Atendimento inadequado, informações contraditórias sobre garantia e cobrança indevida na loja Ziggs Barra Funda.

Em réplica
São Paulo - SP
09/02/2026 às 09:28
ID: 240166871
Prezados,
Estou entrando em contato para registrar uma reclamação formal referente ao péssimo atendimento prestado pelo vendedor Emerson, da loja Ziggs unidade Barra Funda. Está mesma reclamação foi enviada ao sac da empresa em 02/01/2026 e até o momento estou sem resposta.
Sou cliente da loja há alguns anos e, em novembro de 2025, compareci à unidade para adquirir um óculos de grau para meu filho. Após informar a receita e escolher a armação, realizei o pagamento total de R$ 1.000,00, sendo R$ 800,00 referentes ao óculos de grau e R$ 200,00 a um óculos de sol adquirido para minha esposa.
No momento da venda, o vendedor Emerson informou de forma clara que o produto possui garantia de 1 ano, cobrindo perda, [Editado pelo Reclame Aqui], riscos na lente, quebra acidental e defeitos de fabricação, entre outros.
Em 13 de dezembro de 2025, menos de 30 dias após a retirada do produto, meu filho perdeu o óculos durante uma viagem. Na semana seguinte, retornei à loja para solicitar orientações sobre o acionamento da garantia.
Para minha surpresa, o vendedor Emerson afirmou inicialmente não se recordar da venda e, sem sequer consultar o sistema, informou que eu não teria direito à garantia por se tratar de perda.
Ao questioná-lo, inclusive após observar outro vendedor oferecendo a mesma garantia a outro cliente, Emerson solicitou meu CPF e então disse ter localizado a venda. Ainda assim, passou a afirmar que o tipo de lente adquirido não era coberto pela garantia, o que contradiz totalmente a informação fornecida no momento da compra.
Ressalto que sempre optei por lentes de maior valor justamente pelo fato de meu filho ter apenas 10 anos, considerando o risco de perda ou dano no uso diário. Mesmo assim, ficou evidente que a garantia me seria negada de qualquer forma. Diante disso, fui induzido a refazer o óculos, optando exatamente pela mesma lente, inclusive sem necessidade de nova receita, já que a compra anterior havia ocorrido há apenas três semanas.
No momento do pagamento desta segunda compra, identifiquei mais uma conduta questionável: o vendedor tentou me cobrar R$ 1.000,00 por um produto que anteriormente havia custado R$ 800,00. Ao contestar, fui acusado de não estar dizendo a verdade sobre o valor pago. Após cerca de 10 minutos consultando o sistema, Emerson alegou que o valor da compra anterior teria sido R$ 1.200,00.
Somente após eu apresentar nota fiscal e extrato do cartão, comprovando o valor real pago, o vendedor realizou o estorno e cobrou corretamente R$ 800,00.
Considerei cancelar a compra e procurar outra ótica, porém meu filho precisa utilizar o óculos continuamente, o que me impediu de aguardar novos prazos.
No entanto, em 11/01, o novo óculos foi danificado acidentalmente (o animal de estimação da família o mordeu). Ao retornar à loja, fui atendido por uma vendedora extremamente atenciosa (cujo nome prefiro não citar). Diferentemente do ocorrido anteriormente, ela orientou que eu verificasse com o pós-venda, pois a lente poderia, sim, ter garantia contra danos.
Para minha surpresa e confirmação de tudo o que foi dito anteriormente, o pós-venda confirmou que a lente possuía garantia contra perda, [Editado pelo Reclame Aqui], riscos e quebra acidental, exatamente a mesma lente cuja garantia havia sido negada pelo vendedor Emerson. O problema foi resolvido rapidamente: foi solicitada nova lente, paguei apenas a armação e retirei o óculos em 31/01.
Ao informar o ocorrido à equipe de pós-venda, foi confirmado que as duas lentes eram idênticas, e que a segunda venda não teria sido necessária. Além disso, foi constatado que os valores registrados no sistema estavam superiores aos efetivamente pagos, divergindo inclusive dos valores apresentados no momento da compra, situação extremamente grave e que levanta sérias dúvidas sobre a conduta adotada.
Diante de todos os fatos expostos, solicito o estorno integral da compra realizada em novembro de 2025, uma vez que fui induzido a realizar uma nova compra sem necessidade, em total desacordo com as condições de garantia informadas e posteriormente comprovadas.
Minha intenção é resolver esta situação de forma amigável e célere. Este contato com o SAC é o primeiro passo como consumidor. Caso não haja uma solução adequada por este canal, levarei o caso aos órgãos competentes, conforme prevê a legislação vigente.
Compartilhe
Resposta da empresa
16/02/2026 às 13:30
Prezado Sr. Osley,
Agradeço pelo seu relato e reforço que estamos conduzindo a tratativa de forma online, com o objetivo de solucionar a situação da maneira mais ágil e transparente possível.
No momento, permanecemos no aguardo do envio da documentação necessária para darmos continuidade ao atendimento e às devidas providências.
Seguirei acompanhando pessoalmente o caso até sua completa finalização.
Atenciosamente,
Óticas Ziggs.
Réplica do consumidor
26/02/2026 às 16:09
Documento enviado. No aguardo de atualização sobre o caso.