Falha Grave de Segurança e Negativa de Ressarcimento pelo Nubank Após [Editado pelo Reclame Aqui] de Engenharia Social

Não resolvido
Brasília - DF
15/05/2026 às 10:42
ID: 248732661
FALHA GRAVE DE SEGURANÇA E NEGATIVA DE RESSARCIMENTO (SÚMULA 479 STJ) - TRANSAÇÕES FORA DO PERFIL
Prezados,
Venho por meio desta registrar uma falha gravíssima nos sistemas de segurança e antifraude do Nubank, que resultou em um prejuízo financeiro severo à titular da conta, ***** CPF: *****.
No dia 21/04/2026, a titular foi vítima de um [Editado pelo Reclame Aqui] (clonagem de aparelho/engenharia social), devidamente registrado no Boletim de Ocorrência n ***** (PCDF). Durante a ação [Editado pelo Reclame Aqui], os fraudadores conseguiram acessar a conta e realizar transferências atí[Editado pelo Reclame Aqui] que esgotaram não apenas o saldo em conta (aprox. R$ 5.000,00), mas também utilizaram o limite do cartão de crédito através da modalidade "Pix no Crédito" (aprox. R$ 14.000,00).
Os valores foram destinados a:
Recebedor 1: GANHA SORTE LTDA
CPF/CNPJ: *****
Instituição Recebedora 1: MAG INSTITUIÇÃO DE PAGAMENTO LTDA CNPJ: *****
Recebedor 2: P D S TECHNOLOGY LTDA
CPF/CNPJ: *****
Instituição Recebedora 2: MW IP CNPJ: *****
Datas e Horários: 21/04/2026, a partir das 13h30.
O que causa profunda indignação não é apenas a ação dos [Editado pelo Reclame Aqui], mas a completa inércia e falha do sistema antifraude do Nubank. As transações realizadas fogem de forma berrante do perfil de uso rotineiro da cliente. Qualquer algoritmo de segurança bancária minimamente eficiente teria bloqueado preventivamente transações de alto valor sucessivas, especialmente utilizando o limite de crédito para Pix para contas desconhecidas.
Entramos em contato imediato com o Nubank para contestar as transações e acionar o Mecanismo Especial de Devolução (MED) do Banco Central. Contudo, a devolução/bloqueio foi negada sob a justificativa de que a instituição recebedora não acatou o pedido ou não havia mais saldo.
Lembro ao Nubank e à Instituição Recebedora que a responsabilidade das instituições financeiras é objetiva em casos de [Editado pelo Reclame Aqui] e delitos praticados por terceiros no âmbito das operações bancárias, configurando fortuito interno, conforme a Súmula 479 do STJ. A culpa não pode ser transferida exclusivamente ao consumidor quando o banco falha na prestação de um serviço seguro (Art. 14 do CDC). A permissão de transações atí[Editado pelo Reclame Aqui] sem confirmação prévia é negligência institucional.
Exijo a reanálise imediata do caso, com o estorno integral dos valores debitados em conta e o cancelamento das cobranças no cartão de crédito (Os valores gastos por mim foram devidamente pagos e alerto que não tenho qualquer restrição de crédito em meu nome). Caso o problema não seja resolvido administrativamente por este canal, informo que todo o acervo probatório (B.O., histórico de atendimento, comprovantes, negativas de MED e histórico de consumo) já está reunido para o ajuizamento de uma Ação de Indenização por Danos Materiais e Morais contra ambas as instituições financeiras, uma vez que logo após o ocorrido entrei em contato, tentei soluções por telefone, e-mail, sendo esta minha última tentativa de solução para a lide de forma administrativa.
Seguem em anexo todos os comprovantes e dados levantados a partir dos dados obtidos, já coloquei as instituições receptoras acima e agora coloco as pessoas atreladas ao número de telefone que fez a ligação:
Telefone: *****
CPF: ***** *****
CPF: ***** *****
Relacionados:
CPF: ***** ***** Irmão
CPF: ***** ***** Irmão
CPF: ***** ***** - Mãe
Aguardo um posicionamento definitivo e resolutivo.
Atenciosamente,
Compartilhe
Consideração final do consumidor
26/05/2026 às 10:19
Essa instituição recebeu valores que me foram [Editado pelo Reclame Aqui] através de [Editado pelo Reclame Aqui] eletrônico, tentei contato, tenho provas do [Editado pelo Reclame Aqui] aplicado, boletim de ocorrência e comprovantes das transferências, foi solicitada a devolução via MED dentro do prazo, mas não obtive retorno algum.
O problema foi resolvido?

Não resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
0