Reclamação não resolvidaNão resolvido

Vendedor se recusando em cumprir a oferta.

Olist
Formiga - MG
05/07/2022 às 11:29
ID: 146232701
Status da reclamação:
Reclamação não resolvidaNão resolvido

Comprei na OLIST-SP pelo site do EXTRA, no dia 09/06/22 um SEMI CASE SAX TENOR SOLID SOUND de presente de aniversário com prazo para entrega até 22/06/22, no dia da previsão de entrega entrei em contato no EXTRA reclamando do atraso, logo em seguida cancelaram a minha compra alegando ocorreu um imprevisto. (EXTRA pedido 330233094 protocolo da reclamação 220620-031971).
Como havia prometido dar esse item como presente tornei a fazer a compra no OLIST-SP dia 22/06/22 agora pelo site CASAS BAHIA com prazo de entrega até o dia 30/06/22. Porém até o presente momento não emitiram nem a nota fiscal do item em questão. (CASAS BAHIA pedido 332292288)
O Código de Defesa do Consumidor, no artigo 35, determina que caso o vendedor se recuse a cumprir a oferta, o consumidor pode exigir o cumprimento forçado, aceitar outro produto ou serviço equivalente, ou desistir da compra, com a devolução total do valor pago, ( acrescidos de eventuais perdas ou prejuízos. )

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Resposta da empresa

07/07/2022 às 16:23

Oi, Davi!
Lamentamos pela sua experiência conosco!

O Olist é uma loja formada por milhares de outros lojistas espalhados pelo Brasil, que atuam como centros de distribuição por todo o país.

Na prática, funcionamos assim: a cada venda realizada, o lojista parceiro que tem o produto em estoque recebe o pedido, emite a Nota Fiscal Eletrônica e prepara a embalagem para enviá-la ao consumidor, mas infelizmente o lojista responsável por efetuar o envio do seu pedido teve um imprevisto e não conseguiu realizá-lo. Devido a ocorrência, o cancelamento e devolução do seu pagamento foi autorizado.

Por sermos uma loja composta por milhares de lojistas espalhados por todo país, nosso sistema funciona como uma fila de anúncios, priorizando sempre o lojista que tem o menor preço e está localizado geograficamente mais perto de você para que tenha um menor valor de frete, porém quando este que está em prioridade tem seu estoque zerado, o próximo da fila, que possui o mesmo produto, é anunciado, mas com o preço estipulado por este novo lojista, gerando muitas vezes o aumento do valor do produto, como também do frete.

Sentimos muito pelo transtorno e esperamos em uma próxima oportunidade oferecer o serviço e atendimento que tanto prezamos.

Agradecemos sua compreensão!
Abraços, Equipe Olist.

Réplica do consumidor

07/07/2022 às 16:48

Senhores de cordo com o Código de Defesa do Consumidor - Lei n 8.078, de 11 de setembro de 1990

Art. 35. Se o fornecedor de produtos ou serviços recusar cumprimento à oferta, apresentação ou publicidade, o consumidor poderá, alternativamente e à sua livre escolha:

I - exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade;

II - aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente;

III - rescindir o contrato, com direito à restituição de quantia eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, e a perdas e danos.

Réplica do consumidor

07/07/2022 às 16:52

Senhores estou aguardando esse CASE desde a primeira compra em que vocês cancelaram no dia 22 de junho a segunda compra a previsão de entrega seria no dia 30 de julho. Isso é um desrespeito ao consumidor. Será que serei forcado a procurar o PROCON.

Consideração final do consumidor

12/07/2022 às 15:20

Tive o contato de uma atendente Aline da OLIST-SP e deram a opção de requerer o produto ou cancelar a compra e eu optei em ter o produto, depois disso estou aguardando a resposta porem sem resultado.

O problema foi resolvido?
Reclamação não resolvidaNão resolvido
Voltaria a fazer negócio?
Não
Nota do atendimento
1

Consideração final da empresa

12/07/2022 às 15:26

Oi, Davi!

Lamentamos pela sua experiência conosco!

O Olist é uma loja formada por milhares de outros lojistas espalhados pelo Brasil, que atuam como centros de distribuição por todo o país.

Na prática, funcionamos assim: a cada venda realizada, o lojista parceiro que tem o produto em estoque recebe o pedido, emite a Nota Fiscal Eletrônica e prepara a embalagem para enviá-la ao consumidor, mas infelizmente o lojista responsável por efetuar o envio do seu pedido teve um imprevisto e não conseguiu realizá-lo. Devido a ocorrência, o cancelamento e devolução do seu pagamento foi autorizado.


Por sermos uma loja composta por milhares de lojistas espalhados por todo país, nosso sistema funciona como uma fila de anúncios, priorizando sempre o lojista que tem o menor preço e está localizado geograficamente mais perto de você para que tenha um menor valor de frete, porém quando este que está em prioridade tem seu estoque zerado, o próximo da fila, que possui o mesmo produto, é anunciado, mas com o preço estipulado por este novo lojista, gerando muitas vezes o aumento do valor do produto, como também do frete.

Sentimos muito pelo transtorno e esperamos em uma próxima oportunidade oferecer o serviço e atendimento que tanto prezamos.

Agradecemos sua compreensão!

Abraços, Equipe Olist.

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