Problemas com vistoria, reparos malfeitos e cobranças indevidas no encerramento de contrato de locação.

Não respondida
Ribeirão Preto - SP
27/10/2025 às 14:45
ID: 230351895
Fui cliente da Pimenta Assessoria Imobiliária de Ribeirão Preto por quase 3 anos e, infelizmente, tive uma experiência bastante negativa no encerramento do contrato de locação.
Quando entrei no imóvel, em janeiro de 2023, o apartamento já apresentava diversos problemas: piso poroso e manchado, ventilador de teto com defeito, bases de armários e portas estufadas por umidade, entre outros. Mesmo assim, recebi um relatório de vistoria informando que estava tudo em perfeito estado, com apenas dois dias para contestar. Fiz fotos e vídeos, elaborei um arquivo detalhado e encaminhei por e-mail via WeTransfer, conforme instruções da imobiliária. Porém, agora no encerramento, fui surpreendido ao descobrir que a imobiliária não salvou nenhum dos arquivos apenas o documento em .doc foi mantido.
Durante a locação, ainda tive de lidar com um vazamento no banheiro da suíte, que se estendia para o quarto e chegou a causar risco de queda ao meu filho pequeno. Foram enviados dois prestadores que não resolveram o problema, e só após eu mesmo indicar um profissional é que o reparo foi feito corretamente.
No momento da entrega do imóvel, a senhora Jéssica, da Pimenta Imobiliária, me indicou um pintor chamado Élcio, alegando que não haveria risco de reprovação na vistoria, já que ele era prestador de confiança da própria imobiliária. Contudo, o pintor não realizou a pintura da varanda, e esse item foi cobrado de mim na vistoria final. Ao questioná-lo, ele respondeu: não foi combinado a varanda. Ressalto que solicitei a pintura de todo o apartamento justamente para evitar esse tipo de problema.
Para minha surpresa, ao questionar as cobranças da vistoria final, a própria senhora Jéssica me orientou a entrar em contato diretamente com a empresa terceirizada que realizou a vistoria (Fênix Vistoria de Imóveis) para tentar negociar os valores cobrados. Ou seja, mesmo sendo a Pimenta Imobiliária a responsável pela administração do contrato, fui direcionado a resolver o assunto com um terceiro, o que considero totalmente inadequado e incoerente.
Mesmo após todos esses transtornos, a vistoria final apresentou os mesmos danos já existentes desde a entrada e resultou em uma cobrança de quase R$2.000,00. Após insistência, consegui reduzir pela metade, mas ainda de forma injusta. Além disso, a imobiliária tentou cobrar um valor de aluguel superior ao estipulado em contrato pelos dias adicionais exigidos para a contestação.
Fica o registro da minha insatisfação com a postura da Pimenta Imobiliária, que não preserva documentos enviados pelos locatários, presta orientações equivocadas, terceiriza responsabilidades, não soluciona adequadamente os problemas durante a locação e ainda tenta transferir custos indevidos ao cliente. Espero que revejam seus processos e tratem com mais respeito quem cumpre suas obrigações de forma correta.