PS5 desligando sem nenhum aviso prévio após pouco tempo de uso com jogos de PS5

Boa tarde a todos.

Em Janeiro de 2021, comprei meu PlayStation 5, versão de mídia física. Veio com caixa, nota fiscal, cabos originais que uso até hoje.

Pois bem, vamos ao problema. Desde o dia 02/05/2024, o console começou a desligar sozinho ao rodar jogos de PS5. Eu pensei que era apenas no God of War Ragnarok, pois começou acontecer quando eu estava jogando este jogo, mas também aconteceu com o Spider Man 2 e com o EA FC 24. Não precisa nem estar jogando ou em alguma fase do jogo que puxe do desempenho do videogame. Basta estar com o jogo aberto. Ele simplesmente desliga, como se tivesse puxado da tomada. Depois da primeira vez que desliga, ele fica desligando de 20 em 20 minutos.

Para ligar, tenho que esperar um pouco e quando o console liga, dá a mensagem de que ele foi desligado de forma incorreta, sendo que a TV continua ligada.

- Já testei ligar em outra tomada;
- Já tentei colocar ele deitado (pois ele fica na vertical);
- já testei com filtro de linha;
- Já verifiquei cabos, tomadas, atualizações e está tudo OK.

O problema parece ser do PlayStation 5, este modelo ou este lote, pois isso só ocorre nos jogos de PS5.

Pesquisando na internet, vi vários relatos deste problema e também da solução da Sony, a qual, em todos os casos, pediu o envio do console e devolveu outro console, lacrado, para os clientes que solicitaram este procedimento, devido AO MESMO PROBLEMA.

Portanto, gostaria de uma posição da Sony/PlayStation Brasil Oficial, pois, este problema está acontecendo com jogos de PS5 e é justamente plataforma para rodar os jogos de PS5.

A primeira vez do ocorrido foi jogando God of War Ragnarok, aproximadamente com 1h10 de jogo. Depois dele esfriar, testei com o Spider Man 2 e desligou com uns 34 minutos de jogo. Logo depois aconteceu com o jogo EA FC 24, versão de PS5 e hoje, dia 15/06/2023, aconteceu com o jogo Elden Ring.

Já liguei para o suporte duas vezes e me passaram a seguinte informação: dependendo do modelo, o console será enviado para o suporte e uma taxa de R$1.200,00 (mil e duzentos reais) deverá ser paga para que o reparo ou que outra placa ou que outro console seja enviado ao cliente.

Dessa forma, finalizo esta reclamação solicitando esclarecimentos e uma postura de equidade perante as informações aqui apresentadas. Vários clientes brasileiros com o mesmo problema, garantia expirada e a coleta do console com devolução de um console NOVO foi realizada.

Porque, quando eu ligo então, me falam que terei que pagar R$1.200,00 para ver o que o suporte vai fazer, se não, devolver o mesmo console?

18/06/2024 às 15:20

Olá, José.

Agradeço por entrar em contato com o suporte PlayStation por aqui. Eu sou o Raphael e estou responsável pelo atendimento do seu caso.

Após avaliarmos sua situação, verificamos que não é possível acionar a garantia do seu produto desde 01/2022, pois foi adquirido em 01/2021.

Salientamos que nossa garantia é de 1 ano (3 meses de garantia legal + 9 meses de garantia contratual).

Caso necessite de suporte futuramente, entre em contato conosco através dos nossos canais de atendimento, permanecemos à disposição.

Raphael - Equipe de Relacionamento PlayStation
Sony Interactive Entertainment Brasil

São Paulo (Capital e Regiões Metropolitanas): (11) 3351-7090

Demais localidades: 0800 724 8310

- Atendimento: 2ª a 6ª, das 10h às 20h (horário de Brasília)

Chat: https://suporte.playstation.com/LiveChatRequest?lang=pt_BR
- Atendimento: 2ª a domingo, das 12h às 22h (horário de Brasília)

18/06/2024 às 16:06

Rafael,

Por que no meu caso vocês não vão estender o prazo da garantia? Tenho pelo menos 20 prints de casos idênticos ao meu que vocês fizeram a troca por um aparelho novo mesmo tendo passado o prazo de garantia de 1 ano que vocês alegam.

Outro ponto importante é quando a gente liga no suporte da PlayStation, eles querem cobrar R$ 1.200 só para enviar o console para eles analisarem. O meu ponto não nem enviar um console novo, mas sim consertar o meu pois pelo que pesquisei isso é um problema crônico nos consoles PlayStation 5 e eu sempre usei com bastante cuidado o meu console.

Att,
*******

19/06/2024 às 15:46

Boa tarde, José.

Compreendemos a situação e lamentamos pelo ocorrido, no entanto, como seu produto já passou do prazo de 12 meses de garantia, não será possível prosseguir com a tratativa de reparo.

Neste caso, de acordo com a situação apresentada na sua requisição oriento que entre novamente em contato, através do telefone abaixo, com a nossa Central de Atendimento afim de verificar possibilidade de encaminhar seu produto para o centro de reparos mediante taxa de serviço.

São Paulo Capital e Regiões Metropolitanas 011 3351-7090
Outras Regiões 0800 724 8310
Seg. a sex. das 10h às 20h (Horário de Brasília)

Peço gentilmente que aguarde o tempo indicado para ser atendido. Caso ocorra algum problema como queda de conexão, ou perda de lugar na fila, por favor tentar novamente.

A Sony PlayStation Brasil lamenta qualquer transtorno ocorrido e reforça seu compromisso com a satisfação de seus clientes. Buscamos oferecer produtos com alta tecnologia e qualidade, além de serviços e atendimento que atendam às necessidades de seus consumidores é nossa prioridade.

Raphael - Equipe de Relacionamento PlayStation
Sony Interactive Entertainment Brasil

São Paulo (Capital e Regiões Metropolitanas): (11) 3351-7090

Demais localidades: 0800 724 8310

- Atendimento: 2ª a 6ª, das 10h às 20h (horário de Brasília)

Chat: https://suporte.playstation.com/LiveChatRequest?lang=pt_BR
- Atendimento: 2ª a domingo, das 12h às 22h (horário de Brasília)

19/06/2024 às 16:04

Raphael,

Para que ligar novamente no suporte se já liguei duas vezes? O atendente fala para fazer testes dos quais já fiz e depois informa sobre a taxa de R$ 1.200 para enviar o console para uma análise. Ele nem se compromete a consertar o console, ele é enfático quando diz ANÁLISE.

Estou achando engraçado que para algumas pessoas vocês fazem o reparo mesmo após o prazo de 1 ano da garantia e para outras não. Qual o critério?

Solicito uma postura de equidade com os demais clientes que tiveram o mesmo tipo de problema que o meu, pois assim como eles eu também fiz a compra de um console para poder usufruir e já faz mais de 1 mês que eu não consigo ficar mais de 1h30 jogando algum jogo que seja versão PS5. Se fizer uma breve pesquisa na internet vai ver que este problema é recorrente até em consoles novos. Eu dei sorte de demorar a acontecer no meu.

20/06/2024 às 08:17

Complementando a msg anterior que foi pela metade:

Me parece que vocês estão fazendo pouco caso de um console que me custou R$ 4.700,00, você simplesmente nem se deu ao luxo de ver a msg e mandou uma resposta pronta de que o prazo de garantia expirou, pois eu agindo de boa fé já coloquei o ano que comprei o console para facilitar o atendimento.

Também gostaria de informar que conforme parágrafo 3 do artigo 26 do código do consumidor, a garantia legal começa a ser contado a partir do descobrimento do vício oculto. Novamente reitero, basta fazer uma pesquisa rápida em qualquer lugar que vai ver que isto é um vício oculto do console, normalmente nos consoles modelo CFI10xx e no meu caso, demorou a aparecer mas apareceu, agora simplesmente não consigo jogar nenhum jogo que seja de PS5, pois ontem fiz um teste no jogo Elden Ring mas para versão PS4 e o console ficou ligado normalmente.

Por fim, mais uma vez solicito uma postura de equidade com os demais clientes que tiveram o mesmo tipo de problema que o meu, caso contrário juntarei todas as provas que possuo e entrarei com processo.

Att,
Jose Carlos

24/06/2024 às 09:54

Pelo jeito a PlayStation não vai me responder mais.

Em resumo vai completar quase 2 meses que não consigo usar o console com jogos de PS5. Fiz o teste com jogos versão PS4 e ele funcionou normalmente por várias horas. Fico extremamente triste e desapontado com o pós venda, pois você paga quase R$ 5 mil em um produto e quando precisa do suporte eles vem com resposta copia e cola.

Outro ponto relevante que gera frustração e raiva é você ligar no suporte deles e eles querem te cobrar R$ 1.200 APENAS PARA ENVIO do console à eles. Eles não dão garantia do conserto e nem da troca por outro console, pois conforme menciona o parágrafo 3 do artigo 26 do código do consumidor, a garantia legal começa a ser contado a partir do descobrimento do vício oculto, mas nem isso eles querem fazer.

Infelizmente não vejo outra maneira a não ser entrar com pequenas causas contra a empresa.

Está com problemas com PlayStation Brasil Oficial?