Obrigação de uso do Cartão ZIG no Festival de Inverno

Não resolvido
Rio de Janeiro - RJ
25/08/2024 às 17:00
ID: 195971749
Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano
Ver todas ReclamaçõesPrezados,
Estive no Festival de Inverno no dia 12 de julho e fui vítima de uma prática abusiva em um evento patrocinado pela PRIO e organizado pela Peck Produções. Ao chegar ao evento e tentar comprar bebidas com meu cartão de débito, fui informado por um colaborador do evento que, dentro do local, só era aceito o sistema Cashless. Para utilizá-lo, eu teria que "alugar" um cartão por R$ 5,00, e, então, fiz uma recarga de R$ *******,00 para possível consumo, com a promessa de que qualquer saldo restante seria devolvido. No entanto, até a presente data, isso não aconteceu.
A devolução do saldo só pode ser solicitada no site da ZIG, seguindo um formulário online de reembolso, além de ser necessário aguardar um prazo de 30 dias para a efetivação. Infelizmente, fui enganado. Fiz o procedimento de reembolso conforme indicado, e, até o momento, não obtive nenhuma resposta da Peck Produções ou da ZIG.
Considero essa prática abusiva, já que, além de pagar R$ 5,00 para adquirir o cartão, ao solicitar o reembolso no site, é cobrada outra taxa. Além disso, são exigidas informações adicionais que não foram comunicadas no ato da compra. Após o evento, encontrei diversas pessoas enfrentando o mesmo problema ao tentar solicitar o reembolso.
Portanto, exijo o reembolso imediato do meu dinheiro, conforme o formulário preenchido e comprovado em anexo. Casos como este devem ser denunciados ao Procon e ao Ministério Público. Vamos a um festival para nos divertir, e acabamos sendo ludibriados com a prática de venda casada, com a anuência do patrocinador.
Compartilhe
Resposta da empresa
05/09/2024 às 11:50
Bom dia, Luiz! Tudo bem?
O uso do cartão cashless traz diversas vantagens, como a redução das filas e do manuseio de dinheiro físico, proporcionando uma experiência mais ágil e tranquila para todos. Além disso, essa solução contribui para a sustentabilidade, eliminando a necessidade de tickets impressos.
O valor do aluguel do cartão, de cinco reais, foi disponibilizado para reembolso diretamente no evento. Para o valor residual no cartão, informamos através da cenografia do evento e em nossas redes sociais que o processo de reembolso seria realizado através do preenchimento do formulário disponibilizado.
Para agilizar o processo, pedimos que nos envie, por gentileza, seu CPF e o e-mail vinculado ao cartão cashless para o seguinte endereço: [*******]. Assim, poderemos verificar os dados e proceder com a verificação do reembolso.
Pedimos desculpas pelo transtorno e estamos aqui para ajudar.
Atenciosamente,
Equipe PECK
Réplica do consumidor
05/09/2024 às 13:01
Encaminhei o CPF e o formulário de reembolso antes de registrar reclamações no Procon e nesta página. O e-mail fornecido pela empresa retorna como NAO ENTREGUE, o que me levou a encaminhar a solicitação aos órgãos competentes. Desejo o meu reembolso!
Réplica do consumidor
01/10/2024 às 20:10
Até o presente momento, não recebi nenhuma ligação, mesmo tendo disponibilizado meu número para contato. O que me resta é procurar meus direitos com uma ação no Juizado de Pequenas Causas. Entendo que a má fé praticada por essa empresa deve ser denunciada ao Ministério Público Estadual. Estou aguardando o retorno do Procon RJ como órgão fiscalizador e tentando solução de forma administrativa.
Consideração final do consumidor
16/01/2025 às 11:52
Estou extremamente frustrado, pois até o momento não recebi nenhuma devolutiva da empresa ou dos órgãos competentes. Diante da situação, realizei um Boletim de Ocorrência e agora estou aguardando a audiência no Juizado de Pequenas Causas. Lamentável ter que passar por tudo isso. Nunca mais evento com esse prestador de desserviços.
O problema foi resolvido?

Não resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
0