ALERTA CONTADORES! SISTEMA ONE FLOW NÃO TEM BACKUP! E PERDA DE LANÇAMENTOS SEGUNDA VEZ!

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Reclamar dessa empresa

Belo Horizonte - MG

13/01/2026 às 18:50

ID: 237579543

Perdi lançamentos contábeis pela segunda vez no sistema OneFlow! Um processo muito perigoso e a partir daí o suporte roda roda gasta tempo e diz que NÃO TEM JEITO QUE TEMOS QUE DIGITAR NOVAMENTE com a maior tranquilidade. Balanço pronto e estamos refazendo, um verdadeiro atraso de vida! E o pior também falam na maior tranquilidade que NÃO TÊM O BACKUP! UM VERDADEIRO ABSURDO. Contadores tenham muitoooo cuidado com seus dados, se perder por qualquer motivo NÃO TÊM BACKUP. LAMENTÁVEL!

Compartilhe

Resposta da empresa

15/01/2026 às 09:59

Gilsian, bom dia!
Após a análise do registro apresentado, consideramos necessário prestar alguns esclarecimentos.

1. Supostos lançamentos perdidos
Conforme informado por nossos canais internos de atendimento, o ocorrido neste caso foi o seguinte:

O sistema possui uma rotina de importação de extratos bancários que gera lançamentos contábeis de forma automática. Após a importação do extrato, o sistema realiza a conciliação automática, relacionando os registros do extrato aos lançamentos existentes na conta bancária contábil. Caso algum registro constante no extrato não exista na contabilidade, o sistema cria automaticamente o respectivo lançamento para que a conciliação possa ser concluída.

Neste caso específico, o usuário realizou a conciliação manual de alguns lançamentos que ainda não existiam na contabilidade. Para isso, foi criado um lançamento manual, posteriormente vinculado ao respectivo registro do extrato, com o objetivo de manter a conta conciliada.

A funcionalidade de conciliação automática dispõe de uma rotina de reprocessamento, utilizada quando o extrato bancário importado inicialmente não está completo e há a necessidade de importar um novo arquivo. Ao acionar essa rotina, o sistema desfaz a conciliação automática para que, na nova importação, todo o processo seja reexecutado.

Nesse processo, os lançamentos conciliados manualmente também são removidos. Esse comportamento não se trata de um erro, mas de uma funcionalidade prevista, justamente para garantir que, no reprocessamento, todo o cenário seja reavaliado de forma íntegra.

Dessa forma, não houve perda de lançamentos, mas sim a remoção de registros em decorrência da execução da rotina de reprocessamento mencionada acima. Ressaltamos que, quando o caso foi reportado ao nosso time técnico, esse comportamento foi devidamente explicado, bem como esclarecido que não se tratava de perda de dados.

2. Sobre a questão de backup

A informação apresentada na reclamação, quanto à inexistência de backup, não procede.
O OneFlow é um sistema web, com toda a aplicação hospedada em servidores na nuvem, os quais contam com espelhamento automático. Isso garante que, em caso de qualquer instabilidade no servidor principal, os serviços sejam restabelecidos de forma imediata a partir dos servidores espelhados.

No entanto, é importante esclarecer que, caso o usuário execute processamentos que resultem na remoção de registros, esses dados não poderão ser restaurados, uma vez que, após a ação do usuário, as informações são imediatamente atualizadas nos servidores, deixando de existir nos ambientes de produção. Essa orientação também foi comunicada por meio de nossos canais internos de atendimento.

Reforçamos nosso compromisso em prestar todo o suporte necessário e em manter uma comunicação clara e transparente com nossos clientes.

Atenciosamente,
Time OneFlow

Réplica do consumidor

19/01/2026 às 15:56

Nesse processo, os lançamentos conciliados manualmente também são removidos. Esse comportamento não se trata de um erro, mas de uma funcionalidade prevista, justamente para garantir que, no reprocessamento, todo o cenário seja reavaliado de forma íntegra. // ENTENDO ESTE COMPORTAMENTO COMO IMPRUDENTE E DÁ PRIMEIRA VEZ DO OCORRIDO, O SR. ***** NOS DISSE QUE IRIA TOMAR PROVIDÊNCIAS PARA ISTO NÃO OCORRESSE MAIS. MAS QUE BOM QUE ACHAM NORMAL APAGAR UMA GRANDE QUANTIDADE DE LANÇAMENTOS SEM NEM AVISO.

Dessa forma, não houve perda de lançamentos, mas sim a remoção de registros em decorrência da execução da rotina de reprocessamento mencionada acima. Ressaltamos que, quando o caso foi reportado ao nosso time técnico, esse comportamento foi devidamente explicado, bem como esclarecido que não se tratava de perda de dados. // NOME MUITO BONITO, MAS O FATO É QUE TIVEMOS QUE REDIGITAR TUDO. FOI EXPLICADO QUE OS LANÇAMENTOS "JÁ ERA" E QUE TERÍAMOS QUE REDIGITAR MANUALMENTE.


2. Sobre a questão de backup

A informação apresentada na reclamação, quanto à inexistência de backup, não procede.
O OneFlow é um sistema web, com toda a aplicação hospedada em servidores na nuvem, os quais contam com espelhamento automático. Isso garante que, em caso de qualquer instabilidade no servidor principal, os serviços sejam restabelecidos de forma imediata a partir dos servidores espelhados.

No entanto, é importante esclarecer que, caso o usuário execute processamentos que resultem na remoção de registros, esses dados não poderão ser restaurados, uma vez que, após a ação do usuário, as informações são imediatamente atualizadas nos servidores, deixando de existir nos ambientes de produção. Essa orientação também foi comunicada por meio de nossos canais internos de atendimento.

AGORA A VERDADE: VOCÊS SEMPRE ENCONTRA MUITAS PALAVRAS PARA O QUE É SIMPLES. SE O SISTEMA PERDE LANÇAMENTOS, OU TEM OS LANÇAMENTOS, REMOVIDOS, EXCLUÍDOS OU QUALQUER OUTRO NOME, SE TÊM BACKUP, É PRECISO HAVER UMA FORMA SIMPLES DE RESTAURAR. ASSIM DEVE SER. A RESPOSTA QUE ME DERAL É QUE O SISTEMA SÓ TEM BACKUP DA BASE INTEIRA DO ESCRITÓRIO E NÃO BACKUP SEPARADO POR EMPRESA, POR MÊS, OU ATÉ MESMO DIÁRIO, SEMANAL, COMO SERIA O CERTO. POIS SE VC SOBREPÕEM A BASE PARA QUE VAI SERVI O BACKUP. FATO É QUE NÃO TÊM BACKUP E POR ISTO NÃO O DISPONIBILIZARAM PARA MIM, FATO QUE FEZ COM QUE EU TIVESSE QUE REDIGITAR TODOS OS LANÇAMENTOS. PRECISAM CORRIGIR ESTA SITUAÇÃO URGENTE.

Reforçamos nosso compromisso em prestar todo o suporte necessário e em manter uma comunicação clara e transparente com nossos clientes.

Consideração final do consumidor

02/03/2026 às 11:30

Não foi dado solução, tivemos que redigitar tudo na mão, assim como outras situações! Sistema não está pronto para trabalhar!

O problema foi resolvido?

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

0