Cobrança de juros abusivos e dificuldade no recebimento do boleto por e-mail - Condomínio Rio Amazonas

Em réplica
Valinhos - SP
04/06/2026 às 08:52
ID: 250508325
Cobrança de juros abusivos e dificuldade no recebimento do boleto por e-mail
Venho registrar minha insatisfação com a administração do Condomínio Rio Amazonas, sob responsabilidade da Paco Condomínios.
O boleto condominial possui vencimento no dia 30 de cada mês, porém essa data não coincide com a data em que recebo meu pagamento, o que já gera dificuldades para cumprir o compromisso dentro do prazo.
Além disso, frequentemente não recebo o boleto por e-mail, o que dificulta ainda mais a realização do pagamento. Quando ocorre atraso, são aplicados juros e encargos que considero excessivos, aumentando significativamente o valor da cobrança.
Solicito que a administradora disponibilize alternativas para o envio dos boletos de forma mais eficiente, bem como avalie a possibilidade de adequação da data de vencimento ou revisão dos encargos cobrados em casos em que o boleto não foi recebido pelo condômino no e-mail.
Acredito que uma comunicação mais eficiente e uma política de cobrança mais razoável contribuiriam para evitar transtornos e prejuízos aos moradores.
Aguardo um posicionamento e uma solução para essa situação.
Segue anexo o acordo do Jurídico enviado via WhatsApp.
Compartilhe
Resposta da empresa
05/06/2026 às 10:16
Prezada condômina,
Agradecemos seu contato. Nosso compromisso é sempre com a qualidade do atendimento e a transparência nos processos.
Sobre a cobrança: em assembleia, os condôminos decidiram que a gestão dos recebimentos seria feita por uma empresa garantidora, que repassa integralmente os valores ao condomínio. Por isso, a administradora não tem gerência sobre juros, multas ou negociação de boletos vencidos há mais de 30 dias. Nesses casos, é necessário contatar diretamente a empresa responsável pela cobrança para acordos ou emissão de 2 via.
Em relação ao envio dos boletos por e-mail: anexamos o comprovante de que o boleto com vencimento em 30/05 foi visualizado pela senhora dentro do prazo para pagamento. Reforçamos que todos os boletos ficam disponíveis a partir do dia 14 de cada mês e podem ser acessados pelos canais:
* e-mail
- *Aplicativo Gruvi
- Site: http://www.pacocondominios.com.br
- WhatsApp: 17 3202-9740
- Com nossa equipe, que está pronta para orientá-la
Permanecemos à disposição para os esclarecimentos necessários.
Atenciosamente,
*Equipe Paco Condomínios
Réplica do consumidor
05/06/2026 às 10:23
Eu solicitei várias vezes o boleto por e-mail, solicitei a alteração da data de pagamento, dia 30 não é possível realizar o pagamento, somente 5 dia útil e sim, visualizei o último boleto e foi realizado o pagamento. E os anteriores? Solicito urgência com o jurídico para resolver as pendências sem multas. Agradeço!
Réplica da empresa
05/06/2026 às 11:58
Prezada condômina,
Agradecemos a oportunidade de esclarecer.
Sobre a data de vencimento das taxas: ela foi definida pela convenção do condomínio e confirmada em assembleia específica. Por esse motivo, a administradora não tem autonomia para alterar o vencimento. Caso deseje propor uma mudança, você pode enviar uma solicitação por escrito ao síndico para que o tema seja incluído na pauta da próxima assembleia.
Em relação à negociação de débitos: como informado anteriormente, a cobrança foi repassada a uma empresa garantidora por decisão da assembleia. Dessa forma, acordos e emissão de 2 via de boletos vencidos são tratados diretamente com essa empresa, sem vínculo com a administradora.
Estamos à disposição para orientar sobre os canais de contato da garantidora e auxiliar no que estiver ao nosso alcance.
Atenciosamente,
Equipe Paco Condomínios
Réplica do consumidor
05/06/2026 às 15:07
Conclusão? Vocês não tem solução? Delegando possíveis culpados? Cadê Administração?
Solicito uma solução definitiva para a situação apresentada, pois até o momento não obtive. A administração do condomínio parece ter sido delegada à síndica e à empresa terceirizada responsável pela gestão de cobranças, sem que haja um responsável assumindo a resolução do problema.
Como condômina, preciso de esclarecimentos sobre quem efetivamente administra o condomínio e responde pelas cobranças realizadas. Meu objetivo não é deixar de cumprir minhas obrigações, mas receber os boletos em prazo adequado e ser cobrada de forma justa, sem a aplicação de juros excessivos decorrentes de falhas administrativas.
Aguardo providências e uma soluçao para que a situação seja regularizada o mais breve possível.