Projeto alterado sem aviso, móveis com defeitos em meses e total descaso no pós-venda

Em réplica
São Paulo - SP
09/06/2025 às 14:14
ID: 219204775
Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano
Ver todas ReclamaçõesAdquiri móveis planejados na loja Italínea (Planejare - Butantã) e infelizmente estou extremamente decepcionada com o atendimento, a qualidade do produto e, principalmente, com o descumprimento do que foi contratado.
Desde a entrega, nos deparamos com uma série de problemas, sendo o principal deles a alteração no projeto original sem qualquer aviso prévio. As gavetas foram entregues em medidas diferentes daquelas contratadas, e só fui informada disso depois que o guarda-roupa já estava montado. Isso nos fez sentir enganados, pois se soubéssemos dessa limitação antes, jamais teríamos fechado o projeto com a loja.
A loja ainda tenta nos impor a troca das gavetas por outras nas medidas corretas sem garantia, o que é inaceitável. Exigimos as gavetas conforme o projeto com a garantia contratual ou a devolução integral do valor pago com a retirada do móvel.
Outros problemas:
Portas do guarda-roupa empenando com menos de 4 meses de uso;
Porta batendo e não encaixando no amortecedor;
Painel da parede que está abrindo, mesmo com pouco tempo de uso;
Alterações no tampo da cozinha, que foi feito com uma madeira fina de 10mm, quando o projeto original previa 25mm;
Prateleiras mal posicionadas, deixando um palmo de distância do armário da sala, contrariando o que foi solicitado;
Erro grosseiro nas medições dos móveis da sala, o que causou um vão entre os vasos, sendo remendado de forma improvisada pelos montadores.
Quando tentamos contato, fomos ignorados por dias. Só obtivemos resposta depois de insistência. Antes da venda, a gerente falava constantemente com minha esposa para garantir o fechamento do negócio. Depois da instalação e pagamento, o atendimento praticamente desapareceu.
A empresa também tentou cobrar R$ 150,00 por uma visita técnica, mesmo estando dentro do prazo de garantia legal e contratual, o que é ilegal e abusivo, conforme o Código de Defesa do Consumidor.
Diante de todos esses pontos, reitero:
Exijo a troca das gavetas conforme o projeto original, com a garantia integral;
Correção de todos os vícios e falhas relatados;
Ou a devolução integral do valor pago com a retirada dos móveis.
Caso não tenha uma solução imediata e definitiva, levarei o caso ao Procon, Consumidor.gov.br e Juizado Especial Cível, com pedido de indenização por danos morais e materiais.
Infelizmente, não recomendo a Italínea nem a Planejare Butantã. Um sonho se tornou um pesadelo.
Compartilhe
Resposta da empresa
10/06/2025 às 19:03
Olá Jessica
consta em nosso sistema uma visita agendada para amanha em sua residência para verificar a reclamação.
informamos que a garantia não cobre problemas de infiltração. consta em nosso sistema que os moveis foram trocados pelo condomínio Spazio Jardins da Orla que foi para quem foi emitido a nota fiscal e que pagou os moveis por conta de vazamento de agua.
após nossa visita agendada amanha dia 11/06/******* informaremos o que será necessário para ajustes.
em relação a cobrança de taxa de deslocamento, nossa empresa cobra a taxa somente após os 3 meses de garantia legal.
Réplica do consumidor
10/06/2025 às 19:16
Réplica à resposta da empresa Informações [Editado pelo Reclame Aqui], projeto alterado sem consentimento e descaso com o consumidor
A resposta fornecida pela empresa contém informações [Editado pelo Reclame Aqui], distorcidas e demonstra total desrespeito ao consumidor:
1.Sem qualquer autorização da minha parte, a loja emitiu o boleto no nome do condomínio. No entanto, o contrato foi formalmente feito no nome da minha sogra, ADEILSA PEIXOTO DOS SANTOS, e o pagamento foi integralmente realizado por mim, através da minha conta bancária diretamente para a loja. Não recebi nenhuma nota fiscal principal em nome do condomínio, e essa narrativa apresentada pela loja é [Editado pelo Reclame Aqui], irresponsável e descabida.
2.Independente de quem pagou, os móveis estão na minha residência, foram projetados conforme minha aprovação, e sou eu quem sofre com os vícios e defeitos apresentados. Portanto, tenho total legitimidade para exigir meus direitos enquanto consumidora.
3.A alegação de infiltração é completamente infundada. Não existe nenhum problema de infiltração no imóvel. Essa justificativa [Editado pelo Reclame Aqui] parece uma tentativa de culpar o cliente para fugir da responsabilidade pelos vícios do produto.
4.Os móveis entregues não respeitam o projeto aprovado. As gavetas foram alteradas em tamanho sem qualquer aviso ou autorização e só fui informada da mudança depois que o guarda-roupa já estava montado, o que me faz sentir enganada. Se essa alteração tivesse sido informada antes, jamais teria fechado negócio com essa loja.
5.Além disso, com menos de 4 meses de uso, já surgiram portas empenadas, madeiras abrindo e vários defeitos estruturais. Um produto planejado não deveria apresentar esse tipo de problema em tão pouco tempo.
6.A tentativa da loja de cobrar taxa de deslocamento após 3 meses é abusiva e ilegal, conforme o Código de Defesa do Consumidor (Art. 18, 1), que obriga o fornecedor a arcar com todos os custos relacionados à reparação de vícios, incluindo peças, mão de obra e deslocamento, durante todo o período da garantia legal e contratual.
Diante disso, exijo:
Correção completa dos defeitos sem qualquer custo adicional para mim;
Troca das partes que não condizem com o projeto aprovado (gavetas, prateleiras, tampo etc.), com a devida garantia contratual;
Caso não tenham condições de atender de forma adequada, exijo a devolução integral do valor pago e a retirada dos móveis da minha residência.
Se a empresa continuar com esse descaso, tomarei todas as medidas legais cabíveis, incluindo registro de reclamação no Procon, https://******* e ação judicial no Juizado Especial Cível, com todas as provas já reunidas.
Espero que o próximo posicionamento da loja seja compatível com a seriedade da situação.
Réplica do consumidor
11/06/2025 às 10:48
Aguardo devolutiva
Réplica da empresa
26/06/2025 às 08:00
Em vistoria no imovel do cliente, foi efetuado alguns reparos e conversado informado sobre o que causou rachaduras nos acabamentos. ficou combinado que faremos uma nova manutenção nos acabamentos.
Réplica do consumidor
12/09/2025 às 13:48
Complemento da Reclamação
Apesar da visita realizada pela empresa, reitero que os principais problemas seguem sem solução adequada:
Alteração de projeto sem autorização: as gavetas contratadas de 25 cm foram entregues em tamanho menor, sem prévia comunicação. Posteriormente, ofereceram refazê-las conforme o projeto original, mas sem garantia contratual, o que é abusivo e ilegal. A garantia é direito do consumidor e não pode ser retirada como condição para corrigir um erro da própria empresa.
Defeitos recorrentes em curto prazo: portas empenadas, painel abrindo, prateleiras mal posicionadas, puxadores que perderam a cor em menos de um mês, além de alterações no tampo da cozinha (feito com madeira de 10 mm em vez dos 25 mm previstos no projeto). Tudo isso configura vício de qualidade, incompatível com móveis planejados adquiridos há poucos meses.
Alegações [Editado pelo Reclame Aqui] para eximir responsabilidade: a empresa insiste em atribuir o estufamento da madeira a um suposto vazamento ocorrido há mais de um ano, o que não procede. O defeito surgiu em menos de um mês de uso, e não existe infiltração no imóvel. Essa justificativa é apenas uma tentativa de transferir ao consumidor um problema de fabricação.
Cobrança indevida: a tentativa de cobrar taxa de deslocamento após 3 meses é abusiva. Conforme o Código de Defesa do Consumidor (art. 18, 1), o fornecedor é obrigado a reparar os vícios sem ônus para o consumidor, incluindo peças, mão de obra e deslocamento, durante todo o período da garantia legal e contratual.
Descumprimento contratual: houve alteração do projeto aprovado (gavetas, tampo, prateleiras) sem qualquer autorização do cliente, o que caracteriza quebra de contrato e fere o direito de informação e transparência.
Diante de todo o exposto, reitero minhas exigências:
Troca das gavetas conforme o projeto original, com garantia integral;
Correção imediata e definitiva de todos os vícios apresentados, sem qualquer custo para mim;
Caso não haja solução adequada, exijo a devolução integral do valor pago e a retirada dos móveis da minha residência.
Se a empresa não apresentar resposta compatível com a gravidade da situação, levarei o caso ao Procon, https://******* e Juizado Especial Cível, com pedido de indenização por danos materiais e morais, juntando as provas já reunidas (contrato, fotos, comprovantes e conversas).
Um investimento que deveria realizar um sonho se transformou em frustração e desgaste.