Pressuposto de Conhecimento

Respondida
São Paulo - SP
21/02/2017 às 15:52
ID: 24411829
Essa reclamação possui mais de 3 anos e não está mais sendo contabilizada no índice da empresa
Ver todas ReclamaçõesNuma terça-feira logo pela manhã, por volta das 7h, eu e meu namorado pela 2ª vez fomos tomar nosso café da manhã, pois no dia anterior havíamos gostado da qualidade do pão integral com requeijão na chapa e da média (café com leite), então resolvemos retornar e repetir o mesmo pedido. Sem nenhuma alteração, exatamente igual fizemos o pedido para uma atendente que esta sim, foi diferente do dia anterior.
Fomos bem atendidos e normal, foi rápido o serviço e gostoso como ontem. Relevo novamente que NADA FOI DIFERENTE do pedido de ontem tanto que gostamos igual.
Chegamos no caixa para o pagamento e vimos na tela cada item cobrado, isto é:
- 2 bonzão (pão com requeijão)
- adicional requeijão na chapa
- pão com fibras
- 1 média
Total de R$18,00
Hesitamos então nos itens de adicional requeijão e pão com fibras, pois isso não havíamos pedido e desconhecíamos daquilo que nos foi cobrado porque foi igual do dia anterior, NADA FOI DIFERENTE. Pedimos maiores explicações em torno disso.
A atendente do caixa nos explicou, com bastante segurança, que o adicional requeijão é o pão virado na chapa finalizado (quando fica com aspecto e casquinha marrom tostado), e o pão com fibras é o pão integral deles.
Respondemos que nada foi nos informado a respeito e que a atendente deveria ter falado sobre esses detalhes e códigos internos, bem como ela mesma veio nos informar depois da confusão no Caixa.
O adicional de custo em torno dos itens era baixo mas isso modificava todo o pedido que foi feito IGUAL ao dia anterior e que no qual, pagamos menos.
Nessa discussão de informações sobre os itens, acreditamos que ao lado do Caixa estava a proprietária ou ainda a gerente da Padaria, uma Sra com cabelos longos e castanhos claros e com roupa diversa, diferenciando dos funcionários por não ter uniforme e também por mostrar uma liberdade de movimentos e ações dentro do espaço dos caixas. Esta, ao observar a discussão que até então estava normal, interviu e nos respondeu dizendo que deveríamos ter lido o cardápio porque estava todo escrito lá e que nós como clientes deveríamos ter o conhecimento ou melhor, o pressuposto dele para então fazermos o pedido que fizemos. Afirmou ainda que, o serviço do chapeiro de virar o pãozinho na chapa com requeijão pressupõe adicional de requeijão e portanto tal valor, e também pressupõe que o pão integral é o de fibras necessariamente.
Depois de afirmar tudo e de uma forma de comunicar sarcástica, cínica e autoritária, uma postura muito contrária para a posição que talvez ela tenha nessa Padaria, contrariando seus clientes como ela mesma disse, até o fim. Mostrando que ela é quem tinha a razão sob qualquer hipótese, pois seus clientes deveriam ter o pressuposto de conhecer o que pedem e também, por nós não termos escolhido ler o cardápio e sim, pedir diretamente à atendente.
Sobre esse ponto e em paralelo com a sua conduta e postura diante os consumidores, tem o detalhe relevante que, uma vez nós não lermos o cardápio e sabermos o que pedir, essas informações técnicas e de pura burocracia interna e de código que somente os atendentes deveriam e precisam saber, é de importância e necessidade DELES nos informarem no ato do pedido que;
- O pão integral é o de fibras desta padaria em particular, portanto tem um acréscimo X, e que, o pão com requeijão virado na chapa entende - se que é cobrado um adicional de requeijão por esta virada. Tudo bem? Vocês aceitam?
Tudo isso evita essas falhas que nos aconteceu e o stress desnecessário. O qual poderia exatamente ser melhor e mais providencial a ser evitado, da suposta proprietária ou gerente da Padaria, que escutou, discutiu, argumentou, contrariou e se mostrou completamente contra os seus clientes, numa postura rígida, cínica e grossa, ter simplesmente falado; desta vez releva-se tal equívoco e as informações agora estão sabidas, portanto é justo pagar o que acharam que pediram, e da próxima vez já irão ter o entendimento do nosso procedimento...
Enfim, ela na função que supostamente se apresentava, não deveria ter agido de tal maneira ou, no mínimo, ter agido em conformidade com a situação e tentado solucionar. Diferente do que fez ao nos apontar os nossos erros e ter também chamado a atendente que nos atendeu no salão, para explicitar mais detalhes dos códigos internos do local e por buscar o cardápio pra nos mostrar que ali estava o que deveríamos saber. Todos esses gestos só demonstram teimosia, prepotência e desrespeito com o cliente, por somente ela saber que está correta e que nós deveríamos entender o que pra ela, já é sabido profissionalmente em sua função.
Portanto, é bom deixar claro que não reclamo pela mínima alteração de valor final, que foi do dia anterior R$17,00 pra R$18,00 do dia posterior, nem do atendimento da atendente do salão (a qual, mesmo assim, deveria informar os clientes dos detalhes descritos acima), mas reclamo da postura, forma de comunicação e falta de profissionalismo e decência de sua função diante ao consumidor.
Fiquem espertos e antenados que o que você pode pedir na mesa é codificado em outros itens adicionais no caixa, e a suposta proprietária que em alto movimento de clientes, se posiciona no caixa, pode brigar com você, consumidor, porque deveria ter o pressuposto de entendimento do que se está pedindo e com isso, seus custos e detalhes.
Essa Sra deveria pedir desculpas por seu comportamento e se retratar conosco. Fato que seus clientes, perderam a vontade de consumir nessa padaria em particular que, pela primeira vez em meus 11 anos em São Paulo e na mesma região, eu escuto essa história que virar o pãozinho na chapa é um entendimento lógico que é um adicional de requeijão.
Compartilhe
Resposta da empresa
21/02/2017 às 16:34
O pedido da Sra. Diene foi cobrado corretamente hoje: Um bonzão com troca para pão de fibras (ou integral) - 5,30 x 2=10,60. Uma média: 5,80. Dois adicionais de requeijão tostado na chapa - 0,80 x 2= 1,60. No dia anterior, o adicional de troca de pão francês para pão integral, assim como o adicional de requeijão tostados na chapa não foram cobrados, por falha nossa. Com isso a cliente deixou de pagar R$ 3,60.
Concordamos com a cliente que quaisquer adicionais devam ser explicitados ao cliente. Pedimos desculpas por esta falha. Vamos procurar melhorar nosso treinamento neste sentido. Mas não achamos razoável que um produto que tenha sido cobrado a menos em um dia o tenha que ser feito desta forma daí para a frente, e assim exigiria que fizéssemos assim com todos os clientes. Atenciosamente. Padaria Boulevard