Prestação de serviço inadequada, com atrasos e violação de obrigações acordadas

Não resolvido
Rio de Janeiro - RJ
07/12/2025 às 14:17
ID: 233988897
Contratei a Passion The Flower e o florista ***** para o mini-wedding da minha cunhada e do meu irmão, realizado em 06/12/2025, evento do qual fui a responsável pela organização e decoração. Cheguei até este fornecedor pelas avaliações positivas e pelo atendimento inicial extremamente solícito: respostas rápidas, visita ao local, sugestões e uma postura que, naquele momento, parecia profissional. No entanto, essa boa impressão durou apenas até o pagamento. Assim que o PIX foi realizado, a comunicação praticamente desapareceu. A noiva não recebeu mais nenhuma resposta, mensagens simples demoravam horas ou até dias para serem retornadas, ligações não eram atendidas e, quando eram, o tom sempre vinha carregado de brincadeiras totalmente fora de contexto para a seriedade de um casamento. Só consegui algum retorno quando retomei eu mesma toda a interlocução, e mesmo assim sempre no tempo dele, sem qualquer senso de urgência ou responsabilidade. Na semana do evento, ajustes naturais precisaram ser feitos como acontece em qualquer casamento porém cada solicitação virava uma dificuldade imposta. Fizemos um aditivo ao orçamento e, mais uma vez, a comunicação só fluiu até o momento do pagamento. Tenho todos os prints que comprovam todo esse comportamento.
No dia do casamento, 06/12, a situação se agravou. A equipe deveria chegar ao local às 7h30 da manhã para iniciar a montagem. O casamento seria ao meio-dia, e todas as outras equipes buffet, patisserie, foto, vídeo, iluminação, DJ, motoristas já estavam presentes desde cedo. A equipe da Passion The Flower só chegou às 10h40, causando atraso na montagem e prejudicando o trabalho de todos os demais profissionais. Além disso, as flores ficaram estocadas no bar durante a noite anterior e precisaram ser removidas pelo buffet porque estavam atrapalhando o serviço. A sensação foi de total falta de responsabilidade e organização.
O ponto mais crítico de todos foi o buquê da noiva. O combinado era que ele seria entregue na noite anterior ou no primeiro horário da manhã. A noiva iniciou seu dia às 9h00, já com maquiador, cabeleireiro e fotógrafos e simplesmente não havia buquê. Não havia previsão de entrega, atualização de horário ou qualquer retorno da empresa. Depois de muita insistência e apenas quando o próprio noivo precisou ligar diretamente para o florista, o buquê finalmente foi entregue às 10h10. E ainda assim, foi deixado na recepção do hotel, sem sequer ser entregue no quarto, como havia sido combinado. Considerando que o buquê é um dos itens centrais da manhã da noiva, o atraso e o descaso foram extremamente prejudiciais, gerando ansiedade e comprometendo o andamento de toda a preparação.
A soma desses comportamentos a comunicação que some após o pagamento, a falta de profissionalismo, os atrasos graves, a resistência para ajustes simples e a postura inadequada diante de um evento tão sensível resultou em um nível de estresse completamente desnecessário para a noiva, para a família e para todas as equipes envolvidas. É importante destacar que este foi o único fornecedor que nos trouxe qualquer tipo de problema; todos os demais entregaram exatamente o que prometeram, com profissionalismo exemplar, o que torna este caso ainda mais evidente e lamentável.
Minha intenção com esta reclamação é registrar formalmente a má prestação de serviço e alertar outras famílias para que não vivam o que vivemos. Casamento não é um evento comum: envolve investimento, emoção e expectativa. A conduta da Passion The Flower e do florista ***** foi, do início ao fim, instável, imprevisível e prejudicial, e não condiz com o mínimo esperado de um fornecedor que atua nesse segmento.
Compartilhe
Resposta da empresa
14/02/2026 às 18:24
Prezada Priscila,
Recebemos seu depoimento e lamentamos sinceramente que sua experiência tenha sido marcada por estresse em um momento tão especial como o seu casamento. Pedimos desculpas por não termos proporcionado a tranquilidade que você esperava.
Sobre a comunicação, reconhecemos que a descentralização dos contatos e as mudanças de responsáveis ao longo do processo dificultaram o alinhamento das informações, gerando ruídos e sensação de demora, mesmo com esforços para atender fora do horário comercial.
Quanto ao atraso na montagem, 90% da estrutura já estava pré-montada no dia anterior justamente para prevenir riscos. No dia do evento, restavam apenas finalizações e ajustes. Ao chegar ao ponto de embarque, a equipe não encontrou a embarcação previamente acordada para o translado até a ilha. Como o acesso dependia exclusivamente de transporte aquático, foi necessário aguardar a liberação de outra embarcação para transportar equipe e materiais, o que ocasionou o atraso. Ainda assim, a montagem foi concluída a tempo e a cerimônia ocorreu no horário previsto.
Sobre a ausência do proprietário no local, é comum ocorrer no ramo de eventos por ocorrer eventos simultâneos, enviamos uma equipe experiente para garantir o padrão da empresa liderada pelo seu próprio filho (Adriel) juntamente do seu funcionário (Felipe). Ficamos inclusive gratos pelo reconhecimento ao trabalho dos profissionais presentes, que representaram a essência da empresa e entregaram o resultado esperado como a senhora mesmo citou.
Em relação ao buquê, reconhecemos que a entrega não ocorreu no horário ideal para as fotos, gerando ansiedade desnecessária. Assumimos essa falha logística e lamentamos o transtorno causado.
Seu feedback é essencial para aprimorarmos nossos processos, especialmente em eventos com logística de difícil acesso. Reiteramos nossas desculpas e desejamos que as memórias felizes do seu dia prevaleçam.
Atenciosamente,
Felipe Paixão
Proprietário Passion The Flower
Consideração final do consumidor
15/02/2026 às 11:16
Registro minha réplica diante da resposta apresentada, que além de tardia publicada quase dois meses após a reclamação traz versões que não correspondem à realidade dos fatos.
O próprio tempo de resposta já revela o padrão de atendimento que vivenciamos: moroso, reativo e somente quando exposto publicamente.
Sobre a alegação de descentralização de contatos, isso não procede. Houve um único canal principal de comunicação, e o problema nunca foi excesso de interlocutores, mas sim ausência de retorno. Mensagens ficaram sem resposta por horas e dias, inclusive em momentos críticos da semana do evento. Isso está documentado.
A afirmação de que 90% da estrutura estava pré-montada no dia anterior é absolutamente inverídica e pode ser comprovada por imagens e vídeos do local no dia anterior e na manhã do evento. Se 90% estivesse pronto, não haveria atraso de mais de três horas impactando diretamente a montagem da mesa do bolo e dos doces às vésperas do início da cerimônia.
Quanto à justificativa envolvendo a embarcação, essa versão também não corresponde à verdade. O horário de chegada foi definido pelo próprio fornecedor. Em nenhum momento houve contato solicitando transporte alternativo ou informando qualquer dificuldade logística. A balsa do local operava desde 5h40 da manhã, e não houve qualquer aviso prévio de problema. Se houve falha de planejamento de transporte por parte da empresa, trata-se de responsabilidade exclusiva da contratada não do local ou da contratante.
Importante reiterar que houve descumprimento contratual. O contrato assinado em 12/11/2025 estabelece, na Cláusula 4.1, que a montagem deveria ocorrer no horário previamente acordado, e na Cláusula 5, que a contratada deve cumprir pontualmente os prazos de entrega e montagem. Ambos foram descumpridos.
Quanto à ausência do proprietário, não se questiona a possibilidade de eventos simultâneos, mas sim a falta de transparência e acompanhamento diante de um cenário crítico. O fato é que o dono da empresa não esteve presente em nenhum momento, mesmo com a situação claramente fora do controle.
Reconhecemos, como já dito, o esforço dos dois funcionários que estiveram no local. Eles não são responsáveis pelas falhas de planejamento e gestão.
Sobre o buquê, a própria resposta admite falha logística. Essa falha ocorreu justamente no momento mais simbólico da manhã da noiva.
Seguimos mantendo integralmente o relato original, por estar respaldado em registros e documentos. Nosso objetivo nunca foi polemizar, mas registrar uma experiência real.
E deixamos um conselho simples a quem estiver pesquisando fornecedores: ampliem suas buscas. Leiam avaliações em diferentes plataformas, inclusive no Reclame Aqui e no Google. Informação cruzada é a melhor aliada do consumidor.
Encerramos por aqui.
O problema foi resolvido?

Não resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
0