Práticas Abusivas e Não Restituição de Valores Após Exercício do Direito de Arrependimento - Pipa Privilege Ocean

Não resolvido
Palmas - TO
30/03/2026 às 09:36
ID: 244674391
Relato que estava em viagem para Pipa/RN, circunstância que foi expressamente informada aos vendedores no momento da abordagem, quando fui interpelado por preposto do empreendimento Pipa Privilege Ocean, sob a promessa de concessão de voucher para jantar em restaurante, condicionada à participação em apresentação comercial com duração mínima de 30 minutos.
Fui conduzido a ambiente coletivo, com elevado nível de ruído, oferta de bebidas e forte estímulo emocional, onde fui submetido a abordagem insistente de venda de frações imobiliárias vinculadas ao sistema denominado club share, com promessas de elevada rentabilidade e facilidades de uso.
Nesse contexto, adquiri duas cotas, no valor total de R$ 8.000,00, mediante assinatura digital de contrato que previa direito de arrependimento no prazo de 5 dias, nos termos do art. 49 do Código de Defesa do Consumidor.
Após deixar o ambiente de pressão comercial e já no hotel, analisei o contrato de forma consciente, verifiquei a reputação negativa do empreendimento e do próprio modelo de negócio baseado no sistema club share, que, na prática, não oferece as vantagens anunciadas nem qualquer perspectiva real de rentabilidade, razão pela qual exerci o direito de arrependimento dentro do prazo legal.
A empresa impôs obstáculo indevido ao exercício desse direito, exigindo envio de notificação exclusivamente por carta com aviso de recebimento para endereço em *****/GO. Em razão do período de fim de ano e da inexistência de agências dos Correios disponíveis na localidade, inicialmente protocolei a desistência diretamente no stand de vendas, o que não foi aceito pela empresa.
Posteriormente, consegui enviar a carta com AR dentro do prazo legal, a qual foi recebida pela empresa em 15/01. Ainda assim, passados quase três meses da formalização do arrependimento, não houve restituição dos valores pagos.
Ao entrar em contato para formalizar o distrato decorrente do arrependimento, fui orientado a informar três endereços eletrônicos. Apesar de já ter fornecido meu e-mail principal no momento do cadastro realizado no próprio stand de vendas, a empresa optou deliberadamente por encaminhar o termo ao endereço que menos utilizo, o que retardou o acesso ao documento.
Em 06/03 foi enviado o termo de distrato, nessas condições, e apenas em 09/03 consegui ter ciência e proceder à assinatura.
O termo de distrato contém cláusulas manifestamente abusivas: condicionamento da devolução à assinatura prévia do distrato pela empresa, ausência de qualquer correção monetária, além da inclusão indevida de mandato a advogado completamente desconhecido por mim, para fins de homologação judicial, sem consentimento específico.
O instrumento ainda prevê devolução apenas após 30 dias úteis contados de ato exclusivo da empresa, que sequer ocorreu até o momento, perpetuando a retenção indevida dos valores.
Mantenho contato frequente com o setor de pós-venda, sem obtenção de resposta concreta, o que evidencia prática reiterada de evasão e protelação.
A conduta da empresa viola diretamente meu direito de arrependimento, impõe barreiras ilegítimas ao seu exercício, promove retenção indevida de valores e tenta impor cláusulas abusivas, em afronta aos arts. 30, 35, 39, V e X, e 51 do Código de Defesa do Consumidor.
A retenção do valor sem atualização monetária configura enriquecimento sem causa, agravado pelo decurso prolongado do tempo sem restituição.
Por fim, registro meu profundo arrependimento de ter dado atenção à abordagem comercial realizada, cuja condução se mostrou claramente orientada à indução em erro. Recomendo que outros consumidores não se deixem levar por promessas e abordagens insistentes de vendedores de cotas imobiliárias, especialmente em ambientes de pressão e durante viagens, sob pena de enfrentarem situação semelhante.
Compartilhe
Resposta da empresa
08/04/2026 às 17:00
Olá, KAIQUE!
Esperamos que você esteja bem.
Nosso objetivo é garantir que você tenha sempre a melhor experiência conosco, pois sua satisfação é nossa prioridade!
Sentimos muito que sua percepção tenha sido dessa forma, pois nosso compromisso é sempre oferecer uma experiência positiva e transparente aos nossos clientes.
Gostaríamos de esclarecer que não compactuamos com a afirmação de que a compra tenha sido forçada, uma vez que todo o processo de aquisição é opcional e realizado por livre e espontânea vontade. A permanência em sala, bem como a assinatura do contrato, dependem exclusivamente da decisão de cada cliente.
Conforme informado pelo nosso canal de atendimento via WhatsApp, o termo de distrato já foi devidamente encaminhado e encontra-se assinado por todas as partes. A partir dessa data, inicia-se o prazo de reembolso, que consta estabelecido no próprio termo assinado.
É importante ressaltar que o prazo para conclusão do reembolso encontra-se em conformidade com o contrato e com a legislação vigente, garantindo segurança jurídica para ambas as partes.
Assim, reforçamos que o processo está dentro do prazo legal e contratual, bastando apenas aguardar sua finalização conforme previsto.
Se houver qualquer outra dúvida ou necessidade adicional, nossa equipe está pronta para atender você pelos canais oficiais: WhatsApp ***** ou telefone *****.
Conte sempre conosco!
Atenciosamente, equipe Pipa Privilege Ocean.
Réplica do consumidor
10/04/2026 às 16:33
finalmente, depois que formulei a reclamação aqui a empresa decidiu devolver o contrato assinado iniciando-se assim o prazo para a devolução que encerrará em 15/5/26. No entanto, receberei o valor sem nenhuma atualização, mesmo tendo a empresa permanecido de posse dos valores por 5 meses. Além disso, não houve qualquer intenção de remediar ou modificar a prática de atrelar a assinatura do distrato à outorga de procuração a advogado desconhecido no mesmo documento digital (a assinatura do distrato registra assinatura em procuração a advogado de forma automática). Assim, embora o valor nominal seja devolvido, não houve solução integral do problema, sem contar que houve demora excessiva resolver o problema o que me causou muito transtorno. Por isso, continuo não recomendando a empresa.
Réplica do consumidor
15/05/2026 às 17:02
depois que assinei o distrato, a empresa me assegurou que o valor seria devolvido em minha conta no dia 15/5. mas o dia chegou e não recebi. entrei em contato por wpp por horas com a empresa, sem sucesso. ate que liguei no ***** e falei com *****, que me informou que iria ver e me falaria no wpp. depois de esperar mais quase meia hora liguei de novo e ele me informou que a empresa não vai mais pagar no dia 15/5, mas sim no dia 19, por questoes bancárias. ele não me explicou que questões são essas, também se negou a me repassar para o setor financeiro e me negou repassar contato do jurídico. Basicamente nao tenho contato com ninguem! um verdadeiro descaso e temo ter sido vitima de [Editado pelo Reclame Aqui]. NÃO CONTRATEM!
Consideração final do consumidor
15/05/2026 às 17:03
ZERO COMPRIMISSO COM O CONSUMIDOR, ZERO TRANSPARÊNICA E NÃO DEVOLVEM MEU DINHEIRO POR NADA! UM ABSURDO!
O problema foi resolvido?

Não resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
0