Problemas graves de segurança e não resolução por parte da loja

Não respondida
Tubarão - SC
18/12/2025 às 09:04
ID: 235184169
Adquiri junto à Villecar Automóveis um Ford Focus Titanium Plus Hatch 2.0, negociação conduzida diretamente com o vendedor da loja.
Desde o primeiro contato até o fechamento da compra, o atendimento foi cordial e o vendedor se mostrou bastante solícito. Durante a negociação, questionei diversas vezes sobre a integridade e o funcionamento geral do veículo, especialmente por se tratar de um carro com histórico de complicado.Em todas as oportunidades, fui informado de que o carro estava funcionando normalmente, e que eventuais problemas seriam resolvidos dentro da garantia, caso surgissem.
Confiando nas informações prestadas, finalizei a compra.
Após a entrega (A COMPRA FOI ONLINE)do veículo e início do uso, começaram a surgir problemas graves, alguns deles relacionados diretamente à segurança, o que me causou grande preocupação:
Principais problemas identificados:
1. Sistemas de segurança (situação mais grave):
O sistema City Stop (frenagem automática) não funciona; posteriormente foi informado que estaria faltando chicote/instalação.
Há suspeita de falha ou ausência de airbags, com luz do painel apresentando comportamento irregular (acende e apaga).
O controle de estabilidade / ESC / ABS avançado apresenta indícios de não funcionamento ou ausência de sensores/chicotes.
Esses itens não são acessórios ou conforto são sistemas de segurança ativa e passiva, essenciais para a condução segura do veículo.
2. Infiltração de água:
O veículo apresenta entrada de água no lado do passageiro, molhando carpete e feltro, especialmente após chuva ou lavagem.Essa infiltração representa risco de danos elétricos, mofo e corrosão.
3. Transmissão / câmbio:
Em determinadas situações, principalmente em retomadas e ultrapassagens, ocorrem trepidações e falhas nas trocas de marcha.
4. Sistema de combustível:
A bomba de combustível não marca corretamente o nível.
O veículo apresenta falhas na partida em alguns momentos.
Tentativa de solução amigável
Desde a identificação desses problemas, entrei em contato diversas vezes com a loja, sempre buscando resolver a situação de forma amigável.Propus, inclusive, a formalização de um termo de entrega para avaliação e reparos, com prazo claro e dentro do que prevê o Código de Defesa do Consumidor.
Apesar disso, a loja vem postergando respostas, não apresenta prazos concretos, e a solução efetiva não avança, o que gera insegurança, principalmente por se tratar de um veículo com falhas nos sistemas de segurança.
Ressalto que em nenhum momento minha intenção foi criar conflito. Pelo contrário:
Sempre mantive postura respeitosa;
Busquei diálogo;
Ofereci oportunidade de correção;
Agi de boa-fé desde o início.
Situação atual e próximo passo
Diante da ausência de solução prática, da gravidade dos problemas e da relevância dos itens de segurança envolvidos, registro esta reclamação para que a empresa assuma efetivamente a regularização do veículo.
Caso não haja uma resolução clara e definitiva, o próximo passo será formalizar a reclamação junto ao PROCON, levando toda a documentação, conversas e registros das tentativas de solução amigável.
Meu objetivo segue sendo resolver a situação de forma justa, transparente e dentro da lei.