Óculos com grau incorreto e falta de solução adequada na loja.

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Reclamar dessa empresa

Jundiaí - SP

20/01/2026 às 15:23

ID: 238265799

Adquiri, há cerca de dois anos, dois pares de óculos com grau 1, optando, na ocasião, pelas lentes anunciadas como as melhores disponíveis no mercado. No ano seguinte, após nova consulta oftalmológica, houve a necessidade de aumento do grau para 1,5, motivo pelo qual retornei à loja e solicitei a confecção de mais dois pares de lentes.

Passado mais um ano, em nova avaliação médica, tive a desagradável surpresa de constatar que todos os quatro pares de óculos estavam, na realidade, com grau 1, divergindo das prescrições médicas apresentadas e dos serviços contratados.

Hoje, ao retornar à loja para relatar o ocorrido e buscar uma solução, foi-me oferecida apenas uma lente de estoque, de qualidade inferior àquela originalmente adquirida, proposta que não considero compatível com a situação nem com a expectativa criada ao longo da relação de consumo.

Sempre tive a ótica como uma empresa séria e idônea, razão pela qual optei por não entrar em discussão no local. Contudo, registro aqui minha profunda decepção com a condução do caso e com a ausência de uma providência adequada diante de um erro tão significativo.

Faço este relato como alerta a outros consumidores e deixo consignado que, infelizmente, a Ótica Di Fiori não perdeu apenas um cliente, mas a confiança de toda uma família.

Compartilhe

Resposta da empresa

20/01/2026 às 16:09

Prezado Luciano,

Sua reclamação nao procede, identificamos sua receita de 2025 e o grau é 1,00. exatamente conforme foi feito seus oculos.

Nossos oculos passam por rigoroso processo de conferencia e qualidade.

Pode continuar confiando em nossos serviços, estamos ha mais de 20 anos no mercado optico, inclusive fomos escolhidos como a melhor otica de Jundiai, por voto popular.

Aguardamos seu retorno, onde novamente teremos o prazer de confeccionar seus novos oculos, com novo grau prescrito pelo seu medico.

Cordialmente,

Gerente Stefanie
Otica Di Fiori

Réplica do consumidor

20/01/2026 às 19:32

Prezada Sra. *****,
Em atenção à resposta apresentada, faço alguns esclarecimentos necessários, limitando-me aos fatos e à minha experiência como consumidor.
1. Estive pessoalmente na loja em 20/01/2026 e, naquela ocasião, solicitei uma cópia da receita que teria embasado a confecção das lentes. Fui informado de que não localizaram a receita nos registros da empresa. Posteriormente, após o registro desta reclamação, foi-me encaminhada via WhatsApp uma imagem de uma suposta receita, sem assinatura médica, o que naturalmente causa estranhamento quanto à sua origem e validade.
2. Ainda que se admita, apenas em hipótese, a existência dessa receita com grau 1,00, permanece sem qualquer explicação plausível o fato de eu ter retornado à loja um ano depois, levando meus óculos anteriormente confeccionados com grau 1,00, para adquirir novas lentes idênticas (mesma marca, modelo e grau) para colocação nos mesmos óculos. Caso a prescrição fosse efetivamente a mesma, seria razoável esperar algum questionamento técnico ou comercial por parte da ótica, o que não ocorreu.
3. Quanto à alegada idoneidade e histórico da empresa, ressalto que as informações públicas da própria plataforma Reclame Aqui indicam um cenário diverso do descrito, apontando tempo médio de resposta elevado e índice insatisfatório de manifestações respondidas, o que demonstra que a experiência do consumidor nem sempre corresponde ao discurso institucional.
4. Registre-se, ainda, que na resposta pública afirma-se que não houve qualquer equívoco, enquanto, nas conversas privadas por WhatsApp devidamente arquivadas fui solicitado a conceder um voto de confiança. Tal pedido soa contraditório: se não houve erro, por que a necessidade desse voto? Ademais, chama atenção o fato de que nenhuma solução efetiva foi apresentada quando estive pessoalmente na loja, sendo a postura da empresa alterada apenas após o registro desta reclamação. Fica a reflexão se a iniciativa decorre de genuína preocupação com o consumidor ou da repercussão comercial do apontamento público.
5. Por fim, reitero que minha decepção não se limita ao produto, mas principalmente à condução do atendimento. Embora sempre cortês, não se mostrou idôneo nem resolutivo diante de um problema relevante, o que resultou na perda definitiva da minha confiança na empresa.
Este relato permanece como um registro fiel da minha experiência e como alerta a outros consumidores.
Atenciosamente,

Consideração final do consumidor

20/01/2026 às 19:37

Apenas fui contatado após o registro desta reclamação. Recebi contato fora da plataforma (o que me causou estranhamento) e o teor da resposta no RA, iniciada com a assertiva "sua reclamação não procede", demonstra o despreparo de quem a redigiu.

O problema foi resolvido?

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

3

Consideração final da empresa

20/01/2026 às 20:10

Não mudamos a conduta após a reclamação, ocorre que quando esteve na loja, não tivemos oportunidade de explicar melhor.

Continuamos a disposição.