoa idosa, contrariando o Código de Defesa do Consumidor e o Estatuto do Idoso.
Diante disso, solicito:
* A imediata emissão de nota fiscal, recibos e cópia integral de todos os documentos assinados;
* A devolução integral do valor de R$ 6.645,00;
* Esclarecimentos formais sobre a conduta adotada pela clínica;
* Serão tomadas as medidas cabíveis, inclusive junto ao Poder Judiciário e aos órgãos competentes, como Procon e Conselho Regional de odontologia.
Quando procurei no reclame aqui, vi que há uma reclamação semelhante a minha e que isso venha a dar coragem e trazer outras pessoas que façam. Na outra reclamação nota se que não foi dado nenhum recibo, nenhuma nota, foi cobrado um valor de 20 mil reais mais alto do que o contratado, uma vez que o dentista não fornece cópia do contrato.
Compartilhe
Resposta da empresa
08/05/2026 às 12:06
Prezados,
A clínica repudia veementemente as alegações apresentadas nesta reclamação, especialmente porque diversas afirmações não correspondem aos fatos efetivamente ocorridos durante o atendimento da paciente Margarete.
A paciente compareceu espontaneamente à clínica para avaliação odontológica apresentando um quadro clínico extremamente complexo, com múltiplas perdas dentárias, doença periodontal severa, comprometimento funcional importante e diversas condições sistêmicas relevantes, circunstâncias estas que exigiam investigação diagnóstica aprofundada e criteriosa.
Como é procedimento padrão em casos dessa complexidade, foi realizado um check-up odontológico inicial, composto por consulta clínica, exames de imagem e demais avaliações diagnósticas necessárias para elaboração responsável de um planejamento individualizado. Trata-se de serviço efetivamente prestado, realizado mediante ciência e autorização da própria paciente.
Em nenhum momento houve qualquer tipo de coação, obrigação ou imposição para contratação de tratamento. Da mesma forma, jamais houve exigência de empréstimos bancários ou qualquer prática abusiva narrada na reclamação.
Importante salientar que quem redigiu esta publicação sequer participou da consulta clínica, não presenciou os fatos e apresenta versões distorcidas, recheadas de conclusões subjetivas e acusações graves sem qualquer comprovação, aparentando clara tentativa de criar constrangimento público para obtenção de vantagem indevida e devolução de valores referentes a serviços diagnósticos já integralmente executados.
Quanto aos documentos mencionados, a clínica possui registros, prontuários, contratos e documentação compatíveis com os procedimentos realizados, todos elaborados dentro das normas legais e éticas aplicáveis à odontologia.
Também é absolutamente inverídica a alegação de ausência de esclarecimentos prévios. Em tratamentos odontológicos complexos, é justamente o check-up inicial que permite definir possibilidades terapêuticas, prognósticos, limitações biológicas e estimativas financeiras futuras, não sendo possível estabelecer planejamento sério e responsável sem a devida etapa diagnóstica.
Por fim, a clínica sempre permaneceu aberta ao diálogo respeitoso e institucional, mas não compactua com acusações ofensivas, distorcidas ou potencialmente difamatórias.
Todas as medidas cabíveis para preservação da honra, reputação profissional e integridade da equipe clínica permanecem devidamente resguardadas.
Atenciosamente,
Réplica do consumidor
18/05/2026 às 22:17
Vamos discutir judicialmente esta questão, senão fica um jogo de versões de ambas as partes. Só o que causa espanto é que não sou só eu que fiz reclamação sobre o modus operandi da citada clínica odontológica. Quem for fazer algum procedimento nesta clínica tente se informar antes sobre as reclamações, ocorrências e ações judiciais pendentes.
Consideração final do consumidor
18/05/2026 às 22:22
Não vou ser difamatório com a clínica que tanto me prejudicou e sabe que usou da minha senilidade a seu favor. Só oriento a quem for fazer algum procedimento na clínica, mesmo que seja uma avaliação, não vá sozinha (caso seja uma pessoa de idade mais avançada) e procure saber dos antecedentes desta clínica.
O problema foi resolvido?

Não resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
0