Empresa obriga instalação com técnico credenciado porém cobram alto valor de deslocamento.

Reclamação resolvida

Resolvido

Reclamar dessa empresa

Uberlândia - MG

21/01/2022 às 00:19

ID: 137011313

Essa reclamação possui mais de 3 anos e não está mais sendo contabilizada no índice da empresa

Ver todas Reclamações

Adquiri duas fritadeiras modelo LG300 da vulcan, após a compra fui surpreendido com a informação de que pra que ocorra a instalação das fritadeiras, devo pagar o deslocamento do técnico de outra cidade pois na minha cidade não tem técnico credenciado a instalar. Sendo essa instalação obrigatória para que não haja a perca de garantia. Portanto a marca VULCAN pra manter a garantia prometida de 12 meses obriga o cliente (após compra e pagamento do produto) a comprar o serviço de deslocamento técnico para instalação do equipamento. No entendimento do CDC obrigar o cliente a adquirir outro serviço pra ter seu direito a garantia caracteriza uma venda casada.
Como é cediço, o art. 39, inciso I, do CDC proíbe a venda casada, por considerar prática abusiva condicionar o fornecimento de produto ou de serviço ao fornecimento de outro produto ou serviço, bem como, sem justa causa, a limites quantitativos. O c. Superior Tribunal de Justiça,
O Código de Defesa do Consumidor considera a venda casada uma prática abusiva e infração da ordem econômica.
Se a marca exige instalação com técnico credenciado pra manter a garantia do produto, a mesma deve custear toda a despesa de instalação por não dar o direito de escolha desse serviço. Obrigar o cliente a instalar com um único técnico em uma distância de mais de 100km é loucura. será q não existe outra pessoa com conhecimento técnico em uma cidade com mais de *******.******* habitantes segundo o IBGE?
Por acreditar no grande grupo econômico que vende as melhores marcas do mercado como: VULCAN, HOBART, PERFECTA e várias outras
Aguardo por uma solução deste problema.

Compartilhe

Resposta da empresa

01/02/2022 às 10:54

Prezado Sr. Diego,

Agradecemos o seu contato e ficamos satisfeitos em saber que o Sr. realizou nova aquisição de nossos produtos.
A respeito da despesa mencionada em sua reclamação, cumpre informar que não se trata de venda casada, haja vista que a referida despesa não se refere a serviço ou bem adicional, mas tão somente ao custo necessário para o deslocamento do técnico responsável para instalação do seu produto. Ressalte-se que a referida despesa não é sequer cobrada pela ITW FEG, mas sim pela empresa credenciada a proceder a referida instalação.
Ou seja, a ITW FEG não aufere qualquer vantagem econômica em decorrência do valor cobrado pela credenciada para o deslocamento do seu técnico.
De igual forma, a referida despesa somente é cobrada para o deslocamento dos técnicos para regiões que não possuam ainda o serviço credenciado estabelecido, como era o caso de Uberlândia.
Por fim, o custo da referida despesa é sempre informado aos clientes no momento da aquisição dos nossos produtos, justamente para que o cliente tenho o melhor entendimento possível a respeito dessa questão.
De qualquer sorte, e tendo em vista que após a sua reclamação a ITW FEG credenciou a empresa Gelomaq para o serviço de assistência técnica na região de Uberlândia, o seu produto já foi devidamente instalado e sem custo algum de deslocamento.
Ficamos a sua disposição para qualquer dúvida.

Atenciosamente,

Equipe de Serviços ITW FEG

Consideração final do consumidor

01/02/2022 às 11:46

No primeiro contato com a ITW FEG, havia sido negado o credenciamento de uma nova empresa e negada o custeio de toda a instalação. Porém como foi dito, após a reclamação foi feito o credenciamento da empresa Gelomaq que rapidamente me atendeu. Tirando as divergências com relação as instalações, comprei e pretendo comprar mais produtos vendidos pela ITW FEG, pois vendem grandes marcas que trazem excelente resultado nas produções.
Estão de parabéns em resolver os problemas dos seus clientes, deixo aqui os meus cumprimentos.
Espero fazermos novos negócios em breve. Obrigado

O problema foi resolvido?

Reclamação resolvida

Resolvido

Voltaria a fazer negócio

Sim

Nota do atendimento

6