Tratamento desumano e possível negligência veterinária levaram à eutanásia de gato

Reclamação em réplica

Em réplica

Reclamar dessa empresa

Balneário Camboriú - SC

23/04/2026 às 18:01

ID: 246797687

Levamos dia 15/04 nosso gato de 5 anos nesse lugar, pois ele estava com complicações para urinar. Na sexta ele foi para cirurgia para retirar 3 pedras (na qual, não conseguiram segurar um gato de menos de 5kg para fazer um exame cardíaco por conta da anestesia. Logo, não fizeram o exame e nos colocaram em uma situação perigosa solicitando para autorizarmos a cirurgia mesmo assim) e após isso, teve complicações inflamatórias pelos órgãos, e infelizmente, acabou tendo que passar por uma eutanásia ontem dia 22/04, pois segundo a responsável não tinha muito mais o que ser feito. A minha reclamação não é nem por conta da [Editado pelo Reclame Aqui] dele, pois eu não tenho conhecimento algum para poder opinar sobre a parte técnica. A minha reclamação é por conta do tratamento gelado e "robótico" que essa empresa que cobra caríssimo deu para nós tutores. Eram várias pessoas diferentes falando várias versões diferentes sobre o que estava ocorrendo com nosso gato. As respostas a nossas mensagens e ligações sempre foram demoradas e continuam sendo. Trataram nosso gato como um produto ou serviço qualquer e não como uma vida. Nos trataram de forma gelada. Na segunda dia 20/04 falaram a tarde até mesmo em alta na quarta e 12 horas depois ele estava quase em óbito. Fizeram um milhão de ecografias sem ter ideia do que ele tinha. Falaram que poderia ter pedras novamente sendo que o gato foi aberto e foram retiradas todas as pedras. Pessoas despreparadas que podem ter provocado a [Editado pelo Reclame Aqui] dele. Mesmo que não tenham provocado, provocaram uma dor tremenda em nossas vidas por vermos que um negócio que serve para salvar vidas é apenas um negócio para enriquecer pessoas sem um pingo de humanidade.

Compartilhe

Resposta da empresa

13/05/2026 às 11:42

O Pet Support lamenta profundamente o falecimento do paciente e se solidariza sinceramente com a dor e o sofrimento vivenciados pelos responsáveis neste momento tão delicado.

Contudo, é importante esclarecer que toda a condução clínica do caso ocorreu de forma técnica, responsável e pautada nos protocolos médico-veterinários aplicáveis, sempre buscando preservar a vida, o bem-estar e oferecer o melhor suporte possível ao paciente.

As alegações de negligência, despreparo profissional ou eventual contribuição da equipe para o óbito do animal são afirmações graves, que demandam comprovação técnica específica, especialmente considerando que a Medicina Veterinária constitui obrigação de meio, e não de resultado, inexistindo qualquer garantia absoluta de recuperação clínica, sobretudo em quadros complexos e dinâmicos.

Durante toda a internação, os responsáveis receberam informações, atualizações e esclarecimentos acerca da evolução clínica, exames, procedimentos realizados e possibilidades terapêuticas, inclusive por meio da coordenação técnica da unidade, que manteve contato em diversas oportunidades para esclarecimentos complementares. A clínica possui fluxo interno de comunicação justamente para garantir organização, segurança das informações e adequado acompanhamento de todos os pacientes internados.

Da mesma forma, não procede a afirmação de que o paciente teria sido tratado como produto ou que inexistiria humanidade no atendimento prestado. Toda a equipe envolvida atua diariamente com dedicação, responsabilidade e absoluto comprometimento com a saúde e o cuidado animal, inclusive em situações emocionalmente difíceis e delicadas como a presente.

Inclusive, por respeito ao momento enfrentado pelos responsáveis, eventuais tratativas financeiras permaneceram suspensas por diversos dias, justamente em consideração ao luto e à sensibilidade da situação.

A evolução clínica de pacientes internados pode sofrer alterações rápidas e imprevisíveis, mesmo diante de monitoramento constante, exames seriados e suporte intensivo adequado, especialmente em quadros inflamatórios e sistêmicos complexos, razão pela qual a evolução desfavorável infelizmente pode ocorrer apesar de todos os esforços empregados pela equipe veterinária.

Por fim, o Pet Support reafirma seu compromisso com a ética, a responsabilidade técnica, o acolhimento dos responsáveis e a Medicina Veterinária exercida com seriedade, respeito e dedicação.

Réplica do consumidor

13/05/2026 às 12:45

Em nenhum momento eu afirmei categoricamente que houve negligência veterinária ou que o meu gato faleceu por culpa da clínica, até porque eu realmente não tenho conhecimento técnico para fazer esse tipo de afirmação. Inclusive, reconheço que o caso dele era grave e que talvez, infelizmente, a evolução desfavorável fosse inevitável a longo prazo.
A minha indignação principal sempre foi e continua sendo a forma como nós, tutores, fomos tratados durante toda a internação do nosso gato.
As informações demoravam horas para serem passadas, muitas vezes precisávamos insistir por respostas, e em diversos momentos recebíamos informações contraditórias. Em um momento nos falavam sobre melhora e até possibilidade de alta, e poucas horas depois o quadro era extremamente grave. Para quem estava vivendo um momento de desespero, fragilidade e sofrimento, isso foi extremamente doloroso.
O sentimento que tivemos durante toda a estadia dele foi de falta de acolhimento, frieza e comunicação desorganizada. Não esperávamos garantia de cura ou de sobrevivência, porque entendemos que medicina veterinária não funciona assim! O mínimo que esperávamos era empatia, clareza e humanidade na condução das informações.
Também não é correto insinuar que não houve tratativas financeiras e que o pagamento está suspenso em respeito à nossa dor. Houve, sim, oferta de desconto nos valores caso essa reclamação fosse retirada, proposta que não foi aceita justamente porque acredito que outras pessoas têm o direito de saber como fomos tratados nesse momento tão delicado.
Meu objetivo com a reclamação nunca foi atacar gratuitamente os profissionais ou imputar culpa à empresa, mas sim relatar uma experiência extremamente traumática e dolorosa que tivemos como tutores.
Minha reclamação é para que a clínica melhore o seu atendimento, sobretudo no repasse de informações para os tutores. É isso que eu gostaria.