Não Devolvem o Caução

Não resolvido
SAO PAULO - SP
12/01/2025 às 17:57
ID: 207040869
Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano
Ver todas ReclamaçõesBom, Pra quem esta pensando em colocar seu estabelecimento nesse sistema de Dark Kitchen ou Dark Store, CORRE!!
Assinei contrato com a empresa dia 21/11/*******(Guardem essa data). Desde quando firmei contrato, o q foi vendido era que a unidade de atuação da minha confeitaria (Unidade Dino Bueno-Centro) era uma unidade de funcionamento 24h (o que fez eu me interessar, pois iria ter um servicoa oferecer ao cliente 24h por dia.) O contratado era que, levariamos o produto até a unidade, poderiamos fazer o abastecimento (o q era bom pq já conseguiamos acompanhar a questão de vencimento dos produtos), levavamos embalagem e instruiamos eles como enviaavamos nosso produto até o cliente, mantendo nosso padrão igual.
Até o mês 11/******* tive alguns problemas pontuais, porem 80% deles eram operacionais e eram resolvidos.
E foi quando decidimos expandir e abrir uma segunda unidade com eles(Essa no bairro da Mooca) .
O comercial seguiu com todo o processo,nos mostrou que o plano contratado para a unidade Dino não estava mais disponivel, porem nos apresentou o novo plano de negocio, onde GARANTIRAM que conforme as vendas fossem aumentando,o valor pago(porcentagem sobre vendas) iria diminuir, e que seria ate benefico para a unidade da Dino, já que nossas vendas aumentavam cada vez mais. Fiquei com receio pois já sabia como funcionava a cobrança em relação a unidade dino, foi quando em reunião a vendedora GARANTIU que caso eu não gostasse, eu poderia voltar ao modelo antigo quando quisesse (inclusive ela disse com convicção que eu não iria voltar pois tinha CERTEZA que iria gostar).
Em novembro de ******* assinei então o contrato da unidade Mooca e ela fez esse "ADITIVO" sob o meu contrato da Dino Bueno. E foi em janeiro de ******* que meu PESADELO começou! Quando chegou a nova fatura (referente as vendas em Dezembro). o faturamento total de vendas subiu 20%, e pasmem, a fatura veio mais que o DOBRO do valor que pagava!
E foi ai que começou todo o CAOS com aPIKN PAk. Primeiramente eu fiquei 7 LONGOS meses BRIGANDO com eles para voltar aomodelo antigo!, Sim, FIquei desde JANEIRO quando já chegou a primeira fatura com o valor dobrado já solicitando pra voltar ao modelo antigo, e advinhem, ELES SIMPLESMENTE NÃO VOLTARAM AO MODELO ANTIGO, me garantido pela vendedeora e nao cumprido por eles, e eu fiquei 7 meses PAGANDO valores dobrados e vendendo a mesma quantidade, não tive aumento nas vendas. a justificativa deles era que: "ESSE MODELO CONTRATADO QUANDO VOCE FECHOU EM ******* NÃO ESTA MAIS EM VIGOR E POR ISSO NÃO CONSEGUIMOS VOLTAR, mesmo a nossa vendedora tendo PROMETIDO que seria possivel, nós não iremos voltar" Em julho de ******* , depois de muita briga, conseguimos um meio termo do q eles queriam e do que eu estava pedindo por DIREITO meu, um valor que pagaria maior do q pagava até novembro de *******, mas tudo bem,ainda sim, era menor do q o DOBRO que estava pagando, então foi feito em comum acordo esse ADITIVO AO CONTRATO novamente, surpresa minha era a que viria agora em Janeiro de *******. Mas antes, alguns pontos importantes se voce esta com duvida em contratar o serviço deles:
Surpresa essa que, alem dessa questao do valor pago nao estar de acordo com o oferecido e vendido por eles, estavamos com INUMEROS problemas operacionais e da empresa. Justamente por isso em Junho de ******* eu encerrei a unidade da Mooca e mantive a da Dino pois o nosso faturamento ainda valia a pena, e foi apos fechar que vieram mais problemas na Unidade da Dino.
Alguns deles: lembra que eu disse no inicio que podiamos entrar na unidade, desde janeiro nos PROIBIRAM de entrar na unidade, de ver nossas prateleiras de produtos, e com isso clientes receberam produtos nossos VENCIDOS, pois eles nao faziam verificação de tais produtos outra coisa e q nos sempre enviamos os produtos com Tag de agradecimento e tambem Lacre de segurança, coisa que simplesmente eles PARARAM de enviar e nao comunicaram tal fato acha que esta pouco, tem mais
Lembra que eu disse que a Unidade funcionava 24h por dia, simplesmente reduziram os horários sem SEQUER saber o q pensavamos sobre e eu achei errado e questionei e simplesmente NAO LIGARAM e diminuíram, nao uma, nem duas , e nem 3 vezes, primeiro tiraram funcionamento da madrugada da segunda, depois tiraram o funcionamento da madrugada do domingo, e depois advinha, reduziram o funcionamento de TODAS as madrugadas acha q ja foi muita coisa, piorou no natal e tambem em datas importantes(como eleição por exemplo) que simplesmente funcionaram ate as 15:00 e questionamos o pq e nao responderam e nao vão, pq ai entra outro ponto!! Nao existe SUPORTE e nem contato com a Unidade(coisa que antes tinha, conseguiamos falar com a unidade) e simplesmente DO NADA tiraram isso. ahh como iria me esquecer, voce e um logista do Brasil, isso BRASIL, Porem se tiver problemas e precisar acionar o suporte, se prepare para hablar espanhol, pq os atendendentes do suporte nao falam portugues! O q e um outro ponto q se eles nao falam, nao resolvem nossos problemas.
Bom mas vamos ao meu problema agora de Janeiro de *******! Apos todos esses problemas, eu decidi finalizar o contrato com eles( contrato esse feito em 21/11/*******) e solicitei rescisão e fechamento de parceria, e para minha surpresa, o caução pago la em novembro de ******* eles simplesmente NÃO IRÃO ME DEVOLVER! O mais absurdo foi que retornaram dizendo q o meu contrato entrou em vigor em JULHO/******* sendo que nao foi feito um NOVO contrato e sim adicionado um item ao contrato, o tal do ADITIVO de contrato, disse q era um absurdo pois o meu contrato foi feito em novembro de *******, e ja estamos em ******* entao ja havia passado 1 ano da assinatura e pagamento do caução e eu so estava querendo o q e meu por direito! Resumindo(se e q e possivel em vista de tudo descrito acima), para eu receber meu CAUÇÃO pago em *******, terei que entrar com meios legais, pois eles ja garantiram que não irão pagar, e q nao adianta eu tentar pq nao vou conseguir! Entao se vc esta buscando ver questoes com essa empresa, ja busca meios legais de resolver pq eles simplesmente NAO RESOLVEM NADA, sao DEBOCHADOS, e na hora de contratar prometem coisas e depois nao cumprem, e eu simplesmente nao indico a empresa, e espero que ainda sim consiga reaver meu caução sem ter que buscar um meio legal de resolver todas essas questões. Entao se puder, corra de contratar esses serviços pq e o melhor PRA VOCE!!
Compartilhe
Resposta da empresa
13/01/2025 às 19:14
Olá, Caroline. Esperamos que esteja bem!
Primeiramente, agradecemos por trazer sua experiência de forma tão detalhada. Lamentamos profundamente os desafios e as situações que contribuíram para a sua insatisfação, e queremos assegurar que todos os pontos levantados serão cuidadosamente analisados. Nosso objetivo é sempre aprimorar nossos processos, políticas e atendimento para oferecer as melhores soluções aos nossos parceiros.
Reconhecemos que, ao longo desses quase três anos de parceria, houve adaptações, mudanças e até falhas, mas acreditamos que essa relação também trouxe benefícios mútuos, e valorizamos o tempo em que trabalhamos juntos.
Sobre o ponto específico do contrato e das negociações, ao consultarmos os envolvidos, constatamos que não houve resistência em alterar o modelo contratual. O processo foi conduzido dentro das possibilidades legais e das limitações contratuais, aguardando, inclusive, o parecer jurídico para encontrar uma solução viável. Mesmo assim, atendemos à sua solicitação de retorno ao modelo anterior e negociamos, juntos, uma readequação nos valores, reforçando nosso comprometimento com a parceria.
Quanto à questão da garantia, conforme previsto no contrato, ele é renovado por meio de aditivos, incluindo ajustes no prazo. Por essa razão, o valor de garantia não é passível de devolução. Compreendemos que essa situação pode gerar insatisfação e, por isso, nos colocamos à disposição para negociações que tragam mais clareza e conforto.
Por fim, ressaltamos que não queremos que você se sinta [Editado pelo Reclame Aqui]. Caso deseje buscar uma orientação jurídica para revisar todos os pontos, essa é uma recomendação que reforçamos, pois queremos que esta etapa final da nossa parceria seja conduzida com a maior tranquilidade possível.
Agradecemos novamente por expor sua experiência e reafirmamos nosso compromisso em seguir melhorando e aprendendo com as oportunidades de ajuste que nos são apresentadas.
Equipe Pik n' Pak!
Réplica do consumidor
13/01/2025 às 19:19
Mesmo eles AFIRMANDO que estou com eles a qse 3 anos, se negam a devolver meu caução por direito!! O q nos mostra que eles nao cumprem com o acordo feito por eles e por esse motivo nao recomendo e procurarei resolver de forma judicial essa situacao! Outro ponto e que na plataforma do Reclame Aqui eles parecem solicitos com as respostas, mas nao se enganem! Eles sao ironicos, debochados e isso quando retornam para resolver seus problemas ou seja, uma dica, NUNCA contratem essa empresa!!!
Réplica da empresa
13/01/2025 às 19:49
Caroline,
Agradecemos pelo pronto retorno.
É importante ressaltar que a renovação do contrato pode ocorrer a qualquer tempo, independentemente da data inicial e ele é acordado entre as partes e mantém válidas todas as cláusulas, incluindo as condições relativas à garantia. Assim, a retenção desta segue apenas as condições previstas no contrato, sem qualquer irregularidade por parte da empresa.
Procuramos meios de honrar o que, ainda que não da forma como você gostaria, foi prometido por um funcionário e representante da empresa, mesmo que na época da sua reivindicação ele já não fizesse mais parte do quadro de colaboradores. Ou seja, não usamos o contrato assinado para nos defender, nos omitir de uma solução e também não culpabilizamos o funcionário, nos eximindo de responsabilidades. Pelo contrário, pensamos e apresentamos uma solução, ainda que, com isso, nós tenhamos renunciado a uma boa margem de lucro.
Entendemos que isso denota nossa intenção de zelar pela parceria e que não usamos o contrato a nosso favor para prejudicar o parceiro, porém, percebemos que as questões levantadas agora coincidem com sua decisão de encerrar a parceria e entendemos que essa situação pode gerar desconforto. No entanto, reiteramos que as regras contratuais foram claras e que já fizemos concessões pela parceria.
Estamos à disposição para esclarecer qualquer dúvida e para buscar a melhor solução dentro do que está estabelecido contratualmente.
Equipe Pik N' Pak!
Consideração final do consumidor
13/01/2025 às 19:55
Pessima empresa, pessimo atendimento, prometeram um serviço e nao cumpriram, solicitei retorno ao meu plano antigo em Janeiro de *******, porem nao aceitaram, me enrolaram ate Julho ******* para entrar em um acordo e agora em Janeiro de *******(em teoria 1 ano apos eu pedir pra voltar ao modelo antigo de contrato, com direito total de receber meu caução) a empresa SE NEGA a devolver meu dinheiro que e MEU POR DIREITO, ou seja, fiquei qse 3 anos com a empresa(onde o contrato foi de pelo menos 1 ano para devolver o caução) e eles nao vao devolver o q e meu por direito! Um absurdo e nao recomendo!
O problema foi resolvido?

Não resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
0
Consideração final da empresa
13/01/2025 às 20:12
Caroline,
Lamentamos que a situação tenha chegado a este ponto e entendemos sua insatisfação. Contudo, gostaríamos de esclarecer alguns pontos importantes para a situação ser compreendida de forma mais objetiva.
Embora não tenha sido possível atender ao pedido de retorno ao contrato antigo em janeiro de *******, ajustamos o contrato vigente e os valores, sempre buscando manter uma relação equilibrada e justa, realmente houve um atraso na conclusão, visto que o contrato para o qual você gostaria de retornar não era mais válido, precisamos encaixar você em outra modalidade contratual, o que é algo complexo, mas você nunca deixou de ser atualizada sobre o avanço do caso, além disso, em reunião apresentamos os novos valores e fizemos tudo o que estava ao nosso alcance para aceitar a sua contraproposta e assim foi feito. Ressaltamos que, apesar de alegar insatisfação com nossos serviços, a parceria foi mantida por quase três anos, o que demonstra que, ao menos por um período significativo, entregamos níveis satisfatórios do acordo de serviço.
Em relação ao atendimento, entendemos que uma parceria saudável depende de uma via de mão dupla. Infelizmente, em diversas ocasiões, houve dificuldade em manter uma comunicação cordial, com imposições e comportamentos que extrapolaram nossas políticas internas, o que contribuiu para desafios na relação e podem gerar problemas operacionais. Ainda assim, sempre nos esforçamos para manter um diálogo aberto e respeitoso, mesmo em situações adversas.
Sobre o valor de garantia, reiteramos que sua retenção está prevista no contrato como forma de proteção à empresa, como, por exemplo, quando ocorre a decisão de encerrar a parceria antes do prazo estipulado. Não se trata de uma irregularidade, mas de um direito contratual legítimo, alinhado às regras previamente aceitas.
Por fim, reforçamos que respeitamos sua decisão de encerrar a parceria e estamos à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas adicionais dentro do que está previsto contratualmente.
Atenciosamente,
Equipe Pik N' Pak.