Problemas com fotos de formatura: Atendimento ruim, cobranças indevidas, falta de clareza e intimidação

Reclamação em réplica

Em réplica

Reclamar dessa empresa

Salvador - BA

02/12/2025 às 18:49

ID: 233522539

Contratei a empresa para realizar as fotos da minha formatura e desde o início venho enfrentando diversos problemas.

Nas fotos externas, o fotógrafo demonstrou impaciência, grosseria e total falta de preparo, gerando desconforto em um momento que deveria ser especial.
No estúdio, recebemos uma avalanche de informações confusas, cobranças extras e até a exigência de pagamento apenas para ter acesso às fotos no site algo que não foi informado claramente no início. Nossas fotos só serão disponibilizadas depois da solenidade, antes disso teríamos que pagar pagar pelas fotos.

Além disso, a empresa não permite que o formando leve seu próprio fotógrafo, obrigando o aluno a contratar exclusivamente os serviços deles, mesmo quando o atendimento é insatisfatório. Isso limita totalmente o direito de escolha do consumidor e configura prática abusiva, já que o aluno fica preso ao serviço deles, mesmo descontente.

O caso mais grave aconteceu após eu postar nos meus stories relatando minha insatisfação. Um funcionário jurídico da empresa me ligou me intimidando, afirmando que eu deveria postar uma nota dizendo que tudo foi um mal-entendido e que, caso contrário, eu poderia pegar até dois anos de prisão. Depois me enviou várias mensagens me intimidando.
Essa ameaça foi completamente indevida e me causou constrangimento. Reclamar de um serviço é um direito básico garantido pelo Código de Defesa do Consumidor.

Compartilhe

Resposta da empresa

03/12/2025 às 10:30

Bom dia, Sra. Maiara Goés.
Entendemos que às vezes é difícil compreender muitas informações, mas como somos uma empresa que trabalha com clrezaq, temos de informar todas as etapas do seu processo coletivo de solenidade.
Como já lhe explicamos por telefone, após sua publicacão equivocada, não fazemos cobrnaças extras de fotos. Tudo está em orçamento e contrato. No caso a que a senhora se refere já lhe demostramos que a senhora pagou apenas pelo pacote de fotos da SOLENIDADE, como está DESCRITO

Réplica da empresa

03/12/2025 às 12:11

Olá, Sra. Maiara.

Esclarecemos que todos os serviços, regras e valores referentes ao seu pacote, incluindo fotos da solenidade, fotos de convite e opções adicionais, foram apresentados previamente à turma em orçamento e contrato, documentos aprovados coletivamente, justo e contratdo entre as partes. Não realizamos cobranças fora do que foi acordado.

Conforme registrado, a senhora adquiriu o pacote de fotos da solenidade, e as fotos de convite também estão incluídas no orçamento da turma. Qualquer serviço fotográfico além desses dois pacotes é opcional, não sendo gratuito nem obrigatório. Conforme informado por telefone, não há cobrança neste momento para escolha on-line, visto que esse adicional está incluso no pacote de fotos para convites.

Sobre as fotos externas, informamos que nossa equipe esteve no local no horário previamente agendado. Todas as orientações sobre pontualidade foram repassadas nas reuniões anteriores, justamente para garantir o melhor resultado para todos os formandos. O atraso na chegada comprometeu o tempo disponível para a sessão e as condições de iluminação no momento da captura.

Quanto às regras de cobertura fotográfica, a não permissão de fotógrafos externos está prevista devido ao formato coletivo da solenidade. Essa medida garante o cumprimento do roteiro, a organização da operação e a atuação de uma equipe treinada que já conhece os procedimentos, o espaço e o padrão técnico necessário para atender toda a turma de forma adequada.

Em relação ao contato anterior, reforçamos que o objetivo foi esclarecer informações divergentes, que não estão em conformidade com nossas práticas. Atuamos com transparência há 39 anos e prezamos pela veracidade do que é pactuado formalmente com os formandos, sempre em conformidade com o Código de Defesa do Consumidor.

Permanecemos à disposição para revisar qualquer ponto individualmente e prestar os esclarecimentos necessários por meio de nossos canais oficiais de atendimento.


Atenciosamente,
Equipe Orttis Eventos

Réplica do consumidor

03/12/2025 às 23:31

É sobre seu funcionário me intimidando? Me perturbado por mensagem, me ameaçando por ligação, pedindo pra eu apagar a minha publicação e querendo me obrigar a postar uma nota sendo que não estou satisfeita com o serviços, não [Editado pelo Reclame Aqui] com as taxas abusivas de vocês. E os Studio de vocês que um dos equipamentos caiu bem na hora da minhas foros por pouco não causou um acidente, tudo mal colocado e soltando. E seu funcionário ainda bem me ameaçar dizendo que seria presa, estão achando que estão lidando com quem? Sei os meu direito. Intimidação é [Editado pelo Reclame Aqui]! Para uma empresa que tem 39 anos no mercado, não sabe como lidar com os clientes.

Réplica da empresa

04/12/2025 às 15:29

Prezada Sra. Maiara,

Ao receber sua manifestação, revisamos cada ponto que nos apresentou, comparando-os com o que foi contratado e orçado com o objetivo de garantir que todas as informações estejam claras para a senhora. Ressaltamos ainda a importância de que a comunicação pública reflita os termos acordados, a fim de manter a transparência e a integridade de todas as informações.

Além disso, aproveitamos para informar que a nossa ouvidoria é um canal apropriado e dedicado a mediar e resolver situações como essa, e será um prazer lhe ajudar através dele caso precise no futuro.

Atenciosamente
Equipe Orttis