Plano de saúde nega autorização de cirurgia para criança com TEA, causando angústia e preocupação à mãe.

Respondida
Rio de Janeiro - RJ
02/06/2026 às 20:55
ID: 250393319
Venho, por meio desta, manifestar minha profunda insatisfação com o atendimento prestado pelo plano de saúde.
Sou mãe de uma criança de 7 anos, diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que possui indicação médica para realização de cirurgia de fimose. Desde que recebi a solicitação médica, venho tentando insistentemente obter a autorização do procedimento, entrando em contato pelos canais telefônicos e pelo SAC do plano de saúde.
No entanto, até o presente momento, não obtive qualquer resposta ou solução para o caso. As tentativas de contato têm sido frustradas, sem retorno adequado, deixando meu filho sem acesso ao tratamento necessário.
Ressalto que todas as mensalidades do plano de saúde estão devidamente pagas, e mesmo cumprindo minhas obrigações contratuais, não consigo utilizar os serviços contratados de forma efetiva. A demora na autorização está causando grande preocupação, angústia e prejuízo ao bem-estar do meu filho, que necessita do procedimento para sua saúde e qualidade de vida.
Diante dessa situação, solicito providências urgentes para a autorização da cirurgia, bem como uma resposta formal sobre os motivos da demora. Caso o problema não seja solucionado em prazo razoável, tomarei as medidas cabíveis junto aos órgãos de defesa do consumidor e demais autoridades competentes.
Compartilhe
Resposta da empresa
03/06/2026 às 09:54
Bom dia Sr Ana,
Verificamos que o nosso canal de Ouvidoria realizou contato para melhor entendimento.
Foi informado o fluxo correto para o envio do pedido médico pelo canal de whatsapp da Operadora e o prazo para análise de seu pedido.
O propósito da Operadora OPLAN é oferecer um atendimento de qualidade, com segurança, empatia e excelência.
Seu contato é muito importante, para o aperfeiçoamento e melhoria dos serviços prestados.
Agradecemos pelo registro de sua manifestação e aguardamos sua avaliação sobre este atendimento.
Att.
OPLAN SAÚDE.