Arrependimento Oficina do Fraja *****

Reclamação respondida

Respondida

Reclamar dessa empresa

Barueri - SP

28/03/2025 às 10:19

ID: 213337177

Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano

Ver todas Reclamações

Gostaria de compartilhar minha experiência e meu arrependimento em ter adquirido o curso completo da Oficina do Fraja. Dediquei mais de um ano aos estudos, mas não obtive os resultados esperados e, eventualmente optei por seguir em outra direção.

Meu objetivo não é difamar nem influenciar a decisão de ninguém, apenas relatar minha vivência para que cada um possa tirar suas próprias conclusões.

1 Ponto: Expectativas versus realidade
No início, por não ter experiência no mercado e sendo este o meu primeiro curso, acreditei ter encontrado um especialista no assunto. De fato, o Fraja tem uma excelente oratória e grande capacidade de persuasão. Ele menciona ter 44 anos de mercado, e a proposta do curso é baseada em cálculos. Hoje quando ouço a propaganda do curso, fico reflexivo.

Do ponto de vista técnico, o curso apresenta uma fórmula para obter os delta aplicada ao cálculo do "justo", "justíssimo", "pesadelo" e "sonho", que seria o cupom. Além disso, há um cálculo de variação após a primeira PTAX e um ajuste subsequente para um novo "justo", repetindo-se esse processo até o final das PTAX. Também há um cálculo para o "justo" do índice, com suas máximas e mínimas, além de dois cálculos para arbitragem entre Petrobras e Vale.

No entanto esses são basicamente os únicos cálculos abordados. Com uma pesquisa na internet é possível encontrar explicações semelhantes. O que me surpreendeu foi que em 44 anos de mercado, não foi desenvolvido nenhum indicador próprio para os alunos com base nesses cálculos, algo que já vi em outros cursos com valores bem mais acessíveis possuir.

Agora um questionamento: com toda a tecnologia disponível para grandes instituições, faz sentido tentar calcular o mercado manualmente com uma HP, enquanto algoritmos operam em frações de segundo? Quando o cálculo é finalizado o preço já pode ter se deslocado. Além disso, esses cálculos apresentam uma assertividade baixa ao longo do mês. Realmente seriam suficientes para embasar decisões estratégicas?

Por fim, o curso enfatiza a importância de observar os contratos de DIs considerando sua correlação com o dólar, um ponto com o qual concordo hoje. No entanto senti falta de uma curva de juros para análise, algo que já vi em outros cursos. Quando esse ponto é questionado as respostas tendem a ser pouco objetivas. A pergunta que fica é: apenas observar o percentual dos DIs é suficiente para tomar decisões estratégicas no mercado?

Recentemente soube que ele está TENTANDO desenvolver sua própria curva de juros. No entanto a abordagem utilizada parece consistir em adicionar o DI do mês sobre o contrato do dólar, algo que o Tryd já faz por meio de ponderação. Minha impressão é que essa metodologia pode não ser eficaz na maioria dos casos, e qualquer acerto tenderia a ser circunstancial.

2 Ponto: A experiência mencionada
O Fraja menciona ter 44 anos de experiência no mercado financeiro. Considerando que ele teria cerca de 60 anos atualmente, isso indicaria que começou no mercado por volta dos 16 anos.

Em relatos públicos, menciona ter trabalhado como vendedor de suco, engraxate, borracheiro e, posteriormente como office boy no Bradesco antes de ingressar no banco e durante. Minha dúvida é se esse período inicial também é considerado como experiência no mercado financeiro?

Além disso menciona ter atuado no pregão. No entanto vale a pena pesquisar qual era exatamente a função de um operador de pregão: ele recebe e executa ordens, mas isso não significa necessariamente que compreenda toda a estratégia por trás das operações.

Há também menção a passagens pela tesouraria, mas sem detalhes sobre a função desempenhada. Pode ter sido um cargo administrativo ou de apoio, o que não necessariamente envolveria decisões estratégicas.

Com o tempo algumas inconsistências ou dúvidas acabam surgindo, e certos pontos não parecem se encaixar completamente.

3 Ponto: A Comunidade no Discord
A comunidade no Discord foi apresentada como um diferencial, com a promessa de que o Fraja estaria disponível para tirar dúvidas e compartilhar sua visão do mercado ao longo das manhãs. No entanto, minha experiência foi diferente do que esperava.

Ao fazer perguntas mais simples, o Fraja às vezes respondia, assim passava a impressão de participação ativa. Porém quando a dúvida envolve um tema mais complexo, ele simplesmente desaparecia e seu auxiliar, Kaliu menciona que ele estava ausente naquele momento. Em algumas situações a resposta recebida foi que se tratava de um assunto avançado e que só seria abordado em treinamentos presenciais, o que exigiria um pagamento adicional.

No geral, a dinâmica da comunidade faz com que os próprios alunos tentem se ajudar, com a participação de alguns veteranos que pelo que soube, não pagam para acessar o Discord. O ambiente também acaba servindo para conversas focadas em outros temas, como comida, futebol, política, carros, etc.

Nos últimos tempos percebi relatos de que alguns veteranos foram removidos da comunidade após criarem uma sala paralela para ajudar os alunos. Há também comentários sobre o desenvolvimento de uma curva de juros que se mostrou bastante eficaz, o que teria gerado desconforto para o Fraja.

Outro ponto mencionado por alguns participantes é que questionamentos sobre a falta de suporte prometido podem resultar na remoção da comunidade. Já ouvi relatos de alunos que foram desligados após pedirem esclarecimentos sobre o suporte desejado.

Com relação aos resultados dos alunos, há opiniões diversas. Pelo que percebi, a maioria encontra dificuldades em obter retornos consistentes apenas com base no conteúdo do curso.


4 Ponto: Estrutura do Curso
O curso é dividido em parte teórica e prática. A parte teórica pode ser útil para quem está começando, e eu daria uma nota 8 nesse aspecto, apesar de considerar o conteúdo um pouco superficial.

Já a parte prática foi uma experiência frustrante para mim. O método de ensino me pareceu confuso e repetitivo, com operações sendo feitas sobre replays de mercado e, em alguns momentos sobre replays de replays. Isso me levou a questionar quando de fato o Fraja opera no mercado real. Conheço outros mentores que, em aulas práticas operam ao vivona real para demonstrar seus métodos e transmitir mais confiança aos alunos.

Além disso, notei que no simulador o Fraja geralmente inicia com 10 contratos e caso tenha prejuízo aumenta para 20, 30 contratos, facilitando a recuperação da perda. No entanto essa abordagem não representa a realidade de quem está começando no mercado e precisa gerenciar o risco de forma mais conservadora.

Os principais indicadores utilizados no curso são:
MACD (9,21,9)
Média móvel de 7 períodos
SAR Parabólico
Bandas de Bollinger (período 10)
HILO
VWAP
Pontos Pivot
WWV

Após analisar e estudar a fundo esses indicadores, tive a percepção de que apesar de o curso afirmar ter uma base matemática, na prática ele se resume a conceitos tradicionais de análise técnica. Com exceção de um indicador, todos os demais se baseiam em dados passados para tentar projetar o futuro o que em operações de curto prazo, pode ter suas limitações.

Outros Aspectos
Um detalhe importante, nos primeiros 7 dias após a inscrição, o acesso ao conteúdo do curso é limitado ao primeiro módulo, que na minha opinião não traz informações particularmente relevantes. Isso me fez questionar por que não liberar todo o conteúdo de uma vez, permitindo que o aluno avalie melhor o material desde o início, ou a desculpa seria cópia, se for isso poderia copiar depois.

No curso que participo atualmente tive acesso imediato a todos os módulos, o que me passou uma sensação maior de transparência e credibilidade. O mentor desse curso está sempre disponível, compartilha a tela, explica suas posições e responde às dúvidas da turma antes de entrar em operações.

No caso do Fraja há um grande volume de linhas na tela devido à quantidade de indicadores utilizados. Isso cria um ambiente onde tudo parece ser uma possibilidade, sem algo realmente concreto ou previsível.

5 Ponto: Mentoria Dois amigos meus participaram da mentoria e ao perguntá-los sobre a experiência, relataram que não perceberam nada realmente novo em relação ao curso. A impressão deles foi de que o conteúdo era em grande parte, uma repetição do que já havia sido ensinado.

Perguntei se havia operações no mercado real durante a mentoria, e a resposta foi que todas as atividades eram feitas no simulador. Quanto a questões mais avançadas como sobre a curva de juros, eles mencionaram que as respostas foram vagas e pouco esclarecedoras.


Na mentoria realizada em 17/03/25, me passaram que houve um episódio curioso envolvendo um dos participantes chamado Hosana, este que normalmente aparece apenas nas mentorias e tem pouca participação no Discord. Nesse dia ele realizou uma operação na abertura que ia contra a de outro integrante da mentoria, este em questão é integrante daquela sala mencionada anteriormente e utilizava a curva de juros como referência. Enquanto Hosana afirmava que o preço iria para um sentido, o outro participante sustentava o oposto. No fim a operação desse outro participante foi bem-sucedida.

Após esse episódio o Fraja teria demonstrado desconforto, mas seguiu com a mentoria normalmente. No entanto na quarta-feira seguinte, as pessoas envolvidas nessa situação foram removidas do grupo do Discord.

Hosana é apresentado como um dos primeiros alunos e um "exemplo de sucesso", mas até o momento não encontrei comprovações objetivas sobre isso.

6 Ponto: Institucional Fraja afirma que ainda atua no mercado institucional. Por isso decidi investigar melhor essa informação.

Comecei pesquisando no site BANCODATA por informações como índice de Basileia, lucro/prejuízo e outros dados financeiros da GWM Investments, mas não encontrei registros dessa empresa lá.

No site da GWM observei no rodapé a menção ao BTG Pactual. Pesquisando mais sobre essa relação verifiquei que a GWM atua como agente autônomo de investimentos. Ou seja, sua função é captar clientes e direcioná-los para o BTG, recebendo comissões pelos investimentos realizados. Assim sendo, não é institucional. Basicamente um escritório de corretagem

Além disso, pessoas que já visitaram o escritório relataram que ele é relativamente pequeno, contendo recepção e uma sala de reuniões, e um ambiente para os colaboradores.

Sobre a atuação direta no mercado em conta real para quem visitou seu escritório, falaram que somente simulador também.

Por fim, ao pesquisar o CNPJ da GWM e seu quadro societário, percebi que várias pessoas estão registradas como sócias, incluindo um parente próximo de Fraja, mas o nome dele não aparece oficialmente como sócio. Isso me chamou atenção.

7 Ponto: Contador de Histórias O destino às vezes manda sinais mas pode ser difícil interpretá-los. Tenho até hoje gravado o momento da abertura do curso dele na minha turma. Durante essa abertura alguns participantes pediram comprovação da performance dele no mercado. A resposta foi que sua "prova" eram os testemunhos de alguns aluno, um grupo pequeno que olhando em retrospecto, parecia ter segundas intenções para favorecer os testemunhos.

Mas o que mais me marcou foi quando ele disse: "Querem prova? Tá aqui o certificado do meu avião!

Curioso fui pesquisar depois de um tempo e constatei que o avião não estava registrado no nome dele. Mais tarde, tive a oportunidade de questioná-lo sobre isso no Discord, e sua resposta foi: "No passado, eu tinha.

Outra coisa que sempre me chamou atenção foi a mudança de postura ao longo do tempo. No passado ele criticava pessoas que faziam vídeos dentro de carros para vender cursos, mostrando casas luxuosas e ostentação. No entanto hoje ele próprio faz vídeos nesse formato, e com bastante edição. Quem entende um pouco do assunto percebe os cortes e ajustes.

No fim ele realmente parece acreditar que é uma referência no mercado?

8 Ponto: Testemunhos Na época em que fiz o curso fiquei impressionado com os testemunhos positivos dos alunos. No entanto com o passar dos meses, nem eu nem a maioria do grupo conseguimos alcançar a consistência esperada, o que me levou a investigar mais a fundo.

Peguei os nomes das pessoas que haviam dado depoimentos no YouTube e nomes de ex alunos no próprio Discord e busquei seus perfis no Instagram. Visto que muitos desses alunos mais antigos não estavam mais na comunidade.

Conversei com alguns que deram estes testemunhos no passado, e todos descreveram um padrão semelhante:
Antes de abrir uma nova turma, ele perguntava para alguns alunos se podiam dar depoimentos da última turma aberta, que ainda estava no período de estudo intenso
Geralmente escolhia pessoas mais falantes e participativas.
Muitos não se sentiam à vontade para recusar, já que o suporte já era limitado e dizer "não" poderia ser desconfortável e prejudicial.
Nos vídeos, boa parte do que a pessoa falava era cortada, deixando apenas os trechos que favoreciam a divulgação do curso.

Outro ponto que me chamou atenção: o Discord tem uma anuidade de R$ *****. Se a proposta dele fosse tão forte no mercado institucional e realmente ajudasse os alunos, era de se esperar que a sala estivesse sempre cheia.

Ele já está na 15 turma. Se de forma conservadora, cada turma teve 200 alunos, seriam pelo menos 3.000 alunos no total. Mesmo cortando esse número pela metade, ainda assim haveria um grupo considerável. No entanto, atualmente há menos de 250 ativos (talvez um pouco mais), e ninguém renova.

Falando com ex-alunos ainda, muitos já migraram para outras estratégias e avaliam o curso de forma negativa. No final do ano, houve até uma "Black Friday" para a renovação do Discord, tentando trazer mais pessoas.

Fica difícil, não é mesmo?

9 Ponto: Pesquisa Para concluir, decidi aprofundar um pouco mais minha pesquisa. Se você buscar o nome completo dele no Google dentro de aspas: "*****", encontrará algumas informações que podem ser surpreendentes. Não confirmei o CPF, mas caso as informações batam, a história se torna interessante.

Não estou esperando ser reembolsado pelo curso, mas gostaria de deixar registrada a minha experiência. Para mim foi um dinheiro mal investido.

Hoje com uma pesquisa mais detalhada, é possível encontrar o curso dele por cerca de R$ 80, e possui a maioria das aulas, praticamente 80% do conteúdo está disponível, com algumas exceções as aulas práticas, que como mencionei anteriormente, são apenas replay de replay muitas das vezes.

Por esse preço até pode ser interessante para quem deseja conhecer a teoria.

Isenção de Responsabilidade: Este texto reflete apenas minhas experiências pessoais e não deve ser interpretado como aconselhamento profissional ou legal. Não me responsabilizo por quaisquer danos, diretos ou indiretos decorrentes do uso ou interpretação deste conteúdo. A aplicação de qualquer aprendizado contido neste texto é de total responsabilidade do leitor.

Compartilhe

Resposta da empresa

14/10/2025 às 18:53

Prezados,

A Oficina do Trader vem, respeitosamente, apresentar resposta à manifestação do consumidor, reafirmando seu compromisso com a transparência, boa-fé e pleno cumprimento contratual, em conformidade com o Código de Defesa do Consumidor (Lei n 8.*******/*******).

1 Natureza Educacional do Serviço
A Oficina do Trader é uma empresa de educação financeira e profissional, cuja atividade consiste exclusivamente na prestação de serviços educacionais e de capacitação técnica, não se tratando de consultoria de investimentos, gestão de recursos de terceiros ou promessa de rentabilidade.
O contrato firmado pelo aluno deixa expressamente claro que:

O curso tem caráter educacional;

Os resultados obtidos dependem do desempenho individual e prática de mercado do aluno;

A Oficina do Trader não se responsabiliza por ganhos ou perdas em operações realizadas pelos alunos.

2 Cumprimento Contratual e Disponibilização do Conteúdo
Todo o conteúdo contratado foi integralmente disponibilizado, dentro dos prazos e condições estabelecidas.
O curso compreende módulos teóricos e práticos, aulas gravadas e suporte via comunidade online (Discord), conforme previsto em contrato e descrito na oferta pública.

3 Direito de Arrependimento e Prazos Legais
Nos termos do art. 49 do CDC, o consumidor possui prazo de 7 dias corridos para exercer o direito de arrependimento, contados da data da compra ou do recebimento do acesso ao curso.
Decorrido esse prazo, o serviço é considerado prestado e ativado, sendo inaplicável a devolução integral, salvo defeito comprovado no produto (art. 26 e 35 do CDC), o que não ocorreu neste caso.

4 Esclarecimentos sobre a Metodologia
A metodologia aplicada pelo educador Roney Albert (Fraja) é resultado de mais de quatro décadas de atuação no mercado financeiro, incluindo passagens por instituições como Banco Paulista, Bradesco e BM&F.
Os conceitos de curvas de juros, cálculo de *******, derivativos e leitura institucional são apresentados em formato didático, conforme padrão educacional reconhecido e respaldado por bibliografia técnica.

5 Sobre a Comunidade e Suporte
O ambiente de comunidade (Discord) é um espaço adicional de interação, e não parte essencial do contrato. Seu acesso segue regras internas de conduta, sendo suspenso apenas em casos de comportamento inadequado, quebra de sigilo ou desrespeito a outros participantes, conforme previsto no regulamento aceito no ato da inscrição.

6 Responsabilidade e Comunicação
Reafirmamos que a Oficina do Trader atua dentro dos limites legais, éticos e contratuais, zelando pela boa-fé objetiva (art. ******* do Código Civil) e pelo respeito ao consumidor.
Colocamo-nos à disposição para esclarecimentos e solução direta, de forma amigável, pelo e-mail oficial:
*******

7 Conclusão
A empresa reitera que não houve descumprimento contratual, não existe promessa de resultados, e todo o conteúdo contratado foi devidamente entregue.
Eventuais percepções pessoais de insatisfação não configuram vício do serviço, conforme entendimento consolidado do STJ (REsp 1.*******.*******/SP, entre outros).

A Oficina do Trader segue à disposição para conciliar e resolver eventuais pendências, reafirmando seu compromisso com o ensino técnico e com a ética profissional.

Atenciosamente,
Equipe Jurídica Oficina do Trader