Unimed protestou nome no SPC após cancelamento de plano há mais de 1 ano.

Reclamação em réplica

Em réplica

Reclamar dessa empresa

Belo Horizonte - MG

19/08/2026 às 16:43

ID: 254567045

Boa tarde.

Cancelei o meu plano tem mais de 1 ano, quando fiz o cancelamento estava com boleto do mês pago tudo certinho.

Hoje fui tentar fazer uma comprar de alto valor no credito e falaram que meu nome estava sujo. Fui conferir e vi que a unimed protestou o meu nome no SPC. Venho diante dessa mensagem solicitar a exclusão dessa cobrança pois está errado isso. Aguardo o retorno pois pretendo procurar os meus direitos.

Compartilhe

Resposta da empresa

24/08/2026 às 08:34

Prezado Sr. Gustavo, bom dia!

Em atenção ao seu e-mail, gostaríamos de esclarecer que a Open Credit Cobrança e Assessoria LTDA é uma empresa terceirizada contratada pela Unimed BH, atuando exclusivamente no processo de negociação extrajudicial de débitos que nos são encaminhados pela própria credora.

Dessa forma, a Open Credit não possui autonomia para realizar análises, validações ou baixas de pagamentos no sistema da Unimed BH, tampouco para alterar informações relativas à origem, composição ou exigibilidade dos débitos. Da mesma forma, esclarecemos que a Open Credit não realiza inclusões ou exclusões de apontamentos junto aos órgãos de proteção ao crédito, tais como Serasa e SCPC.

Eventuais registros de inadimplência relacionados a débitos da Unimed BH são realizados e administrados diretamente pela própria Unimed BH, na condição de credora. Consequentemente, a eventual exclusão, baixa ou correção de apontamentos nos órgãos de proteção ao crédito, quando devida, também compete diretamente à Unimed BH, não estando sob responsabilidade ou ingerência da Open Credit.

No que se refere ao comprovante de pagamento mencionado em sua reclamação, esclarecemos que, caso o pagamento apresentado esteja relacionado aos débitos atualmente encaminhados para cobrança, a documentação poderá ser encaminhada à Unimed BH para análise e validação. Entretanto, a confirmação da efetiva vinculação do pagamento aos títulos, bem como a respectiva baixa financeira e eventual regularização ou exclusão de apontamentos, dependem de análise e providências da própria credora.

Para solicitação de detalhamento do débito, identificação dos títulos, segunda via de contrato, esclarecimentos sobre pagamentos, registro formal de contestação ou demais informações relacionadas à origem e composição da dívida, orientamos que entre em contato diretamente com a Unimed BH, por meio do canal de atendimento Unidisk, telefone 0800 030 30 03, que possui competência para realizar a análise e prestar os esclarecimentos pertinentes.

Reforçamos que a Open Credit permanece à disposição para auxiliá-lo no que estiver dentro de sua esfera de atuação, especialmente quanto à negociação extrajudicial de eventual débito que esteja sob nossa gestão. No entanto, questões relacionadas à contestação da origem ou exigibilidade do débito, validação definitiva de pagamentos, baixa financeira e inclusão ou exclusão de registros nos órgãos de proteção ao crédito devem ser tratadas diretamente com a Unimed BH, responsável pela gestão e administração do débito na condição de credora.

Atenciosamente,
Equipe Open Credit.

Réplica do consumidor

24/08/2026 às 09:17

Bom dia.

Contratei o plano da Unimed em maio de 2024. Fiz o cancelamento em julho de 2025, ou seja, 14 meses após o início do contrato. Quando fiz o cancelamento à atendente me enviou a cobrança daquele mês e fiz o pagamento. Agora, para minha supressa vi que meu nome está sujo por um valor de R$ 210,00 reais. Venho ressaltar que fui comprar um veículo e não consegui finalizar a compra por essa dívida. Agora vocês estão em cobrando 3 faturas? Vocês estão agindo de má fé. Já contatei o meu advogado e vou entrar com um processo nas pequenas causas. Não tenho que pagar isso e não vou pagar. Já que vocês não querem excluir a cobrança indevida não tenho outra saída a não ser procurar os meus direitos.