Fabricante se recusa a vender fonte AC de reposição para OLT Fiberlink Parks 30028, condicionando solução a RMA.

Reclamação respondida

Respondida

Reclamar dessa empresa

Santo Antônio de Jesus - BA

07/04/2026 às 09:51

ID: 245351161

Fabricante se recusa a vender peça de reposição (fonte AC) e condiciona solução a RMA obrigatório

Adquiri uma OLT Fiberlink Parks modelo 30028 no mercado secundário (equipamento usado, porém em pleno funcionamento, exceto pela fonte). Ao identificar a necessidade de substituição da fonte AC que é um componente modular e removível entrei em contato diretamente com o fabricante para aquisição da peça.

Para minha surpresa, fui informado de que, por política interna, a empresa não comercializa a fonte separadamente, condicionando qualquer solução ao envio do equipamento completo para análise via RMA, onde um técnico decidirá se a substituição será realizada.

Essa prática me parece abusiva e desproporcional, pelos seguintes motivos:

Trata-se de um componente modular, projetado justamente para substituição independente;
Não há justificativa técnica apresentada para impedir a venda direta da peça;
O procedimento de RMA implica custos logísticos elevados, tempo de indisponibilidade do equipamento e impacto direto na operação;
O Código de Defesa do Consumidor (art. 32) estabelece a obrigação de fornecimento de peças de reposição durante a vida útil do produto;
A recusa injustificada de venda pode configurar prática abusiva (art. 39, II do CDC).

Ressalto que não estou solicitando garantia ou serviço gratuito, mas apenas o direito de adquirir a peça necessária para manutenção do equipamento, de forma direta e proporcional.

Diante disso, solicito:

A disponibilização da fonte AC para compra avulsa;
Ou justificativa técnica formal, clara e fundamentada para a impossibilidade de comercialização da peça separadamente.

Caso não haja solução, irei buscar meus direitos junto aos órgãos de defesa do consumidor.

Aguardo posicionamento.

Compartilhe

Resposta da empresa

01/06/2026 às 10:03

Prezado Sr Ariel Barreto Peixinho

A FONTE do equipamento OLT Fiberlink Parks modelo 30028 é na verdade um componente interno, ou seja, não se trata de um acessório plugável externamente.

A PARKS poderá fornecer esse componente (FONTE) de forma direta, porém, na medida em que o serviço de reparo não seja realizado no RMA PARKS, o resultado dessa instalação/ substituição da FONTE não estará coberto por qualquer tipo de garantia da empresa.

O serviço de reparo sendo realizado por terceiros, tanto a OLT Fiberlink Parks 30028, quanto a FONTE adquirida estarão sujeitos a eventual dano elétrico nesse procedimento de substituição, seja por inabilidade técnica seja por desconhecimento da verdadeira origem do problema que esteja causando a inoperabilidade do seu equipamento.

Assim sendo, são estas as alternativas para a substituição da FONTE da OLT Fiberlink Parks modelo 30028:

Mediante envio do Equipamento ao RMA PARKS, nesse caso, após avaliação técnica, será apresentada a Proposta de Reparo para sua aprovação, com garantia do serviço; ou

Mediante a COMPRA DIRETA da FONTE, através do RMA PARKS, sendo o serviço de substituição por conta e risco do adquirente, conforme acima alertado;

Estaremos a disposição para prontamente atendê-lo, através do seguinte contato:

RMA: [email protected]





Atenciosamente

OUVIDORIA PARKS

[email protected]