Propaganda Enganosa e Indução a Erro em Consórcio Imobiliário

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Reclamar dessa empresa

Belém - PA

01/05/2026 às 00:54

ID: 247442751

Entrei no marketplace no Facebook para procurar uma casa, entrei em contato com a pessoa da propaganda no intuito de comprar a casa achando que se tratava de financiamento porém o rapaz e a moça que me atenderam explicaram tudo de forma parcial do que que se tratava o que não ajudou em nada no nosso intendimento( meu o do meu esposo) falaram que para poder visitar as casas teríamos que fazer o depósito e assinar o contrato, tudo isso sendo tratado de forma normal e como se nus conhecessem e entrando em assuntos paralelos para tirarmos o foco do que realmente estava sendo tratado.
Depois que o contato foi assinado começaram a agir de forma diferente dizendo que ainda não haviam conseguido marcar para vermos a casa como tinha sido combinado, pois a moça que fez a publicação não estava na cidade. Então depois de uns dias nessa enrolação perguntei se iríamos ver a casa ou só depois de ser contemplada ( nesso momento já tinha pesquisado e sabia que se tratava de consórcio), então a moça já mudou a conversa dizendo que só veríamos a casa depois da contemplação. Então comecei a dizer que queria cancelar, pois estava insegura do que tinha feito, mas me induziram a acreditar que meu lance era bom e que seria contemplada na próxima assembleia, que era melhor esperar, então esperei, porém não me falaram que em caso de desistência e quebra de contrato eles ficariam com metade do valor que depositei. Então aconteceu a assembleia, não fui contemplada e quando quis cancelar falaram as condições, foi aí que optei por pedir a redução das parcelas o que estão me enrolando para fazer já faz mais de 3 dias.
A casa que queria comprar nem exite, pois eu e meu esposo percorremos todo o perímetro onde supostamente seria o endereço e não achamos a casa.
Tentei entrar em contato com o rapaz, com quem havíamos conversado pela primeira vez, para tratar como eu prosseguiria após a redução das parcelas e coincidentemente ele não trabalha mais lá.
Ressalto que o contato foi lido pelos dois (o rapaz e a moça), porém de forma implícita e formal de mais para não entendermos do que se tratava. Quando chegou na parte de "em caso de cancelamento" a moça leu de forma parcial como se não importasse e começou a mudar de assunto, já entrando em assuntos de nossa família ou algo do tipo para desviar o assunto. Resumindo, não foi explicado nada. Muitas vezes a converso foi formal de mais para que não compreendemos e outras vezes foram paralelas ao assunto que estava sendo tratado para desviar a nossa atenção.
Agora estamos tendo essa dor de cabeça para resolver esse assunto e não perder o dinheiro que guardei com tanto esforço, pois eles fingem que se importam com a nossa felicidade, porém na verdade não se importam nem um pouco, afinal, são vendedores procurando lucrar em cima de quem aparece.

Compartilhe

Resposta da empresa

08/05/2026 às 10:33

Prezada,

Agradecemos por compartilhar sua manifestação e lamentamos sinceramente qualquer sensação de insegurança ou insatisfação decorrente da contratação realizada.

Prezamos pela transparência em todas as nossas negociações e levamos com seriedade todo apontamento realizado por nossos clientes, razão pela qual analisamos cuidadosamente o histórico do seu atendimento.

Esclarecemos que o serviço contratado refere-se à participação em grupo de consórcio imobiliário, modalidade amplamente regulamentada e distinta de financiamento bancário tradicional. Todas as condições contratuais, incluindo regras de contemplação, possibilidade de oferta de lance, hipóteses de cancelamento, bem como critérios de retenção previstos em caso de desistência, constam expressamente no instrumento contratual firmado e apresentado no momento da adesão.

Quanto ao imóvel inicialmente visualizado em anúncio, esclarecemos que os anúncios possuem caráter meramente ilustrativo e exemplificativo, com a finalidade de demonstrar possibilidades de aquisição futura após a contemplação da carta de crédito, não representando promessa de venda imediata de imóvel específico antes da contemplação. Razão pela qual não é apresentado nenhum contrato de promessa de compra e venda de imóvel.

Em relação ao atendimento prestado, reforçamos que em nenhum momento houve intenção de induzir qualquer cliente a erro, sendo todas as informações transmitidas dentro dos procedimentos comerciais aplicáveis à modalidade contratada. Ainda assim, compreendemos sua percepção e estamos sempre em busca de aprimorar nossa comunicação para torná-la ainda mais clara e objetiva.

Sobre a solicitação de revisão das parcelas, informamos que o pedido foi devidamente encaminhado ao setor responsável e depende de análise administrativa interna, motivo pelo qual pode haver prazo operacional para conclusão. Nossa equipe permanece acompanhando a demanda.

Reforçamos também que eventuais desligamentos de colaboradores não impactam a responsabilidade institucional da empresa, que permanece integralmente à disposição para prestar todo suporte necessário.

Nosso objetivo sempre foi e continua sendo oferecer soluções financeiras seguras e compatíveis com o planejamento de cada cliente, jamais causar prejuízos ou desconfortos.

Seguimos à disposição para tratativas diretas e resolução adequada da demanda pelos nossos canais oficiais de atendimento, buscando sempre a melhor solução possível dentro das condições contratuais e legais aplicáveis.

Atenciosamente,

Setor de Relacionamento com o Cliente

Consideração final do consumidor

07/06/2026 às 11:34

Uso da persoasão só para vender.

O problema foi resolvido?

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

0