Descumprimento de atendimento prioritário e ausência de acessibilidade

Reclamação respondida

Respondida

Reclamar dessa empresa

Guarulhos - SP

16/09/2025 às 11:15

ID: 227029725

Sou cliente da Veridiana há muitos anos e nunca tive problemas. No dia 14/09/2025, fui com meu marido e minha filha de 1 ano e 3 meses à unidade Higienopolis . Havia três famílias à nossa frente e, por falta de espaço interno, ficamos do lado de fora, no frio, enquanto a bebê dormia no carrinho.

Solicitamos atendimento prioritário à recepcionista Eloisa, informando que estávamos com criança de colo. Ela disse que havia muitos idosos na frente, o que não correspondia à situação (não havia idosos aguardando nas três senhas anteriores). Em seguida, três jovens foram chamados e, depois, uma família que chegou posteriormente também foi acomodada antes de nós. Ao questionarmos novamente, a atendente adotou tom de deboche e demonstrou falta de preparo.

Após pedirmos pra falar com o gerente e 1h de espera , fomos acomodados imediatamente. O gerente se desculpou e abonou a entrada como cortesia o que agradeço , porém a cortesia não repara o descumprimento da prioridade nem a conduta desrespeitosa.

Outro ponto crítico é a inexistência de acessibilidade adequada na unidade visitada: não há condição para cadeirantes entrarem e circularem com autonomia, o que contraria a legislação vigente. Infelizmente só percebi isso agora que precisei circular com o carrinho pois minha filha estava dormindo.

Base legal:
Lei 10.048/2000 garante atendimento prioritário às pessoas acompanhadas por crianças de colo (entre outros grupos).
Decreto 5.296/2004 regulamenta a Lei 10.048/2000 e a Lei 10.098/2000, detalhando o atendimento prioritário e critérios de acessibilidade.
Lei 10.098/2000 e Lei 13.146/2015 (LBI) estabelecem normas gerais e princípios para promoção da acessibilidade em estabelecimentos.

Sugiro:
1. Treinamento imediato da recepção (incluindo a funcionária mencionada) sobre fila/senhas de prioridade e postura no atendimento;
2. Procedimento claro e sinalização visível sobre atendimento prioritário (incluindo quem tem direito e como é operacionalizado);
3. Resposta por escrito explicando as medidas adotadas para evitar novas ocorrências;
4. Plano e cronograma de adequação de acessibilidade (entrada, circulação interna, mesas e banheiros), conforme a legislação vigente.

Meu objetivo é continuar cliente, mas com segurança jurídica e respeito. Caso não haja posicionamento e plano de ação, avaliarei acionar Procon e demais órgãos competentes sobre prioridade e acessibilidade.

Att,

Compartilhe

Resposta da empresa

16/09/2025 às 13:50

Boa tarde , iremos conversar com a funcionária em questão pra que este caso não ocorra novamente, por ser uma funcionária ainda em treinamento, talvez não tenha dado a atenção necessária e isso será ajustado, em relação a acessibilidade temos acesso por uma outra entrada a cadeirantes sem necessidade de uso de escadas, caso seja necessário a utilização em uma próxima visita.
Obrigado