Cobrança inadequada e atendimento desrespeitoso da Pax Primavera

Reclamação não respondida

Não respondida

Reclamar dessa empresa

Sinop - MT

30/01/2026 às 15:53

ID: 239329123

Cobrança inadequada, atendimento sem identificação e conduta desrespeitosa
Empresa: Pax Primavera
Venho relatar, na qualidade de consumidor, graves falhas na prestação de serviços pela empresa Pax Primavera, especialmente quanto aos procedimentos de cobrança adotados.
Ao contatar a empresa via WhatsApp para tratar de uma mensalidade em aberto, fui atendido por um preposto que não se identificou em momento algum. Solicitei a identificação dessa pessoa diversas vezes, sem sucesso. Tanto na mensagem escrita quanto no áudio subsequente, o atendente limitou-se a uma cobrança seca e desprovida de profissionalismo: Vai pagar hoje?. Conduta essa que julgo inadequada e contrária às boas práticas de atendimento ao cliente, mormente em contextos de cobrança. Tal omissão fere os princípios da boa-fé objetiva e da transparência nas relações de consumo.
Após insistência de minha parte, fui encaminhado à responsável pelo setor de cobranças, a qual se eximiu de qualquer responsabilidade pelas falhas anteriores e não implementou medidas efetivas para corrigir os procedimentos de cobrança da empresa.
Ressalto que o lembrete de cobrança enviado apresenta, em destaque e letras maiúsculas, a expressão MENSALIDADE VENCIDA, seguida de mensalidade em atraso em letras normais. O uso repetido e enfatizado desses termos imprime tom excessivamente agressivo à comunicação, gerando desconforto ao consumidor e distanciando-se de uma linguagem neutra e meramente informativa.
Ademais, logo após o envio do lembrete, recebi mensagem imediata com o teor Vai pagar hoje?, em destaque visual, o que intensificou a pressão indevida e ultrapassou os limites de um simples aviso de pendência.
Registro que jamais me recusei a efetuar o pagamento. Limitei-me a requerer que a cobrança fosse conduzida de modo respeitoso, claro e profissional, com identificação do atendente e linguagem apropriada o que não ocorreu.
Diante da ausência de solução efetiva, caracterizo falha na prestação do serviço e violação aos princípios da boa-fé objetiva e da transparência consumerista. Requeiro que a empresa revise urgentemente seus procedimentos internos de cobrança e atendimento, aprimore a comunicação com os consumidores e adote conduta mais respeitosa e profissional em interações futuras.

Compartilhe